quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

As ideias de alma e de espírito

As ideias de alma e de espírito.

"O espírito aquece o corpo e a alma dá sentido a vida."

http://www.pastoreseteologos.com/mundogospel/wp-content/uploads/2013/11/espirito-alma-corpo1.jpg
É a alma que sente que interage com as outras pessoas (almas), o mundo e Deus. Nosso espírito é uma pequena fração do espírito do Eterno Deus que está dentro de nós.

"E Deus criou o tempo para estarmos próximo dele."

A alma de Deus intergaindo com o universo, o pós em movimento, e então ele criou o tempo. E surgui então os dias e as noites, a luz e a escuridão.

No princípio só existia a energia e a matéria super-concentrada.
Por isso dizemos que:
No princípio era o verbo e Deus estava com o verbo e Deus era o próprio.

Por que Deus era a energia pura. E energia não precisa ter adjetivação, nem muito menos predicado, pois quem precisa de propriedades e qualidades é o substantivo, melhor dizendo, a matéria.
Como Deus não é substantivo para precisar de um adjetivo para qualificá-lo, Deus então era o verbo.
Então no proto-tempo a energia arremessou-se contra a matéria, e iniciou-se o tempo. E a matéria passou a possuir características da energia, melhor dizendo o verbo arremeteu sobre o substantivo. Então Deus, a energia, o sujeito, criou o seu predicado o substantivo.


E fez-se a luz, e surgiu, então a primeira oração.
Deus pois o mundo em movimento e então surgiram os idas e as noites>


Deus criou o homem  a sua imagem e semelhança, a semelhança aqui não é com o corpo, como o senso comum pensa, no Hebraico a palavra "imagem" não indica semelhança física, antes denota semelhança moral ou espiritual. Pois se assim fosse Deus já teria encarnado em Adão.
Quando, então, o verbo se fez substantivo!? Com nosso Senhor Jesus Cristo.

“O espírito aquece o corpo e a alma dá sentido à vida”

Digamos que você tenha uma lâmpada e não tenha e eletricidade. Terá luz? Certamente não.
Agora suponhamos que você tenha a eletricidade, mas não tenha a lâmpada. Terá luz? Também não.
Para haver a luz, terá de ter a lâmpada e a eletricidade; apenas uma delas não bastará.
O mesmo se dá com a vida. Para existir vida, e por consequência a alma, temos de ter o corpo e o espírito (centelha de Deus).

Espírito = aquilo que gera a força, a energia, o calor, ou o próprio calor do corpo a própria chama vital.
É por isso a representação do espírito santo como uma chama, fogo.

Perceba o a chama, fogo, em cima do sagrado coração de Jesus e de Maria. Imagem católica.


Na antiguidade o homem primitivo observava que quando um humano morria, ao tocá-lo, ele percebia que o corpo estava frio, tinha perdido algo que gerava o calor, os gregos, então, o designaram de espiritus, pois o corpo parava de respirar, o ar quente que saia da boca e das narinas parava de sair. E óbvio, o sangue e sua fricção com a parede dos vasos sanguíneos era que gerava o calor, que aquece o ar dos pulmões, quando o sangue parava de circular o corpo morria, e como o coração bombeava o sangue, ele era o órgão vital de toda a sensibilidade humana.


Etimologia do latim "spiritus", significando "respiração" ou "sopro", ar quente que sai das narinas e da boca.
Na vulgata, a palavra em Latim é traduzida a partir do grego "pneuma" (πνευμα), (em Hebreu (רוח) ruah), e está em oposição ao termo anima, traduzido por "psykhē".
A distinção entre a alma e o espírito somente ocorreu com a atual terminologia judaico-cristã (ex. Grego. "psykhe" vs. "pneuma", Latim "anima" vs. "spiritus", Hebreu "ruach" vs. "neshama", "nephesh" ou ainda "neshama" da raíz "NSHM", respiração.)


Mente se conectando através de frequências.
http://opontodemutacao.blog.com/files/2006/12/mente-e-corpo.jpg 


A alma se concetando com o mundo.


Em muitas culturas, o espírito vivifica o ser no mundo. O espírito também permitiria ao ser estabelecer o elo, a relação, função, entre o corpo e a alma, pois ele gera energia para o corpo e coloca e mente para funcionar. Entretanto, muitas vezes espírito é identificado com alma e vice-versa, sendo utilizados de forma equivalente para expressar a mesma coisa.
É importante entendermos que a mente não se localiza somente no cérebro, mas em todas as regiões do corpo onde há terminações nervosas, incluindo a medula espinhal.

A ALMA SE CONECTANDO COM O ETERNO DEUS



http://1.bp.blogspot.com/-jrFgQVClPjA/T376CMYvSxI/AAAAAAAAAPM/X1L8tLRmc-w/s1600/Energia.jpg




O que é a VIDA sem Deus?!
R= Somente existência vazia ou para muitos subsistência!
A vida não é um jogo! A vida é interação entre corpo, mente, o mundo e Deus. E o que nos coloca em interação com o Eterno Deus é a ALMA (Psique) .
"Retenha em seu coração (Inconsciente), minhas palavras, guarda (no Consciente) meus mandamentos (LEI) e você terá vida"
Provérbios 4:4

Existência é a qualidade de tudo o que é real ou existe, e é também a base de todas as outras coisas. Seus campos de estudo são principalmente a metafísica (enquanto tratado o aspecto amplo do termo) e a ontologia (do ser enquanto ser). Sartre foi um filósofo que tratou do tema da existência, assim como o nada e o ser.1
http://pt.wikipedia.org/wiki/Exist%C3%AAncia


Em Psicologia, o espírito designa a atitude mental dominante de uma pessoa ou de um grupo, que motiva-o a fazer ou a dizer coisas de um determinado modo, mas isto só acontece porque o espírito, energia vital interconecta; o corpo, o mundo e deus.
Segundo a Doutrina Espírita, o espírito é a individualização do princípio inteligente do Universo. Quando encarnado - ou seja, vestido de um corpo humano - é chamado de alma, nesta situação alma e espírito formam um único conjunto.
Para os espíritas, o estado natural do espírito seria o de liberdade em relação à matéria, ou seja, a condição de desencarnado. Nesta situação, o espírito mantém a sua personalidade e suas características individuais.
Também segundo a doutrina espírita, a interação do espírito com o cérebro se dá através do perispírito. Este conecta a vontade que nasce no espírito com o estímulo, fluxo de energia, que direciona o cérebro, mesmo que não acreditemos em toda a doutrina Espírita, é importante entendermos a construção que eles fazem dos conceitos.


Em política, diz-se do espírito das leis, expresso na constituição. O termo espírito das leis vem de Montesquieu, que escreveu um livro sobre as normas e o Estado, com este título, no qual ele descreve o sistema triparte de repartição dos estados. A interpretação é a da força ou energia que as leis tem para se concretizarem, na vida real, no mundo material, “a força que a lei tem para mover o mundo, mudar o estado de coisas”.

Na tradição oriental o termo Qi (ki) pode ser associado de um modo bem amplo ao conceito ocidental de energia, força vital, espírito. Diferentes ideogramas com este mesmo som representam em chinês a energia dos alimentos, do ar e a energia pré-natal.
O significado etimológico do ideograma qi ("氣") na sua forma tradicional mais conhecida é uma imagem do “vapor (气) subindo do arroz (米) enquanto cozinha”. É frequentemente traduzido como "ar" ou "respiração", por exemplo, o termo chinês que significa "respiração" é tiānqì, ou a “respiração do céu”, muito semelhante ao conceito de pneuma.
Apesar do conceito de qi ser muito importante em diversas filosofias orientais, sua descrição é variada e inclui aspectos conflitantes entre as diferentes versões. Algo natural considerando-se os milhares de anos, os diversos países e grupos sociais que participam da elaboração desta tradição.
Uma questão significativa é a de se o qi existe como uma força separada da matéria, se o  qi surge a partir da matéria ou se a matéria surge do qi.

No contexto das artes marciais a existência do Qi normalmente não é questionada, é tratada como um fenômeno que pode ser experienciado e testado por aqueles que se dedicam a estes treinamentos.
A prática é considerada fundamental para desenvolver a compreensão do Qi, é considerado um fenômeno que não pode ser explicado apenas através de palavras, o que se deseja é a expansão da energia vital, da força.
Para o Hinduísmo, as pessoas possuem um espírito (atman), que é uma força perene e indestrutível. A trajetória desse espírito depende das ações da pessoa, pois a toda ação corresponde uma reação - Lei do Carma.
Enquanto o indivíduo não atinge a libertação final - chama de moksha -, ela passa continuamente por mortes e renascimentos. Este ciclo é denominado Roda de Samsara, da qual só saímos após atingirmos a Iluminação.
Os rituais se compõem de dois elementos principais: Darshan, que é a meditação / contemplação da divindade, e o Puja (oferenda).
A alimentação vegetariana é um dos pontos essenciais da filosofia hindu. Isso porque é livre da impureza (morte / sangue), e como todo alimento deve ser antes oferecido aos deuses, não se poderia ofertar algo que fosse "sujo", o que se assemelha em muito à ideia que os  testemunhos de Jeová fazem do sangue.
As preces são entoadas como cânticos no idioma sânscrito, língua "morta" que deu origem ao hindi e a um grande número de dialetos praticados na Índia. Essas preces recebem o nome de mantras. Os mantras são dirigidos a diversas divindades, ou estimulam qualidades pessoais. Em geral, são entoados 108 vezes, e para sua contagem utiliza-se o japa-mala (colar de contas), uma espécie de "rosário", confeccionado em sândalo ou com sementes de rudraksha (árvores consideradas altamente auspiciosas pela tradição indiana).
O mantra mais importante é o OM, "sílaba sagrada" que representa o próprio nome de Deus. OM é a semente de todos os mantras e princípio da criação. Foi dele que derivou toda a matéria - neste aspecto, podemos até traçar um paralelo com o gênesis da Bíblia: "E o som, vibração, energia, o verbo se fez carne".

A Cultura Egípcia se refere ao conceito de alma da mitologia egípcia, onde é formada por cinco partes: Ka, Ba, Akh, Sheut e Ren.


 
Para os egípcios O Ka (k3) era o conceito de "força vital", o que equivaleria ao espirito, a diferença entre uma pessoa viva e um morto. A morte ocorria quando o "Ka" deixava o corpo, o ar quente. Entendia-se que o KA era criado por Chnum o Deus Criador, numa roda de oleiro, ou passada para a criança através do sêmen de seu pai.

A parte mais importante da alma egípcia era o Ib (jb) ou coração. O Ib,1 ou coração metafísico, era concebido como uma gota do coração da mãe para a criança durante a concepção.2 Achados arqueológicos retratam esta concepção com a imagem de uma pessoa que é encaminhada pela deusa Maat após a morte.

IB - Sacaravelho, representava o coração - sentimentos

Ficheiro:Hatnofer's heart scarab.jpg
Os egípcios também acreditavam que o "Ka" era mantido através de alimentos e bebidas. Por esta razão eram ofertadas comida e bebida aos mortos, contudo era o kau (kew) dentro dos alimentos (também conhecido como kau) que era consumido e não o seu aspecto físico. O ka era frequentemente representado na iconografia egípcia como uma segunda imagem do indivíduo, os trabalhos pioneiros tentaram traduzir ka como duplo.
"Ren" seria o equivalente ao nome, intricicamente relacionado ao "Ba".
O "Ba"seria equivalente à noção de personalidade em Psicologia, ou em astrologia ao signo. "Sheut" seria o equivalente a sombra.
Durante a vida, achava-se que a alma, incluindo a dos animais e dos deuses, habitava um, corpo (chamado de Ha (ḥˁ), ou Khat, que significa carne.
Akh (Akhu, Khu, Ikhu) – É o resultado da união do Ba e do Ka. É a parte imortal, o ser radiante que vive dentro do Sahu. Significa o intelecto, os desejos e intenções do falecido. O Akh se transfigura na morte, e sobe aos céus para viver com os deuses entre as estrelas.

Para uma melhor compreensão do conceito para os gregos:
                                      GREGO                      LATIM
Espirito =                     πνεύμα (pneuma)       spiritus
Pira =                           πυρά ( pira)                Fogo, (quente)
Fogo =                          φωτιά                         ignis
Calor =                         θερμότητα                  aestus
Vento =                         άνεμος                       ventus
Ar =                              αέρας                         aeris
Sopro =                        πλήγμα                      ictus
Pensamento =              σκέψη                        cogitatione
Alma =                         ψυχή                          anima
Vida =                          ζωή                             vitam

Quando dizemos: a pira olímpica, estamos nos referindo essencialmente a chama da tocha olímpica, e não a tocha como um todo, apesar de que para os gregos se referisse ao conjunto.

PIRA OLÍMPICA - O ESPÍRITO DO JOGOS

Quando dizemos que um indivíduo esta pirado, é porque ele esta com a cabeça quente pois não consegue resolver seus problemas, e como ele precisa resolver seus problemas o coração manda mais sangue para o cérebro e então ficamos com a cabeça quente.
É por isso que uma pessoa apaixonada, age, quase que por instinto, pois o coração manda uma quantidade muito grande de sangue, e muito rapidamente para o cérebro, e nós humanos agimos quase que irracionalmente.
É por isso que paixão é diferente de amor. A paixão é um veneno para a mente humana, nós humanos enlouquecemos, por causa de nossas paixões.
Então o que é a alma!?
A alma é a relação, uma função do corpo, a energia vital, o espírito, a mente, o mundo e Deus.
È por isso que dizemos que um ser anencefálico não é humano. Por tanto para se ter alma é necessário ter mente e portanto cérebro. Por exemplo, um feto de dois meses, que não possui nem coluna vertebral, e nem cérebro, possui vida, mais não vida humana, por isso se usa o termo feto. O feto interage com o meio externo, mas não de forma consciente, e portanto é praticamente parte integrante da mãe. O psiquismo se torna uma função complexa de orientação do ser no ambiente a partir do momento em que desenvolve um centro nervoso.
O que significa a palavra animal!? Que possui anima, em latim, alma, portanto um animal é um ser animado, pois é através da alma que ele interage com o mundo, que se move, por si, por livre consciência. É por isso que para a maioria das religiões os animais possuem alma. Logo todo animal possui alma mesmo que não seja alma humana.
A alma é uma relação entre o espírito profano e o espírito divino, e todas as suas mediações.
É a nossa alma que nos mantêm em contato com o Senhor Deus.
Por dizemos que uma pessoa esta desanimada, sem alma!? Por que sua relação com o mundo e com Deus esta desarmônica, ele se desconecta do mundo e de Deus.
Ao contrário disto quando estamos conectados de forma harmônica com os que nos rodeia, ficamos alegres, animados, e quando retornamos à graça do Senhor nos sentimos felizes.
Qual a ideia subjacente ao conceito de “desenho animado”!? Que se move, que se movimenta.
Em Medicina dizemos que quando uma pessoa esta em coma, ela esta em estado vegetativo, pois ela não se move, e sua interação com o meio é mínima, como a de uma planta.
Quando dizemos que o segredo ou a propaganda é alma do negócio, estamos querendo dizer que o segredo e a propaganda são a função lógica do bom negócio.
A alma em Psicologia se traduz por psique do grego psychein ("soprar"), é uma palavra ambígua que significava originalmente "alento" e posteriormente, "sopro". Dado que o alento é uma das características da vida, a expressão "psique" era utilizada como um sinônimo de vida e por fim, como sinônimo de alma, considerada o princípio da vida. A psique seria então a "alma das sombras" por oposição à "alma do corpo", pois a alma do corpo é o espírito.
Não se pode esquecer também, que esse clássico e significativo mito de Eros e Psique, (corpo e alma) que inspirou a origem da palavra psic(o)- + -logia, não é uma referência básica, apenas pelo significado restrito (literal) de "psychein" e sim porque a trama e os personagens de sua narrativa envolvem os principais conceitos da lida da psicologia e/ou psicanálise (emoção, capacidade de amar, "Eros", resolução de tarefas e problemas, etc.).
Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. Melhor dizendo, a Psicologia estuda o que motiva o comportamento humano – o que o sustenta, o que o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência...
A etimologia deriva de Psique (alma) + Logos (razão ou conhecimento lógico).


O amor a Deus nos liberta da carne e do sofrimento, pois o amor é liberdade, a paixão é a escravidão.
O contrário do amor é a escravidão.
                 AMOR < = > ROMA
                    LIBERDADE < = > ESCRAVIDÃO
         DEMOCRACIA < = > IMPÉRIO
COMPREENSÃO < = > ÓDIO
                     DESEJAR O BEM < = > DESEJAR PARA SI

Na Bíblia temos muitas passagens para compreendermos a construção aqui feita sobre a diferença entre alma e espírito.


“E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente”. Gênesis 2:7

Quando Deus soprou nas narinas ele criou um conexão com o homem, e o tornou alma vivente, a vida passou a ter sentido, portanto dai podemos extrair que alma e vida são conceitos diferentes, porém conexos.
Para nós cristãos a vida é o estado de conexão com o mundo e principalmente com Deus, vida é a relação interativa entre corpo, mente, o mundo e Deus.
Quando nossa relação com mundo, nossa família e  amigos, esta abalada, desarmônica, ficamos tristes, quando nos desconectamos de Deus a vida perde o sentido, entramos em depressão, e não conseguimos suportar a pressão do mundo, e nossa relação com ele fica instável.
Quando a pessoa perde os sentidos ela se desconecta do mundo.

A própria Bíblia estabelece a relação da vida com o sangue e não com o sopro, o respirar. A respiração é a penas consequência do funcionamento do coração, que faz os pulmões funcionarem e efetuarem as trocas gasosas, é nos pulmões que o ar se torna quente.. A vida da carne esta no sangue, coração, a vida da alma esta no espírito.

“Porque a vida da carne está no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que fará expiação pela alma.”
Levítico 17:11

Existe então alguma alma não vivente, que não esteja encarnada!? Óbvio a de Deus, pois Deus é espírito que se conecta com os homens e com o mundo, portanto possui uma alma.

Como era Deus antes de encarnar em Cristo!? Somente alma e espírito.

“E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.”  Gênesis 1:2

“E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.” Gênesis 1:6

“No seu secreto conselho não entre minha alma, com a sua congregação minha glória não se ajunte; porque no seu furor mataram homens, e na sua teima arrebataram bois.” Gênesis 49:6-7

“E disse ela: Ah, meu senhor, viva a tua alma, meu senhor; eu sou aquela mulher que aqui esteve contigo, para orar ao SENHOR.” 1 Samuel 1:26


A má conduta de Simeão e Levi atormentou a alma de Deus, a forma como eles se relacionavam com as pessoas e o mundo, pois as suas espadas eram instrumentos de violência e não de justiça.
A ideia de alma se confunde com a de personalidade, pois é a forma como a pessoas se relaciona com as outras pessoas, o mundo e Deus, de uma forma geral.
Em Psicologia a personalidade é o conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém, a forma como ela se relaciona consigo mesma e com o mundo.


Nestes e em outros trechos fica evidente a relação do espírito de Deus com o mundo, a sua alma.
É fácil percebermos que alma se refere somente a pessoas e a animais, pois somente estes possuem movimento interativo e livre.

“E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e chegaram à terra de Canaã.”  Gênesis 12:5

“Disse também o SENHOR a Moisés em Midiã: Vai, volta para o Egito; porque todos os que buscavam a tua alma morreram.” Êxodo 4:19

“Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água;” 1 Pedro 3:20

“Dize, peço-te, que és minha irmã, para que me vá bem por tua causa, e que viva a minha alma por amor de ti.”  Gênesis 12:13

Neste trecho fica nítida que a alma é uma relação, que põe em contato duas pessoas, que põe em contato um pessoa com o mundo, a sociedade, os indivíduos e Deus.
Dizemos que duas almas combinam quando a relação entre elas é harmoniosa.
Por isso criamos o conceito de alma gêmea, aquela que nos completa perfeita e harmoniosamente.

"E apegou-se a sua alma com Diná, filha de Jacó, e amou a moça e falou afetuosamente à moça." Gênesis 34:3

“Então falou Hamor com eles, dizendo: A alma de Siquém, meu filho, está enamorada da vossa filha; dai-lhe, peço-vos, por mulher;”  Gênesis 34:8

Quando dizemos que duas almas estão enamoradas, isto corre porque elas estão interagindo numa mesma frequência.
As almas é que estabelecem a conexão com Deus e com os homens, como na passagem em referência à Juda:

“Agora, pois, indo eu a teu servo, meu pai, e o moço não indo conosco, como a sua alma está ligada com a alma dele,” Gênesis 44:30

“E porei a minha aliança entre mim e ti, e te multiplicarei grandissimamente.” Gênesis 17:2

“E o homem incircunciso, cuja carne do prepúcio não estiver circuncidada, aquela alma será extirpada do seu povo; quebrou a minha aliança.”  Gênesis 17:14

De novo percebemos a ideia de alma como a de uma relação, aliança, que fica estabelecida pela circuncisão, o não circunciso será desconectado de Deus e deixará de fazer parte de seu povo

“Eis que agora o teu servo tem achado graça aos teus olhos, e engrandeceste a tua misericórdia que a mim me fizeste, para guardar a minha alma em vida; mas eu não posso escapar no monte, para que porventura não me apanhe este mal, e eu morra. Gênesis 19:19

“Eis que agora aquela cidade está perto, para fugir para lá, e é pequena; ora, deixe-me escapar para lá (não é pequena?), para que minha alma viva.”  Gênesis 19:20

Nos trechos acima vemos a desespero e a angústia de Ló em não perder a conexão com seu Deus, para que este não o abandonasse, e nos vem de imediato na mente “meu Deus por que me abandonaste”.
A vida é a conexão com Deus e a morte é a desconexão da alma com este.

“Portanto guardareis o sábado, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente morrerá; porque qualquer que nele fizer alguma obra, aquela alma será eliminada do meio do seu povo.” Êxodo 31:14

“É um sábado de descanso para vós, e afligireis as vossas almas; isto é estatuto perpétuo.” Levítico 16:31

E a alma se angustia, fica aflita!? Lógico que sim:

“Então disseram uns aos outros: Na verdade, somos culpados acerca de nosso irmão, pois vimos a angústia da sua alma, quando nos rogava; nós porém não ouvimos, por isso vem sobre nós esta angústia.” Gênesis 42:21

Os irmão de José se referindo a ele.

“Porque toda a alma, que naquele mesmo dia se não afligir, será extirpada do seu povo.” Levítico 23:29

Referência ao dia da expiação.

“... e faze-me um guisado saboroso, como eu gosto, e traze-me, para que eu coma; a fim de que a minha alma te abençoe, antes que morra.  Gênesis 27:4

“Respondeu Jacó a seu pai: Eu sou Esaú, teu primogênito; tenho feito como me disseste; levanta-te, pois, senta-te e come da minha caça, para que a tua alma me abençoe.” Gênesis 27:19

'Disse-lhe então seu pai: Traze-me, e comerei da caça de meu filho, para que a minha alma te abençoe: E Jacó lho trouxe, e ele comeu; trouxe-lhe também vinho, e ele bebeu.” Gênesis 27:25

Compreendo aqui que o pedido de Jacó é que a mente e o espírito de seu pai permaneçam conectados aos dele, mesmo depois que a morte sobrevenha sobre o pai, pois assim se tornará abençoado, e ficaria sobre às graças do pai, e receberia sua herança.

Vamos exemplificar agora como a alma é a conexão, relação, e a morte é a desconexão, falta de função, com Deus:

http://3.bp.blogspot.com/-BvlJ37xCgx8/TbeD9FR0xjI/AAAAAAAAAGs/HCPjdnu5PxA/s1600/cura+2.gif

A morte é a perda do espírito, é a desconexão entre a alma Deus e o mundo.

Existem dois tipos de morte:

Morte espiritual, perca da da fé, da crença em um Deus único, do espírito do Deus de Abraão.

Morte social ou anímica, perca da conexão, a alma deixa de interagir coma as outras pessoas, com a sociedade, com o mundo, para de responder aos estímulos. Por exemplo quando alguém esta em coma, dizemos que ela esta em estado vegetativo, perdeu a condição de ser vivente, estado inferior ao de um animal.

“Antes que se rompa o cordão de prata, e se quebre o copo de ouro, e se despedace o cântaro junto à fonte, e se quebre a roda junto ao poço,” Eclesiastes 12:6


Portanto a alma finda, morre, e o espírito retorna a Deus:

“E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.”  Eclesiastes 12:7

Para exemplificarmos a ideia de que o espírito é o calor, a energia, propomos um experiência: encha um balão com ar quente. Se soltarmos num espaço aberto para onde ele vai!? Isto mesmo, para junto da morada do pai eterno.
Para que um balonista aquece o ar do balão!? Para ele subir, ir para o céu.
Quando uma chama se apaga, ela não some simplesmente, o calor, a energia térmica nela contida se dissipa, ascende, sobe. Este é o sentido de ascendermos o fogão, fazer a chama subir.

Para terminarmos a nossa exemplificação bíblica usaremos uma passagem que demonstra claramente que a alma é uma relação que pode constituir-se, inclusive coletivamente:

“Então partiram do monte Hor, pelo caminho do Mar Vermelho, a rodear a terra de Edom; porém a alma do povo angustiou-se naquele caminho.”  Números 21:4


Porém Ana respondeu: Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o SENHOR.
1 Samuel 1:15 (aqui no sentido de jorrar para, de ter todos sentidos sempre direcionados para Deus)

Quando perdemos a conexão com Deus a alma fica perturbada, pelo mundo:

Até a minha alma está perturbada; mas tu, SENHOR, até quando?
Salmos 6:3

E quando retomamos a conexão Deus a vida volta a fazer sentido:

Volta-te, SENHOR, livra a minha alma; salva-me por tua benignidade.
Salmos 6:4

Porque na morte não há lembrança de ti; no sepulcro quem te louvará?
Salmos 6:5

O mundo é dos humanos e o tempo é de Deus.

A consciência de Deus e a vontade da maioria

A vontade da maioria, não passa da vontade da maioria e pode no muito ser uma fração da metade da vontade de Deus, pois a vontade de Deus é a vontade do todo.
Logo, a consciência de Deus é no mínimo constituída de duas metades uma que esta no céu, e outra que esta aqui embaixo, entre nós humanos, logo o somatório da maioria das consciência dos humanos não passa, de vontade humana. A vontade de Adonai, que esta no céu, é linda limpa e pura, e desconecta da matéria.


A mentira é amiga da loucura, e a loucura a serva do mal.
A mentira abre a janela da alma para a loucura e esta abre a porta da casa para satanás.
A mentira convida o diabo para a festa, os demônios entra de penetras.

REFERÊNCIAS
  
Espírito. In: https://pt.wikipedia.org/wiki/Esp%C3%ADrito


Introdução ao espiritismo kardecista/Conceitos. In: https://pt.wikiversity.org/wiki/Introdu%C3%A7%C3%A3o_ao_espiritismo_kardecista/Conceitos

Um comentário: