Introdução




Em Matemática, a multiplicação é um problema traumático, que senão sanado a  tempo, pode comprometer toda a aprendizagem da disciplina durante todo o transcurso do ensino secundário.
Na sua forma mais simples a multiplicação é uma forma simples de se adicionar uma quantidade finita de números iguais. O resultado da multiplicação de dois números é chamado produto. Os números sendo multiplicados são chamados de coeficientes ou operandos, e individualmente de multiplicando e multiplicador1 .
 x \cdot y = \begin{matrix} \underbrace{y+y+\cdots+y}\\{x}\\[-4ex] \end{matrix}
(lê-se "x vezes y" ou "y adicionado x vezes")
Assim, por exemplo,
3 \times 4 = 4 + 4 + 4 = 12,\!\,
Pode também ser uma operação geométrica - a partir de dois segmentos de reta dados determinar um outro cujo comprimento seja igual ao produto dos dois iniciaisEm matemática, a multiplicação é uma operação binária. Na sua forma mais simples a multiplicação é uma forma simples de se adicionar uma quantidade finita de números iguais. O resultado da multiplicação de dois números é chamado produto. Os números sendo multiplicados são chamados de coeficientes ou operandos, e individualmente de multiplicando e multiplicador1 .
 x \cdot y = \begin{matrix} \underbrace{y+y+\cdots+y}\\{x}\\[-4ex] \end{matrix}
(lê-se "x vezes y" ou "y adicionado x vezes")
Assim, por exemplo,
3 \times 4 = 4 + 4 + 4 = 12,\!\,
Pode também ser uma operação geométrica - a partir de dois segmentos de reta dados determinar um outro cujo comprimento seja igual ao produto dos dois iniciais.

Por incrivel que pareca muitos alunos saem do ensino médio sem compreender que a multiplicação são somas sucessivas.

O problema é que muitos professores ainda ensinam o método tradicional onde a mulltiplicação é aprendida de forma decorativa. O aluno apenas decora o resultado da operação sem compreender o mecanismo de funcionamento da operação. Na realidade eles nem compreendem como a multiplicação pode ser uma operação, num sentido de operar.

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