quinta-feira, 18 de outubro de 2012

FÉ INTUITIVA E FÉ POR CONVICÇÃO RACIONAL

-->
Fé – Crença ou convicção fervorosa no que nos é dito ou em um ou vários dogmas de uma religião. Fé também é a coragem de acreditar (sem qualquer desconfiança),em algo que nos foi prometido e ainda não vemos, mas que esperamos, baseados na fidelidade da palavra que nos foi dada, pois vem de uma pessoa em que confiamos ou por que a argumentação foi muito convincente.
Certeza adquirida por fatos ou razões; persuasão íntima, convencimento, que não deixam dúvidas nem dão lugar a objeções. A Certeza ou opinião firme de um individuo sobre algo em que acredita, neste sentido pode ser tomada como comprovação: em fé do que lhe digo... Testemunho autêntico que certos funcionários dão por escrito: a fé do tabelião.

Convicção - [Do lat. convictione.] Substantivo feminino. 1. Ação de convencer. 2.Certeza adquirida por demonstração ou por argumentação.
Convencer [Do lat. convincere.] Verbo transitivo direto. 1.Persuadir de determinada coisa: “Os argumentos acabaram convencendo me”. Verbo transitivo direto e indireto. 2.Persuadir com razões, argumentos, etc.: “o amigo Gonçalves .... o convenceu de que semelhante ato seria rematada loucura.” (Machado de Assis, Relíquias de Casa Velha, p. 112); “Ia poisando a cesta em cima do balcão, .... na ânsia de convencer o comerciante a aceitar o negócio.” (João da Silva Correia, Farândola, p. 48). Verbo pronominal. 3.Adquirir certeza, ficar persuadido; persuadir-se:
“Cada vez me convenço mais do que assegura Anatole France: são as idéias que governam o mundo” (Martins Fontes, Terras da Fantasia, p. 38). [Conjug.: v. Vencer.]
Fonte(s): Dicionário Aurélio Eletronico

Fé intuitiva é aquela que sente e que advem da advinhação das coisas, mas mesmo assim parece clara, evidente e certa. Fé também significa dá certeza e fidelidade em honrar seus compromissos, lealdade, garantia: a fé dos tratados. Pode significar confiança em alguém ou em alguma coisa: testemunha digna de fé; ter fé no futuro, ter fé na existência de Deus.

Fé por convicção racional é aquela que nos é dada pela razão, trabalho sistemático e estruturado da mente. De forma persuassiva, onde nós mesmos nos convencemos a aceitar uma ideia, uma atitude, um comportamento, ou em valores que nos leva a uma ação. É uma construção que consiste em utilizar recursos lógico-racionais ou simbólicos para nos convencermos. É o emprego de argumentos que nos parecem legítimos e extremamente válidos, com o propósito de nos convenvencer da existência de Deus.

As crianças e adolescentes acreditam em Deus, o Eterno, por fé intuitiva, porém nos adultos devemos acreditar nele por convicção racional, lógico que depois de lermos muito a Bíblia. Logo devemos usar todo o conhecimento adquirido com uma única intenção, a de nos tornarmos íntimo do Senhor.

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.
Hebreus 11:1

Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente. Hebreus 11:3

Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Hebreus 11:6

Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, Hebreus 11:33


Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados. 2 Coríntios 13:5


E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.

Porque nós pelo Espírito da fé aguardamos a esperança da justiça. Gálatas 5:5

Guardando o mistério da fé numa consciência pura. 1 Timóteo 3:9

Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar. Gálatas 3:23 (insght)

Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus. 1 Coríntios 2:5

Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras. Lucas 24:45

Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento. 1 Coríntios 14:15

Eu ouvi a repreensão, que me envergonha, mas o espírito do meu entendimento responderá por mim. Jó 20:3

Quem pôs a sabedoria no íntimo, ou quem deu à mente o entendimento? Jó 38:36 O que é o entendimento da mente?

Dá-me entendimento, e guardarei a tua lei, e observá-la-ei de todo o meu coração. Salmos 119:34

O SENHOR, com sabedoria fundou a terra; com entendimento preparou os céus. Provérbios 3:19

Sensatez é a qualidade de quem é sensato; juízo, siso, equilíbrio, prudência, circunspecção.

Deixai os insensatos e vivei; e andai pelo caminho do entendimento. Provérbios 9:6

Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras. Lucas 24:45

E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. Lucas 10:27


Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, Romanos 10:8



Nenhum comentário:

Postar um comentário