Não confunda herança com promessa.
sf (lat haerentia, com alteração do infixo) 1 Aquilo que se herda por disposição testamentária ou por via de sucessão. 2 Dir Conjunto dos bens e direitos, ativos e passivos, que uma pessoa deixa ao morrer. 3 Legado. 4 Sucessão.
(Direito) patrimônio passado por transmissão de bens a alguém quer seja por vontade própria ou que faleceu para ser distribuído entre seus sucessores legais
pro.mes.sa
sf (lat promissa) 1 Ato ou efeito de prometer. 2 Declaração pela qual alguém se obriga, pela fidelidade, pela fé e pela justiça, a fazer ou deixar de fazer alguma coisa. 3 pop Aquilo que se faz ou omite em honra de Deus, dos anjos, dos santos e até das almas do purgatório, muitas vezes mesclado de superstição, como danças e outros ritos de determinadas condições, como ex-votos, medidas de imagens etc. 4 Asseguração expressa em que se baseia determinada expectativa; compromisso:
Uma promessa pode ser equiparada a um juramento, embora geralmente associada como uma tradição religiosa, nomeadamente cristã, que consiste em prestar o culto a uma entidade específica (um santo, Deus etc.) em agradecimento por algo que já recebeu ou vai receber.sf (lat promissa) 1 Ato ou efeito de prometer. 2 Declaração pela qual alguém se obriga, pela fidelidade, pela fé e pela justiça, a fazer ou deixar de fazer alguma coisa. 3 pop Aquilo que se faz ou omite em honra de Deus, dos anjos, dos santos e até das almas do purgatório, muitas vezes mesclado de superstição, como danças e outros ritos de determinadas condições, como ex-votos, medidas de imagens etc. 4 Asseguração expressa em que se baseia determinada expectativa; compromisso:
As promessas foram feitas para se transmitir segurança, pois, diz-se que ela será cumprida.
Não
confunda a Terra recebida como herança da geração de CAM,
que se tornaria perpetuamente servos dos filhos de SEM e JAFET! Com a
promessa de eterna prosperidade!
A
HERANÇA: Então o
Senhor disse a Abrão: “Saia da sua terra, do meio dos seus
parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe
mostrarei. Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a
um lugar que mais tarde receberia como herança (a terra dos camitas,
que passariam a ser suas, assim que ele chegasse a terra), embora não
soubesse para onde estava indo. Gênesis 12:1; Hebreus 11:8
Terá tomou seu
filho Abrão, seu neto Ló, filho de Harã, e sua nora Sarai, mulher
de seu filho Abrão, e juntos partiram de Ur dos caldeus para Canaã.
Mas, ao chegarem a Harã, estabeleceram-se ali.
Gênesis 11:31
Gênesis 11:31
Quando
amadureceu, após a morte do seu pai, Abrão recebeu ordens de se
mudar novamente, dessa vez 640 km ao sudoeste, para uma terra
totalmente estranha para ele. Deus lhe disse que um dia aquela
terra pertenceria aos seus descendentes. (Gênesis 12:1-3).
A PROMESSA
A
promessa inicial dado a Abraão em UR – Gênesis 12:2-3
- Abraão se tornaria uma grande nação e um grande nome (PRÓSPERA)
- Deus abençoa aqueles que o abençoou e amaldiçoa os que o amaldiçoou
- Que em Abrão eventualmente todas as nações seriam abençoadas (PRÓSPERAS!)
Deus
prometeu para Abraão que ele teria um filho, ELE SE TORNARIA
PRÓSPERO, TERIA SUA PRÓPRIA PROLE.
Passado
alguns anos, Abraão estava sendo muito abençoado, mas ainda lhe
faltava algo: ele não tinha filhos!
Como
ele seria pai de multidões, como o próprio Deus havia dito, sendo
que ele não tinha sequer um herdeiro?
Foi
quando ele orou, pedindo por um milagre, já que a sua mulher, Sara,
não podia ter filhos, e ambos eram muito velhos!
E
tinha Abraão noventa e nove anos quando Deus apareceu a ele e
novamente lhe disse que dele se multiplicaria muitas pessoas, e que
ele seria o pai de muitas nações. E que a partir daquele dia seu
nome e o de sua mulher mudaria, de Abrão para Abraão, e de Sarai
para Sara.
É óbvio que as promessas de Deus não se cumpriram na descendência física de Abraão, pois seus descendentes tinham de aprender a guardar os caminhos de Jeová o Eterno, para que Deus pudesse cumprir em Abraão tudo o que ele tinha prometido, até mesmo a bênção posterior de prosperidade para todas as nações (Gênesis 18:18-19). Assim, todos nós temos que de fazer certas coisas para cumprir um propósito que esta além do EGO, DO AQUI, DO AGORA!
Paulo também afirma que as promessas de bênção apontavam para além do Israel carnal, na terra deles e debaixo da lei. Com respeito às promessas feitas por Deus referente à semente de Abraão, ele disse: "Não diz: E aos descendentes, como se falando de muitos, porém como de um só: E ao teu descendente, que é Cristo" (Galátas 3:16). Paulo não está dizendo que a "descendência", que simplesmente significa posteridade, exige uma só pessoa, mas que "o descendente" é uma explicação do que a promessa, a lei e os profetas transmitiam: viria alguém em quem todas as nações seriam abençoadas.
Prevendo a Escritura que Deus justificaria pela fé os gentios, anunciou primeiro as boas novas a Abraão: “Por meio de você todas as nações serão abençoadas (PRÓSPERAS)”. Gálatas 3:8
E, assim como Israel era o nome de uma pessoa que incorporou toda uma nação, Cristo foi a incorporação de todos os que pela fé foram batizados nele. Em Cristo, há muitos (1 Coríntios 12:20). São eles os também abençoados em um descendente da promessa feita a Abraão (Galátas 3:26-28).
Esses são os que recebem por PROMESSA e não por herança uma mera terra que não é física, mas uma habitação espiritual e abençoada, a igreja (Isaías 62:1-4; Zacarias 13:1-2), e, ao fim, junto com Abraão, aquela cidade eterna feita por Deus (Hebreus 11:8-10; 13:14), o céu. Então o céu, não uma terra que Israel perdeu por infidelidade, seria o fim da jornada para Abraão e seus descendentes em Cristo. Abraão no final seria o pai de um povo espiritual e purificado, que tinha a fé dele e obedecia como ele obedecia, que seria circunciso no coração e no espírito e não na carne. Essas são as pessoas de todas as nações, a quem Deus escolheu para si.
Canaã
é a antiga denominação da região correspondente à área do
actual Estado
de Israel (inclusive as Colinas
de Golã), da Faixa
de Gaza, da Cisjordânia,
de parte da Jordânia
(uma faixa na margem oriental do Rio Jordão), do Líbano
e de parte da Síria
(uma faixa junto ao Mar
Mediterrâneo, na parte sul do litoral da Síria) (Números
34:1-15 e Deuteronômio 3:8).
A cidade canaanita de Ugarit
foi redescoberta em 1928
e muito do conhecimento moderno sobre os cananeus
advém das escavações arqueológicas
naquela área. Ugarit era uma cidade-estado, anteriormente vista como
uma cidade fenícia
pelos historiadores. Esta certeza já não existe.1
A partir da descoberta naquelas ruínas do primeiro alfabeto que se
tem notícia e da vasta literatura de Ugarit, descobriu-se que esta
era de origem cananéia e foi vassala do Egito durante longo período,
apesar de ter tido influência de vários povos, principalmente
mesopotâmicos. Um de seus deuses foi Baal,
muito citado na Bíblia.
Comparada aos desertos circundantes,
a terra de Canaã era uma terra de fartura, onde havia uvas e outras
frutas, azeitonas e mel, daí ter sido vista por Abraão
- originário da região do actual Iraque
- como a "terra
prometida", "onde corre leite e mel".
Segundo a Bíblia,
Canaã era a terra prometida por Deus ao seu povo, desde o chamado de
Abrão (ou Abraão), que habitava a cidade caldéia
de Ur, no sul da
Mesopotâmia.
De acordo com a tradição, Deus chamou Abrão e lhe ordenou que
fosse para a terra chamada Canaã, o que teria motivado o longo êxodo
dos hebreus, que
teria durado muitas décadas, até que os descendentes de Abraão a
alcançaram. Canaã passou então a ser por eles denominada terra de
Israel.
Etimologia
Ainda de acordo com a
Bíblia, o nome Canaã é alusivo ao filho de Cã
e neto de Noé, ao
qual se atribui a origem dos cananeus,
conforme relato de Gênesis
capítulo 10. Canaã seria a duodécima geração depois de Adão:
Adão >
Sete >
Enos > Quenã
> Malalel >
Jarede > Enoque
> Metusalém
> Lameque >
Noé > Cã
> Canaã
Após o Dilúvio,
Cã teria se deparado com Noé embriagado, tendo visto a sua nudez em
sua tenda e contado o fato a seus irmãos, em vez de cobrir o pai
(Gênesis 9:22). Quando recobrou a consciência, Noé amaldiçoou o
filho de Cã, Canaã, referindo-se a ele como o "servo dos
servos" (Gênesis 9:25) "e disse: Maldito seja Canaã; seja
servo dos servos de seus irmãos".
Segundo uma certa linha de interpretação, ao
proferir tais palavras, Noé estaria profetizando que um dos
descendentes de Sem,
Abraão, iria
herdar a terra dos cananeus.
Logo quando Abraão
saiu da sua terra, em busaca da TERRA PROMETIDA bastava ele encontra
os decendentes de Cam, que teriam a obrigação de lhe dar para ou
toda a terra prometida Canaã.
A Terra Prometida (Hebraico:
הארץ המובטחת,
transl.:
ha-Aretz ha-Muvtachat) é o termo utilizado para descrever a terra
prometida ou dada por Deus,
de acordo com a Bíblia,
aos israelitas,
descendentes dos patriarcas
hebraicos Abraão
, Isaque, e Jacó.
A promessa foi feita primeiramente a Abraão1
e então renovada ao seu filho, Isaque, e ao seu filho Jacó.2
A terra prometida era descrita em termos de extensão territorial
como indo do Rio do
Egito ao Rio
Eufrates3
(o que hoje compreenderia os territórios do Estado
de Israel, Palestina,
Cisjordânia,
Jordânia
ocidental, sul da Síria
e sul do Líbano)
e foi dada de fato aos descendentes dos patriarcas depois do êxodo.4
O termo não deve ser confundido com a expressão
"Terra de Israel" utilizada primeiramente em I
Samuel 13:19, quando as tribos Israelitas já estavam em Canaã.
O termo também é usado no Livro
de Mórmon, no que se refere ao continente
americano.
A maldição de CAM
Cam ou Cão, (em hebraico:
חָם,
moderno
H̱am tiberiano
Ḥām; em grego:
Χαμ Kham;
em árabe:
حام,
Ḥām,
"quente" ou "queimado") é um personagem bíblico,
um dos filhos de Noé,
segundo a narrativa bíblica.
De acordo com a Tabela
das Nações no livro
de Gênesis, tratava-se do filho mais novo de Noé e foi o pai de
Cuxe, Mizraim,
Pute e Canaã.
Cam
é um personagem bíblico
mencionado no livro de Gênesis,
filho de Noé, que
foi salvo do Dilúvio
junto com seus irmãos Sem
e Jafé, na arca que
Deus mandara construir.1
Gênesis
5:32 indica que Noé gerou a Sem, Cam e Jafé enquanto ele ainda
estava com 500 anos. (Noé tinha 600 anos de idade na época do
dilúvio Gênesis
7:).
Cam assume
importância como patriarca
de importantes nações da Antiguidade,
como Cuxe (Núbia),
Sabá,
Nimrod
(importante cidade-estado suméria,
mas aparentemente se referindo a toda civilização mesopotâmica),
Filístia,
Fenícia e todos
os povos cananeus
- todas descendentes de seus filhos e netos. Flavius
Josephus trata de maneira detalhada a descendência de Cam e as
nações que teria gerado.
Tendo
cessado o Dilúvio,
Noé, que, entre outras coisas, era vinicultor, plantou uvas, fazendo
vinho de sua colheita. Noé então embriagou-se e foi-se acabar
adormecido em sua cabana. Cam ter-se-ia deparado com seu pai
embriagado e desacordado, tendo ele visto a nudez paterna, foi contar
o sucedido a seus irmãos, em vez de guardar o pudor e cobrir seu
pai. Quando recobrou a consciência, Noé amaldiçoou o filho de Cam,
Canaã,
referindo-se a ele como o "servo dos servos". Gênesis 9:25
"e disse: Maldito seja Canaã; seja servo dos servos a seus
irmãos".3
A história de Cam é relatada em Gênesis
9:20-27:
Gênesis 9:20 Começou Noé a ser lavrador, e plantou uma vinha:
21Bebendo do vinho, embriagou-se e achou-se nu dentro da sua tenda. 22Cão, pai de Canaã, viu a nudez de seu pai, e contou a seus dois irmãos que estavam fora. 23Então tomaram Sem e Jafé uma capa, puseram-na sobre os seus ombros e, andando virados para trás, cobriram a nudez de seu pai; tiveram virados os seus rostos, e não viram a nudez de seu pai.
24Despertando Noé do seu vinho, soube o que seu filho mais moço lhe fizera. 25E disse: Maldito seja Canaã; Servo dos servos será de seus irmãos. 26E acrescentou: Bendito seja Jeová, o Deus de Sem; E seja-lhes Canaã por servo.
27Dilate Deus a Jafé, E habite Jafé nas tendas de Sem; E seja-lhes Canaã por servo.4
Segundo
uma certa linha de interpretação, ao proferir tais palavras, Noé
estaria profetizando que um dos descendentes de Sem, Abraão,
iria herdar a terra dos cananeus.
Embora a história possa ser interpretada de forma literal, em tempos
mais recentes, alguns estudiosos têm sugerido que Cam pode ter tido
relações sexuais com a mulher de seu pai.5
Sob essa interpretação, Canaã é amaldiçoado como o "produto
da união ilícita de Cam."6
Interpretações e implicações sócio-políticas
A maldição de Cam foi usada por alguns membros de religiões
abraâmicas para justificar o racismo
e a escravidão
eterna de negros
africanos, quem
acreditavam ser descendentes de Cam.7
8
Defensores da escravidão nos Estados
Unidos invocaram consistentemente este relato da Bíblia ao longo
do século 19 em resposta ao crescimento do movimento abolicionista.9
No Brasil, a
maldição de Cam serviu de justificativa para escravizar os índios,
tendo missionário da Ordem de São Pedro João de Sousa Ferreira
afirmado "Não há lei divina nem humana que proíba a possessão
de escravos" e continuou "(e os índios brasileiros) são
da descendência da maldição de Ham" 10
. O Portugueses igualmente consideravam os negros descendentes de
Cam. A cor era o sinal da maldição e justificava a escravidão.
Promessa divina
A promessa de que é a base do termo está contida
em vários versículos de Gênesis
na Torá. Em Gênesis
12:1 é dito:
- Então o Senhor disse a Abrão: "Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei." Onde lá a geração de Abraão iria se multiplicar e prosperar.
e em Gênesis
12:7:
- O Senhor
apareceu a Abrão e disse: "À sua descendência darei esta
terra".
Disse-lhe ainda: "Eu sou o Senhor, que o tirei de Ur dos caldeus para dar-lhe esta terra como herança". Gênesis 15:7
Créditos:
Filmes e documentários:
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