Antes de aprendermos a orar devemos ter uma noção exata de quem é Deus.
O latim Deus e divus, assim como o grego διϝος = "divino" descendem do Proto-Indo-Europeu*deiwos = "divino".
Ele pode ser conhecido. Deus, que criou o universo em toda a sua imensidão e detalhes criativos, pode ser conhecido por nós. Ele nos conta sobre si mesmo, mas também nos revela muito mais. Deus nos convida a ter um relacionamento com ele, onde podemos conhecê-lo pessoalmente. Não somente podemos aprender sobre ele, como podemos conhecê-lo, intimamente.
“Não se glorie o homem sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico em sua riqueza, mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois Eu sou o Senhor e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a terra, pois é dessas coisas que me agrado”, declara o Senhor. (Jeremias 9:23, 24) NVI
Ele é Acessível. Deus nos convida a conversarmos com ele e deixá-lo saber de tudo o que nos preocupa. Nós não precisamos primeiro consertar as nossas atitudes. Também não precisamos ser educados, teologicamente corretos ou santos. É da própria natureza de Deus ser amável e receptivo quando vamos até Ele.
“O Senhor está perto de todos os que o invocam, de todos os que o invocam com sinceridade”. (Salmos 145:18) NVI
DEUS É A CONSCIÊNCIA DIVINA DO TODO
O que é a consciência de Deus?
Primeiro vamos entender o que é a consciência: Consciência é uma qualidade psíquica, isto é, que pertence à esfera da psique (alma) humana, por isso diz-se também que ela é um atributo do espírito, da mente, ou do pensamento humano, é com ela que a mente, o seu pensamento sabe o que que é certo e o que é errado, o que é bom e o que é ruim.
“O espírito aquece o corpo e a alma dá sentido à vida” OJR
Existe a consciência individual de cada um, existe a consciência coletiva, de um grupo de seres humanos, como a família, o como o de uma igreja, como a Igreja da Paz, a consciência de um cidade, a consciência coletiva de todos os cristãos, a de todos os seres humanos, a de todos os seres vivos e juntando-se a isso o espírito puro, limpo, desconecto da carne, disperso pelo ar e pela atmosfera, se juntarmos tudo isso, teremos a consciência de Deus.
Deus é omnipotente, por que ele pode tudo, ele pode tudo, por que ele sabe de tudo, por que é omnisciente, ele é omnisciente, por que ele esta em todos os lugares, ele é omnipresente, como ele está em todos os lugares, ele ouve tudo, ele sente tudo, ele esta em todos os lugares por que ele é o espírito divino do mundo,
Ao praticar a oração entenda que seu único objetivo deve ser primeiro silenciar a mente, parar com sua agitação e com a sucessão de pensamentos que normalmente ocorre, para então nos concentrarmos com Deus.
Quando se consegue alcançar o silêncio absoluto da mente, ou seja, a ausência total de pensamentos, é que experimentamos o Vazio Iluminador, a liberdade da alma do mundo. Então, você ouvirá a doce voz.
Quanto mais se pratica a oração mais a mente vai se aquietando, e mais perto estaremos de alcançar o Espírito Divino.
Um bom exercício para relaxar é contar as suas respirações até cem, de boca aberta, depois faça uma oração, repita-a quantas vezes forem necessárias, até que sua mente esteja esvaziada de todos os outros pensamentos e focada em Deus, depois faça seus pedidos e espere pela graça.
Não esqueça, sempre que for orar, ou receber a oração, feche os olhos e imagine o céu , em toda a sua imensidão.
“ o senhor é meu pastor e nada me faltará, ele é meu guia, ele me ajudará, que ele esteja na minha mente e no meu coração para todo o sempre amém”