quinta-feira, 18 de outubro de 2012

O ritual da santa ceia!


A simbologia da comunhão do sangue e do corpo.



"Ritual sem consciência da Fé é religiosidade vazia, sem significado." - By Ojr Bentes.

"Atitude sem sentimento é comportamento sem alma, coisa de psicopata, não passa de exibicionismo." - By Ojr Bentes. 

"A pessoa espiritualizada está em constante desenvolvimento. Coisas que foram um dia vistas em “preto e branco” adquirem “nuanças de cinza” à medida que vamos crescendo. Jesus instituiu rituais religiosos para que nos lembrássemos dele e não porque os rituais tivessem a capacidade mágica de nos tornar poderosos. Algumas pessoas fazem os gestos e repetem as palavras dos rituais sem perceber o sentido que eles encerram. Seguir regras e executar rituais sem entender que eles se destinam a favorecer o relacionamento com Deus e com as outras pessoas é praticar uma religião vazia que não favorece o crescimento espiritual.

Jesus acreditava que o simbolismo religioso era útil para pessoas de todos os níveis de educação e inteligência. Ele sempre falava por meio de parábolas para que as pessoas pudessem entender o significado dos seus ensinamentos (criar imagens nas suas mentes). Fornecer às pessoas imagens concretas com as quais elas pudessem se identificar as ajudava a compreender princípios espirituais mais abstratos (profundos que passavam de uma dimensão para a outra). Jesus era um exímio contador de histórias porque conhecia o poder do simbolismo na comunicação das ideias.
 
“Com muitas parábolas como esta, Jesus anunciava-lhes a palavra segundo podiam entender.” Marcos 4:33" - Mark W. Baker - Jesus o maior Psicólogo que já existiu.



Segure o copo de vinho com a mão esquerda para representar o sangue e o espírito consolador do senhor, pois é o lado do coração. Com a mão direita segure o pão para representar a força do corpo, a mente e a razão.
No ritual católico, quando o padre ou ministro diz: receba o "O Corpo de Cristo" e o comungante responde: "Amém". Se comungar diretamente na boca, abre-se então a boca e estende-se a língua, para que o sacerdote possa colocar a sagrada comunhão, e ele o faz segurando o cálice com a mão esquerda e ministra a óstia com a mão direita. Se comungar nas mãos, coloca-se a mão direita embaixo da mão esquerda, o sacerdote deposita a sagrada comunhão na mão esquerda, então, na frente do sacerdote, sem mover-se, o comungante toma com a mão direita o pão consagrado e leva-a à própria boca para comungar. A comunhão nós torna todos irmão em cristo e nos tornamos todos membros de uma mesma família, unidos na mesma fé: União no mesmo estado de espírito: estar em comunhão de ideias com os outros irmãos.

A mão direita deve segurar o pão que dá força e vitalidade, é a mão que defende a honra, a esquerda deve segurar o copo, o cálice do vinho que representa o espírito que cura as doenças do corpo e da alma, trás riqueza e prosperidade.


    
Jurou o SENHOR pela sua mão direita, e pelo braço da sua força: Nunca mais darei o teu trigo por comida aos teus inimigos, nem os estrangeiros beberão o teu mosto, em que trabalhaste.”
Isaías62:8

Vida longa de dias está na sua mão direita; e na esquerda, riquezas e honra.”
Provérbios3:16

E não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive em que estão mais de cento e vinte mil homens que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais?”

Jonas 4:11



A mão destra é a mão que ampara, a quem tem força, que empunha a espada, que defende a honra, representa o corpo, a esquerda é a mão da aliança, do sentimento, do amor, pela qual somos amparado.
A mão destra é a mão pela qual amparamos crianças e idosos, pelo qual eles são amparados, pela mão esquerda.
A mão esquerda representa o Espírito, que nós conforta, presenta o sangue, o vinho, pela mão esquerda recebemos as graças, e com a direita nós doamos e prestamos ajuda.
Com a direita damos bênçãos e a com a esquerda recebemos.

Qual o significado da destra!?



Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita;”
Mateus 6:2-3

A destra do SENHOR se exalta; a destra do SENHOR faz proezas.”
A minha alma te segue de perto; a tua destra me sustenta.”

Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.”

A tua destra, ó SENHOR, se tem glorificado em poder, a tua destra, ó SENHOR, tem despedaçado o inimigo;”

Para que os teus amados sejam livres, salva-nos com a tua destra, e ouve-nos;”

Também a minha mão fundou a terra, e a minha destra mediu os céus a palmos; eu os chamarei, e aparecerão juntos.”

Para que sejam livres os teus amados, salva-nos com a tua destra, e ouve-nos.”

A tua mão alcançará todos os teus inimigos, a tua mão direita alcançará aqueles que te odeiam.”

E a videira que a tua destra plantou, e o sarmento que fortificaste para ti.”

Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.”

Um comentário: