segunda-feira, 13 de junho de 2016

A Mentira causa Amnésia (Esquecimento) e Loucura (Confusão Mental - Paranóia).


O DIABO A MENTIRA E A LOUCURA 
A mentira causa amnésia (esquecimento) e paranoia (loucura)!



- A mãe é quem pari e quem cuida!
- O diabo é o pai da mentira! -  João 8:44
- Quem é a mãe?!
R- A mãe é quem pari e quem cria!
- Quem é a mãe da mentira?!
- A mãe da mentira é a pessoa que, o mentiroso(a), que inventa, pari, cria, alimenta e espalha a mentira a mentira! 
- "Mente vazia, oficina do diabo". O diabo coloca mentiras na mente do ociosos, para ele maquina fofocas, fuxicos e intrigas, , como o intuito de enlouquecer os homens, pois "o mundo jaz no maligno!"
- "Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele... não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.!" 

"Acaso não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?" 1 Coríntios 1:18-25

Logo o mundo jaz no maligno. "O mundo todo está sob o poder do Maligno." 1 João 5:18-19

"Ele é a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançados à terra."
Apocalipse 12:7-9


"O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os loucos (insensatos) ignoram,  desprezam a sabedoria e a educação (disciplina)". Provérbios 1:7 

O que os filósofos e pensadores dizem sobre mentira e sobre a verdade?

Que vantagem têm os mentirosos? A de não serem acreditados quando dizem a verdade.” – Aristóteles
Quem diz a verdade não precisa de boa memória.” – Mark Twain
O diabo pode citar as Escrituras quando isso lhe convém.” – William Shakespeare

Se o diabo tivesse uma bíblia, qual seria o versículo principal?

Satanás “amou” o mundo de tal maneira, que deu a ele a sua filha unigênita: A MENTIRA

A mentira escraviza

“Aquele que diz uma mentira não sabe a tarefa que assumiu, porque está obrigado a inventar vinte vezes mais para sustentar a certeza da primeira.” – Alexander Pope

A verdade liberta

Enquanto a mentira aprisiona a verdade liberta, pois o próprio Senhor Jesus é a verdade:
“E conhecereis a verdade, e A VERDADE VOS LIBERTARÁ.” (João 8:32)
“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a VERDADE e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”
(João 14:6)





Salmo 5:6

"Destruirás aqueles que proferem a mentira; o SENHOR aborrecerá o homem sanguinário e fraudulento (ATORMENTARÁ, CAUSARÁ LOUCURA, PARANÓIA)."

Jeremias 10:14

"Todo homem se embruteceu e não tem conhecimento (AMNÉSIA); da sua imagem esculpida envergonha-se todo fundidor; pois as suas imagens fundidas são falsas, e nelas não há fôlego (Espírito)."

Zacarias 10:2

"Porque os ídolos têm falado vaidade, e os adivinhos têm visto mentira, e contam sonhos falsos; com vaidade consolam, por isso seguem o seu caminho como ovelhas; estão aflitos, porque não há pastor. "

" Porque os ídolos falam mentiras, os adivinhadores têm falsas visões e contam sonhos enganadores; o consolo que trazem é vão. Por isso o povo vagueia como ovelhas aflitas pela falta de um pastor. (PARANÓICOS)

Jeremias 9:5

"E zombará cada um do seu amigo (CONFUSÃO GERAL, ARACNOIA, PARANOIA COLETIVA), e não falam a verdade; ensinam a sua língua a falar a mentira, andam se cansando em agir perversamente."

Por que você nunca para refletir sobre isso?!

 

As mentiras são o principal instrumento DIABO para enlouquecer e levar a ruína e destruição da Pessoa humana. Na verdade, o diabo "mata", destrói nossa alma através das suas mentiras.

Apoc. 12:9 (LDH) O enorme dragão foi lançado fora. Ele é aquela velha cobra, chamada Diabo ou Satanás, que engana todas as pessoas do mundo.
Paulo tece um comentário sobre as mentiras do diabo numa advertência aos crentes de Corinto:

"Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo." (2 Coríntios 11:3)

Observe as palavras "a mente de vocês ou vossos sentidos" - esta é a área que está sob ataque constante do diabo a sanidade da pessoa.
A corrupção da mente é uma das principais maneiras de o diabo desviar as pessoas de Yeshua. Yeshua é a frequência da verdade.

"A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem."
(2 Tessalonicenses 2:9-10)

Ele é a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás, que engana o mundo todo.
Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo.
Mateus 4:1



"...para que assim voltem à sobriedade e escapem da armadilha do Diabo, que os aprisionou para fazerem a sua vontade.
2 Timóteo 2:26

2 Tessalonicenses 2,9-10: “Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira, e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não olharam o amor da verdade para serem salvos.”
Jeremias 6,14: “Curam superficialmente a ferida do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz.”

Ezequiel 13,1-8: “Veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Filho do homem, profetiza contra os profetas de Israel, que, profetizando, exprimem, como dizes, o que lhes vem do coração. Ouvi a palavra do Senhor. Assim diz o Senhor Deus: Ai dos profetas loucos, que seguem o seu próprio espírito sem nada ter visto! Os teus profetas, ó Israel, são como raposas entre as ruínas. Não subsiste às brechas, nem fizestes muros para a casa de Israel, para que ela permaneça firme na peleja no Dia do Senhor. Tiveram visões falsas e adivinhação mentirosa os que dizem: O Senhor disse quando o Senhor os não enviou; e esperam o cumprimento da palavra. Não tiveste visões falsas e não falaste adivinhação mentirosa, quando dissestes: O Senhor diz, sendo que eu tal não falei? Portanto, assim diz o Senhor Deus: Como falais falsidade e tende visões mentirosas, por isso, eu sou contra vós outros, diz o Senhor Deus.”

O diabo atenta e atormenta a mente humana com mentiras.
 A carne e a mente são fracas!

1 Ped. 5:8-10 (LDH)Estejam alertas e fiquem vigiando porque inimigo, o Diabo, anda em volta de vocês como um leão que ruge, procurando alguém para devorar. Fiquem firmes na fé e enfrentem o Diabo, pois vocês sabem que no mundo inteiro os seus irmãos na fé estão passando pelos mesmos sofrimentos.

1 Tess. 3:5 (LDH) Então tive de enviar Timóteo. Não pude agüentar mais e por isso o enviei para saber como vocês vão indo na fé. Certamente que o Diabo não os poderia ter tentado de tal modo, que todo o nosso trabalho não valesse nada.
2 Cor 2:11 (LDH) Eu o perdôo para que Satanás não se aproveite de nós, pois conhecemos bem os planos dele.



BONEQUINHAS DE SATANÁS, BONEQUINHAS DO JOGO, BONEQUINHAS DO SISTEMA!

Os filhos do pai da mentira

Jesus fez uma distinção entre os filhos de Deus e os filhos do diabo. Os filhos de Deus reconhecem e aceitam as palavras de Jesus. Eles são libertados do poder do pecado pela verdade de Jesus. Seu coração está cheio de amor por Jesus (João 8:31-32).
Os filhos do diabo são diferentes. Eles podem até achar que são filhos de Deus mas eles rejeitam a verdade de Jesus. Estão tão presos nas mentiras do diabo que não conseguem sequer reconhecer a verdade! Sua visão está distorcida; a verdade lhes parece mentira (João 8:43-45).
Isso é muito triste, porque somente Jesus pode nos libertar. Não existe outra forma de ser salvo do pecado e da condenação (João 14:6). O diabo usa a mentira para manter as pessoas debaixo de seu poder. Quem ainda não foi libertado por Jesus está debaixo da autoridade do diabo, como um filho debaixo de seu pai.

Isaías 28:15

"Porquanto dizeis: Fizemos concerto com a morte e com o inferno fizemos aliança; quando passar o dilúvio do açoite, não chegará a nós, porque pusemos a mentira por nosso refúgio e debaixo da falsidade nos escondemos."



"O justo aborrece a palavra de mentira, mas o ímpio é abominável e se confunde." (Provérbios 13:5)

O justo prefere sofrer por falar a verdade do que evitar o sofrimento usando de mentira. Tais pessoas sabem que mentir por hábito é pecar contra o Senhor, que viver desse modo é excluir-se do reino de Deus.



Provérbios 20:17

"Suave é ao homem o pão da mentira, mas, depois, a sua boca se enche"



Jeremias 9:3

"E encurvam a língua, como se fosse o seu arco, para a mentira; fortalecem-se na terra, mas não para a verdade; porque avançam de malícia em malícia, e a mim me não conhecem, diz o Senhor."

"Eis que a língua dessa gente é como um arco preparado para atirar. É a falsidade, não a sinceridade, tampouco a verdade, que prevalece nesta terra. Eles simplesmente saltam de um crime a outro; eles não me reconhecem nem me dão a mínima atenção!”, declara Yahweh."



MENTIRA, DEMÔNIOS, PARANOIA, LOUCURA E TRANSTORNOS MENTAIS
Em toda a Bíblia não encontramos texto que trata diretamente sobre a origem dos transtornos mentais. Entretanto, alguns textos bíblicos deixam bem claro que pessoas alvo de espíritos malignos podem ter comprometimento em seu estado psíquico tanto nas funções básicas quanto no comportamento geral.

Mateus capítulo 8, versículo 16, deixa bem claro que algumas doenças podem ser causadas por espíritos malignos, uma vez que pessoas eram curadas após ficarem livres de tais espíritos, tormentos.


Marcos capítulo 5, nos fala do endemoninhado gesareno, descrevendo um quadro de isolamento social (“vivia nos sepulcros”), caso típico de Paranoia, agressividade e impulsividade (“nem com mesmo cadeias alguém podia prende-lo”), errância (“andava sempre, de noite e de dia”), automutilação e alterações graves de comportamento (“ferindo-se com pedras), Esquizofrenia Paranoide.


A esquizofrenia é uma doença psiquiátrica endógena (psicose) com dois tipos predominantes de sintomas: os produtivos e os negativos. Os sintomas produtivos (ou positivos) são, basicamente, os delírios e as alucinações. O delírio se caracteriza por uma visão distorcida da realidade. O mais comum, na esquizofrenia, é o delírio persecutório. O indivíduo acredita que está sendo perseguido e observado por pessoas que tramam alguma coisa contra ele. Imagina, por exemplo, que instalaram câmeras de vídeo em sua casa para descobrirem o que faz a fim de prejudicá-lo.


As alucinações caracterizam-se por uma percepção que ocorre independentemente de um estímulo externo. Por exemplo: o doente escuta vozes, em geral, as vozes dos perseguidores, que dão ordens e comentam o que ele faz. São vozes imperativas que podem levá-lo ao suicídio, mandando que pule de um prédio ou de uma ponte.


Delírio e alucinações são sintomas produtivos que respondem mais rapidamente ao tratamento. No outro extremo, estão os sintomas negativos da doença, mais resistentes ao tratamento, e que se caracterizam por diminuição dos impulsos e da vontade e por achatamento afetivo. Há a perda da capacidade de entrar em ressonância com o ambiente, de sentir alegria ou tristeza condizentes com a situação externa.


Dentro de seu quadro clínico pacientes esquizofrênicos podem apresentar delírios em que estão sendo perseguidos pelo diabo, escutar vozes que atribui ser de entidades malignas, ter visões que atribuem ser espirituais, conversar com Deus (ou mesmo acreditarem ser Deus!) e outros sinais e sintomas que podem confundir com achados normalmente presentes dentro do contexto espiritual em que vivem ou participam. Podem deste modo, serem tratados como portadores de opressões e/ou possessões espirituais e não serem encaminhados para tratamento eficaz, comprometendo sua recuperação com sérios riscos a si e a terceiros. Assim é de suma importância diferenciar quadros de origem espiritual de quadros psiquiátricos.


O inferno é terrível. O inferno é quente. Você não vai poder reduzir as chamas atormentadoras; você não vai poder por um fim no seu sofrimento (Mc 9:44,46,48).
O inferno foi criado e preparado para o diabo e os seus anjos, porque eles pecaram (Mt 25:41; IIPe 2:4).E todos os homens pecadores se juntarão ali para uma eternidade de horríveis sofrimentos (Lc 16:19-31; Ap 20:11-15).

A BÍBLIA É A VERDADE E NOS ENSINA A NÃO JOGARMOS COM A MENTIRA




Interpretar mal a verdade de Deus. Os crentes raramente têm consciência de que fornecem terreno ao inimigo toda vez que aceitam uma mentira dos espíritos malignos. Se os seguidores de Deus aceitam ou, erradamente, interpretam como sendo natural, ou causado por eles mesmos, algo que esses espíritos colocam em seu corpo, circunstâncias ou trabalhos, estão lhes cedendo um terreno precioso para suas abomináveis realizações. Quando abraçamos uma mentira, damos terreno para que os elementos satânicos continuem operando. Se, erroneamente, aceitarmos esses fenômenos como sendo originados em nós mesmos, daremos a autorização para que eles permaneçam em nossa vida. Apesar de os espíritos malignos obterem essa permissão por meio do engano, ela fornece um lugar para a operação deles.


Por outro lado, muitos cristãos interpretam mal as verdades de Deus. Ignorando o verdadeiro sentido de haverem morrido com Cristo, da consagração, do mover do Espírito Santo, e assim por diante, concebem no coração interpretações inexatas dessas verdades e, consequentemente, prejudicam a si mesmos. Os espíritos malignos aproveitam essa oportunidade e comunicam aos cristãos seu entendimento e interpretação errada das verdades divinas.


Eles planejam de acordo com o entendimento errado do crente e este julga que essas coisas são de Deus, ignorando que são apenas uma imitação feita pelos tais espíritos, fundamentadas no seu mal entendimento.


Aceitação de sugestões. Inúmeras são as sugestões que as hostes de Satanás plantam na mente do cristão, principalmente ideias com respeito às suas circunstâncias e seu futuro. Elas gostam de dar-lhe profecias, predizendo o que será feito dele e o que lhe acontecerá. Se ele não tiver consciência da origem de tais predições, e permitir que elas permaneçam em sua mente, os espíritos malignos, na hora certa, atuarão em suas circunstâncias para provocarem tudo aquilo que profetizaram.


Os que possuem conhecimento científico concluem que se trata de uma doença psicológica. Contudo quem tem discernimento espiritual sabe que isso acontece simplesmente porque a pessoa aceitou a sugestão de um espírito maligno. Desse modo, concedeu terreno para que ele criasse a situação. Quantas das doenças chamadas naturais e psicológicas são, na realidade, maquinações desses espíritos. Quando um cristão não repele os pensamentos que têm origem nos espíritos malignos, ele lhes concede base para que atuem em sua vida.

Uma mente vazia.
 
Deus criou o homem com uma mente que deve ser utilizada: "... é o que ouve a palavra e a compreendi'" (Mt 13.23). O Senhor quer que o homem compreenda sua palavra com o intelecto, de onde a mensagem passa à emoção, à vontade e ao espírito. Uma mente vivida é, portanto, um obstáculo à obra dos espíritos malévolos. Um dos principais alvos desses espíritos é conduzir a mente da pessoa a um estado de vazio interior, estabelecendo ali um verdadeiro vácuo. As potestades do inimigo empregam o engano ou a força para transformar a faculdade mental do cristão numa entidade vazia. Elas sabem que, enquanto sua cabeça estiver vazia, ele não poderá pensar. Elas o despojaram de lodo raciocínio e sentido e o levaram a aceitar, sem questionar, os ensinos malignos.
O cristão deve exercitar a mente, pois o exercício dela constitui uma enorme desvantagem para os espíritos malignos. Tanto é que eles são compelidos a exercitar sua força total para tentar esvaziá-la. Só quando a mente funciona de forma normal é que o cristão está apto a discernir as revelações sobrenaturais absurdas e as várias insinuações nela implantadas, e também a reconhecer que são mentiras. 

A BATALHA NA NOSSA MENTE 


É na nossa mente que surgem as duvidas, é na mente que entra coisas que põem duvida a respeito de Deus e da Palavra. É na nossa mente que decidimos se servimos a Deus, ou ao mundo, ou se servimos no Espírito ou na carne. É na nossa mente que decidimos se somos santo ou profano, é na nossa mente que está o poder de decisão. I Rs. 18: 21. É na nossa mente que o inimigo age. É na mente que ele põe medo, que ele nos oprime, é onde ele nos acusa.Sl. 116: 3; Ap. 12: 10. 



PINÓQUIO A MENTIRA, O NARCISISMOS E A "BURRICES

Desenho infantil Pinóquio em português

https://www.youtube.com/watch?v=NFl9SwEf6Yk



Pinóquio ou Pinocchio (em italiano) é um personagem muito famoso do romance As Aventuras de Pinóquio escrito por Carlo Collodi em Florença no ano de 1881. O nome Pinocchio é uma palavra típica do italiano falado na Toscana e significa pinhão (em italiano padrão seria pinolo). Esculpido a partir do tronco de uma árvore por um entalhador chamado Gepeto, Pinóquio nasceu como uma marionete de madeira, mas que sonhava em ser um menino de verdade. Desde que ele era um apenas um pedaço de madeira ele já falava. 
Esse conto fala de algo muito importante para o desenvolvimento da personalidade. A perda da ingenuidade. Acreditar em tudo e em todos pode levar as mais sérias enrascadas.
O fato de ser uma marionete mostra que ele ainda e incapaz de agir por si próprio e que sua ingenuidade o torna presa fácil de quem quer que seja mais esperto e queira levar vantagem. Ou seja, ele faz aquilo que os outros querem.
Pinóquio ao ser esculpido por Gepeto se mostra um menino muito travesso e que não queria ir à escola nem fazer qualquer tipo de trabalho. Quando somos crianças é comum que desejemos ficar apenas brincando, isso faz parte de imaginário infantil, mas para nos tornar adultos e amadurecermos encarar a realidade e o trabalho e essencial e vital.
O menino de madeira conhece então o Grilo Falante que chama a atenção dele, mas ele acerta o grilo com um martelo na cabeça.
O Grilo simboliza a consciência, ele faz aquele barulho chato e incomodo que nos traz para a realidade, entretanto Pinóquio ainda não estava pronto para tomar consciência, ainda era necessário passar por uma série de provas.
Ao ir para escola pela primeira vez, devido à compaixão que sentiu por Gepeto, no caminho se encanta com um teatro de marionetes e vende sua cartilha. Após isso ele encontra uma raposa manca e um gato cego, que o engana fazendo com que perca as moedas de ouro que possuía, alem de quase matá-lo.
A raposa e o gato são símbolos de astucia, inteligência e independência. As raposas são seres oportunistas e os gatos símbolos da inteligência e independência (ele faz o que quer quando lhe agrada).

PINÓQUIO 1*EPISÓDIO

https://www.youtube.com/watch?v=Ll7-hGXk4CE



Em nosso processo de crescimento devemos aprender a lidar e a enxergar primeiramente o oportunista e o gatuno dentro de nos mesmos, pois assim reconhecendo nossa sombra, podemos desenvolver em nos uma astúcia que nos auxilia a não sermos mais presas fáceis.
Pinóquio também se encontra com a fada de cabelo azul. E ela quem lhe ensina a famosa lição sobre a mentira, pois já sabemos que todas as vezes que ele mente seu nariz cresce. Isso significa que dificilmente conseguimos esconder uma mentira por um tempo longo, de uma forma ou de outra ela aparece.
A fada azul também simboliza uma mãe para Pinóquio, mas um exemplo de boa mãe. Aquela que sabe ser amorosa, mas também que sabe quando deixar o filho quebrar a cara para sei próprio crescimento, não impedindo que o filho sofra, mas ajudando dando sábios conselhos.
Pinóquio após passar por outros desafios (inclusive o de ser preso) vai atrás do pai arrependido e começa a freqüentar a escola. Mas uma importante lição ainda lhe faltava para poder se tornar humano.
Seu amigo chamado Pavio, um garoto preguiçoso, o seduz a ir ao Pais dos Brinquedos, onde não precisariam estudar, trabalhar e haviam apenas diversões e brincadeiras de manhã à noite. Após relutar um pouco, Pinóquio segue e amigo.
Mas conforme o tempo passa ambos se transformam em burros e são vendidos. Pinóquio então vai parar em um circo onde sofre sendo a tração principal.
Após isso ele consegue fugir e voltar a ser uma marionete de madeira.
A importante lição aqui é que nada se consegue sem esforço. Dinheiro não nasce em árvores e a falta de estudos nos transforma e burros adestrados. Portanto, devemos aprender a equilibrar em nossas vidas o prazer e o esforço. Ambos devem coexistir, pois privilegiar apenas um nos deixa atrofiado em nosso desenvolvimento.
Para finalizar, Pinóquio após mais algumas aventuras reencontra o pai e finalmente se transforma em um menino de verdade, assumindo um trabalho e o cuidado com o pai e a fada.
Ele não e mais uma marionete, sabe lidar com sua própria vida e não sai mais por ai ouvindo qualquer pessoa, pois desenvolveu a astucia e o senso de responsabilidade.

http://www.fasdapsicanalise.com.br/a-perda-da-ingenuidade-pinoquio/

A mentira - PINÓQUIOS DO COTIDIANO



Filme Pinóquio 2008 dublado

https://www.youtube.com/watch?v=xGp9tnXPKa8

A MENTIRA

Como na fábula de 'Pinóquio' a mentira pode ser destrutiva para si próprio. Pinóquio mente para fugir da sua real situação, negada e indesejada por ele mesmo, ele não aceita e assim nega, mente, por consequência, bloqueia, não dá ouvidos a sua consciênica, o Grilo falante, o qual na psicanálise, faz o papel de Supergo, os limites morais e sociais.
Pinóquio é puro desejo (ID)por isso faz tudo para obter sua satisfação, até mesmo colocando em risco a si mesmo e a vida de seu pai (Gepeto), é tudo que o Id (incosciente) quer, realizar suas vontades, muitas vezes sem nem ver as consequências.
Quando entende sua condição, cai a defesa e não é mais necessário mentir, é quando 'se torna bom menino' que alcança seus objetivos.

Na vida real não é muito diferente, o pinóquio real, usa de mesmos artifícios, ou melhor dizendo, nega sua condição real, mente e por vezes acredita na própria mentira, como na história de Pinóquio, a menira é sim auto destrutiva.

O mentiroso não mente para poupar o outro, como costuma dizer para se defender do seu ato, e sim para poupar a si mesmo.
A mentira não tem função de proteção e sim de destruição, quando mente, quer destruir e não proteger.
Mentiras banais, geralmente não tem banalidade, não existe mentira para não magoar ou para proteger o outro, protege-se de si mesmo, seja qual for o grau da situação.

Há mentiras para os outros, para uma sociedade se assim for o caso, mas não há mentira para o espelho. Ou seja a pior consequência da mentira será para o próprio mentiroso, pois o que recebe a mentira, recebe-a acreditando ser verdade, sua 'consciência' aceita e popularmente dito, dorme com a consciência tranquila; já o que manipula os fatos, sofre pela culpa (se não possuir uma patologia mais grave, caso contrário os sentimentos não são gerados, casos de perversão e psicopatia) e por todo artifício que cria para suprir os fatos seguintes a mentira, uma defesa contra sí próprio. O mentiroso permanece em constante vigilância, esse estado é auto-destrutivo.

Viver a realidade e dizer a verdade não é fácil, a verdade é de difícil realização para quem sofre com suas conturbações internas.
“Nem toda mentira patológica tem, necessariamente, estrutura particular. Ela também pode exprimir, de modo menos específico, as lutas que a pessoa empreende para manter a sua auto-estima”
A mentira é de fato, a defesa dos que tem baixa auto estima. (Narcisistas ao contrário da aparente força, tem extrema baixo auto estima).

"Isto acontece devido a um Eu (EGO) fragilizado, ferido por ameaças que estão afetando suas qualidades e criações. Então negar a existência de algo é uma tentativa de não aceitar na consciência algum fato que perturba o EU, “Nego (minto – faço de conta) para que todos acreditem e sirvam-me de testemunhas em minha disputa interna, entre minha própria memória (consciente) e minha tendência a negar – minhas próprias angústias (inconsciente)”.

"Entretanto, se a mentira for exacerbada, carregada de perversidade e hostilidade, como forma de destruir e/ou ferir, e se utilizada de maneira cotidiana, como forma de defender-se antes de suas próprias angústias ou/e se iludir um déficit de narcisismo. Então necessário se faz buscar suas causas em tratamento psicanalítico ou se for o caso, até mesmo psiquiátrico.
Afinal viver frequentemente num mundo de fantasia, prejudicando a própria saúde mental, utilizando-se de perversidade, significa portar alguma forma de desequilíbrio para enfrentar a realidade, e, neste caso, precisa-se de ajuda para compreender, reconhecer e/ou aceitar aquilo (no inconsciente) do que se defende, do que se foge, do que lhe causa desprazer."


A Mentira tem uma das pernas curtas, manca e tem o rabo longo, logo deixa rastro!

Por Deonísio da Silva



O brasileiro é bonzinho. Fala com humor, raramente com raiva, dos grandes mentirosos. E adotou figuras e provérbios inocentes, como o do título, para falar de mentirosos que muitos prejuízos deram e dão ao povo.
Em outras culturas, a mentira é punida com mais rigor, inclusive na memória popular. Um dos grandes provérbios é: mendax et furax (mentiroso e ladrão), dá conta de que “quem mente, rouba”. E, em traduções diversas, espalhou-se por muitas línguas.
Pinóquio deu cara (de pau) à mentira e é seu personagem-símbolo. A cada nova mentira, maior fica seu nariz. Pergunte ao Google, o oráculo de Delfos de nosso tempo, quais são os maiores mentirosos do mundo. Há números-símbolos para tudo: Sete Maravilhas do Mundo Antigo, Dez Pragas do Egito, Quatro Virtudes Cardeais, Sete Pecados Capitais etc. Mas o número dos Pinóquios, como o do Outro, é Legião.
Pinóquio é conhecido em todo o planeta, mas, à semelhança de Sherlock Holmes, poucos sabem quem é seu autor. Pois ele foi inventado por Carlo Collodi, pseudônimo do jornalista e escritor italiano Carlo Lorenzi, filho de um cozinheiro e de uma dona de casa. Bem-humorado e sarcástico, tinha grande interesse por temas políticos e por isso foi muito perseguido e censurado.
Em fins do século XIX, na mesma época em que Machado de Assis publicava Memórias Póstumas de Brás Cubas (em capítulos, na Revista Brasileira), Carlo Collodi publicava (também em capítulos, no Jornal para as Crianças), História de um Boneco, primeiro título de As Aventuras de Pinóquio.
Todavia o provérbio é mais antigo. Veio originalmente do Grego e chegou a muitas línguas, inclusive ao Português, depois de uma escala no Italiano: le bugie hanno le gambe corte (as mentiras têm as pernas curtas).
O provérbio indica que as mentiras, como as de Pinóquio, logo são descobertas. Flagrado na primeira mentira, o mentiroso contumaz inventa a segunda, depois outra, mais outra, enfim dezenas, centenas, milhares. Mas outro ditado, vindo de Portugal, avisa: “a esperteza, quando é muita, vira bicho e come o dono”. Ela já devorou muitos brasileiros e está devorando outros mais. Pais e filhos, e maridos e mulheres já foram presos juntos. Há outros seguindo o mesmo caminho.
O brasileiro médio lê pouco e por isso guarda mais facilmente na memória frases e provérbios que tenham rimas ou versos curtos. Pois ele raramente leu o que repete. Ele apenas ouviu. Ou guardou na memória a ilustração que viu e se lembra da frase famosa. Pode ser uma foto ou um desenho. Ou uma cena da televisão, que faz do jornalismo atual um folhetim por cujos capítulos todos esperam ansiosamente. Até o desfecho.

http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/de-onde-vem-as-palavras-a-mentira-tem-as-pernas-curtas/

 

Pinocchio - Contos de Fadas (Dublado e Completo)

A sinceridade é nobre, a verdade é ato de coragem e sinceridade consigo mesmo. Mentir para o outro é fácil, mentir para o espelho impossível.

Tatiana Viana de Oliveira



Nenhum comentário:

Postar um comentário