"O senhor é meu pastor e nada me faltará, ele é meu guia, ele me ajudará, que o senhor esteja na minha mente e no meu coração para todo o sempre, amém"
Webquest Tabuada Dinamizada
quarta-feira, 21 de junho de 2017
quarta-feira, 14 de junho de 2017
A Origem do conceito ESTADO.
" o estado de coisas, principalmente da sociedade e do governo antes da Revolução Francesa."
O termo Estado (do latim status,us: modo de estar, situação, condição, ESTADO DE COISAS), segundo o Dicionário Houaiss, data do século XIII e designa o "conjunto das instituições que controlam e administram uma nação"; "país soberano, com estrutura própria e politicamente organizado" (não confundir com governo). Condição de alguém ou de alguma coisa em determinada situação ou momento.
A denominação Estado (do latim status = estar firme), significando situação permanente de convivência e ligada à sociedade política, aparece pela primeira vez em “O Príncipe” de Maquiavel (1513). Passou a ser usada pelos italianos sempre ligada ao nome de uma cidade independente, nos molde das cidade-estados gregas, polis.
É certo que o nome Estado, indicando uma sociedade política, só aparece no século (16) XVI, e este é um dos argumentos para alguns autores que não admitem a existência do Estado antes do século (17) XVII. Terceira (3° Teoria – O Estado só passa a existir no período moderno).
Nas
sociedades matriarcais, anteriores ao surgimento da família monogâmica e
da propriedade privada, o poder social era distribuído de forma
hierarquizada, a partir dos conselhos de anciãos e das estruturas
tribais. As relações entre os membros das sociedades eram de tipo
pessoal e a coesão do grupo se baseava em práticas religiosas e ritos
sociais de tipo tradicional.
O surgimento da agricultura e a conseqüente distribuição de terras entre os membros da sociedade favoreceu a criação da propriedade privada, dos direitos hereditários e, por conseguinte, da família patriarcal. Nela, a descendência devia ser assegurada por meio de um sólido vínculo matrimonial de caráter monogâmico (a mulher só podia ter um marido). Os primeiros estados, no Egito, na Mesopotâmia, na China, na Índia, na América Central, nos Andes etc. surgiram como uma delegação do poder social, numa estrutura política capaz de assegurar o direito de propriedade frente a inimigos internos (ladrões) ou externos (invasores). Tiveram origem ainda como organização destinada a tornar possível a realização dos trabalhos coletivos (construção de canais, barragens, aquedutos etc.) necessários para a comunidade.Esses primeiros estados se caracterizaram por exercer um poder absoluto e teocrático, no qual os monarcas se identificavam com uma divindade. O poder se justificava por sua natureza divina e era a crença religiosa dos súditos que o sustentava.
A primeira experiência política importante no mundo ocidental foi realizada na Grécia por volta do século V a.C. A unidade política grega era a polis, ou cidade-estado, cujo governo foi, em alguns momentos, democrático. Os habitantes que alcançavam a condição de cidadãos - da qual estavam excluídos os escravos - participavam das instituições políticas. Essa democracia direta teve sua expressão mais genuína em Atenas.
Para os filósofos gregos, o núcleo do conceito de estado se achava representado pela idéia de poder e de submissão. Platão, em A república e As leis, afirmou que a soberania política devia submeter-se à lei. Para ele, somente um estado em que a lei fosse o soberano absoluto, acima dos governantes, poderia tornar os cidadãos felizes e virtuosos. Platão esboçou o modelo de uma cidade-estado ideal, na qual a lei exercia uma função educadora tanto dos cidadãos como do estado. Aristóteles distinguiu várias formas de governo e de constituição, mas admitiu limites ao exercício do poder por intermédio do direito e da justiça.
A organização política de Roma foi, no início, a URBE semelhante à grega, com tendências cosmopolitas. A CIVITAS (cidade) era o centro de um território reduzido, onde todos os cidadãos participavam do governo. Na história de Roma , o termo latino civitas (plural civitates ), segundo Cicero surge na época da última República Romana e início do império , era o corpo social dos cives , ou cidadãos , unidos por lei (concilium coetusque hominum jure sociati). É a lei que os unifica, dando-lhes responsabilidades (munera), por um lado, e direitos de cidadania, por outro. O acordo (concilium) tem uma vida própria, criando uma res publica ou "entidade pública" (sinônimo de civitas), na qual os indivíduos nascem ou aceitam e de onde morrem ou são ejetados. O civitas não é apenas o corpo coletivo de todos os cidadãos, é o contrato que os vincula todos juntos, pelo que cada um é um civis .Com a expansão do império e das leis gerais promulgadas por Roma, respeitaram-se as leis específicas dos povos dominados. Marco Túlio Cícero, orador e filósofo romano, afirmou que a justiça é um princípio natural e tem a missão de limitar o exercício do poder.
Os arquétipos políticos gregos e as idéias de Cícero exerceram influência decisiva sobre santo Agostinho e em todos os seguidores de sua doutrina. Para santo Agostinho, o estado é uma comunidade de homens unida pela igualdade de direitos e pela comunhão de interesses: não pode existir estado sem justiça. Apenas a igreja, modelo da cidade celeste, pode orientar a ação do estado na direção da paz e da justiça.
Na Idade Média, a teoria de que o poder emanava do conjunto da comunidade surgiu como elemento novo. O rei ou o imperador, portanto, deviam ser eleitos ou aceitos como tais por seus súditos, para que sua soberania fosse legítima. O enfoque de que o poder terreno era autônomo com relação à ordem divina permitiu o surgimento da doutrina de um "pacto" que devia ser realizado entre soberano e súditos, em que eram estabelecidas as condições do exercício do poder e as obrigações mútuas para alcançar o bem comum. A lei humana, reflexo da lei divina, devia apoiar-se na razão. Santo Tomás de Aquino expõe essa concepção do poder na Summa theologica.
Urbs - O termo latino- urbs, prestados em italiano com "urbe", indica corretamente a cidade latino por excelência, no entanto, como o conjunto de edifícios e infra-estrutura; os civitas em sentido estrito, com suas próprias fronteiras sagrados , o pomerium , e assim consagrada a a . A presença deste recinto sagrado distingue de " oppidum , ou seja, a simples cidade fortificada , desprovido de prerrogativas religiosas e políticas urbe.
A distinção de urbe ' oppidum
é, assim, originado a partir da fundação do centro, que em Roma foi
acompanhada por cerimônias religiosas durante o qual foi atribuída a
ranhura sagrada em torno do qual as paredes foram posteriormente
erguida. O groove, disse precisamente pomerium, delimitando a área interna destinada à vida civil do lado de fora, destinada a funções militares. Dentro do assim Pomerio a cidade era exatamente uma civis , com todos os seus direitos e suas prerrogativas, e a proibição de suportar os braços , enquanto lá fora que poderia ser milhas , esse guerreiro para servir a cidade, sujeito às regras restritiva. A parte da cidade sacralizado, em seguida, ser alocado para as funções de centro religioso e político, bem como a habitação.
No sistema de cidades latino, portanto, as urbes foram, então, a cidade-estado com funções políticas e religiosas em torno do qual gravitavam a oppida. Então, com a expansão do estado romano era Roma a subir para a excelência papel urbs, como o coração da cidade ' Império .
Ab urbe condita (normalmente abreviado AUC ou a.u.c.) é uma expressão latina que significa 'desde a fundação da cidade'.[1] Refere-se principalmente na numeração dos anos desde a fundação do centro urbano de Roma, tradicionalmente fundada no ano 753 a.C.
terça-feira, 13 de junho de 2017
segunda-feira, 12 de junho de 2017
Formação para Seguranças, Vigilantes, Guardas Municipais e Agentes.
FORMAÇÃO
PARA SEGURANÇAS – VIGILANTES E AGENTES
Nível
Técnico - EAD
-
Tec. Segurança do Trabalho
-
Tec. em Serviços Jurídicos
Objetivo
Formar
profissionais para a execução de serviços de suporte e apoio
técnico-administrativo a escritórios de advocacia, de auditoria
jurídica, recursos humanos e departamentos administrativos, bem
como, para o cumprimento das determinações legais atribuídas a
cartórios judiciais e extrajudiciais, executando procedimentos e
registros cabíveis.
Temas Abordados no Curso
-
Organização Empresarial;
-
Legislação Trabalhista;
-
Legislação Tributária;
-
Legislação Empresarial;
-
Arquivamento e gerenciamento processual;
-
Organização Judiciária;
-
Gerenciamento financeiro do escritório;
-
Métodos e técnicas administrativas;
-
Redação Jurídica;
-
Ética e responsabilidade social;
CURSOS DE FORMAÇÃO E APRIMORAMENTO
WR Educacional
https://www.wreducacional.com.br/lista-de-cursos/seguranca-patrimonial/1
FORMAÇÃO DE VIGILANTES, CURSOS E TREINAMENTO -
https://cefat.com.br/curso-formacao-de-vigilante/?gclid=CjwKCAiA_ZTfBRBjEiwAN6YG4fKGEoB12s1HGYA4_hA6XyZugmPNusLXmQ2G8BpvMTyd6a78qlKQIRoCy6oQAvD_BwE
WR Educacional
https://www.wreducacional.com.br/lista-de-cursos/seguranca-patrimonial/1
Cursos de Segurança | - Brava Cursos -
https://bravacursos.com.br/seguranca/
Curso - Pesquisa Geral
https://www.google.com/search?client=firefox-b-ab&ei=L8DlW8aHO8TBwATA_Y6ADw&q=cursos+para+VIGILANTES+seguran%C3%A7as+ead&oq=cursos+para+VIGILANTES+seguran%C3%A7as+ead&gs_l=psy-ab.3...3137.5383..6229...0.0..0.340.2613.0j3j6j2......0....1..gws-wiz.......0i71j35i304i39.tRDv52MSPvo
Nível
Superior Tecnólogo - EAD
Objetivo
Preparar tecnólogos para atuar na área jurídica, desenvolvendo atividades relacionadas à gestão, cartórios, comunicação e planejamento estratégico, além de poder desempenhar atividades administrativas nos escritórios de advocacia.
- Formação Inicial em Educação a Distância
- Investigação Profissional: Habilitação para Detetive Particular
http://www.eaduninter.com.br/cursos/investigacao-profissional-habilitacao-para-detetive-particular/
Se você tem facilidade de se comunicar e se relacionar com pessoas, tem perfil de liderança e sabe trabalhar bem em equipe, pode se destacar na carreira de Segurança Privada. O especialista em Segurança Privada precisa ter iniciativa para agir adequadamente em diversas situações, usar sua postura ética e seu senso de responsabilidade social para gerar um bom impacto no seu ambiente de trabalho, além de saber analisar uma situação e criar um plano de ação com rapidez e eficiência.
- Tecnólogo em Serviços Jurídicos e Notariais
FACINTER - UNINTER -
Objetivo
Preparar tecnólogos para atuar na área jurídica, desenvolvendo atividades relacionadas à gestão, cartórios, comunicação e planejamento estratégico, além de poder desempenhar atividades administrativas nos escritórios de advocacia.
GRADE CURRICULAR
- Formação Inicial em Educação a Distância
- Relações Étnico-Raciais e História e Cultura Afrobrasileira, Africana e Indígena
- Fundamentos de Gestão
- Direito e Legislação Aplicada
- Comunicação Estratégica
- Processo Decisório
- Gestão Estratégica de Pessoas
- Legislação trabalhista
- Administração Judiciária
- Mediação e Arbitragem
- Ética
- Processo Legislativo
- Direito Administrativo
- Direito Constitucional
- Elementos de Processo Civil
- Processo Eletrônico
- Elementos de Processo Penal
- Juizado Especial
- Planejamento e Gestão Estratégica
- Inquérito Policial
- Atribuições do Analista, do Técnico e do Assessor Judiciário
- Competências do Oficial de Justiça
- Notários e Registradores
- Registro de imóveis
- Controladoria Jurídica e Inovação
- Organização e Serviços Extrajudiciais
- Investigação Profissional: Habilitação para Detetive Particular
http://www.eaduninter.com.br/cursos/investigacao-profissional-habilitacao-para-detetive-particular/
Carreira
inovadora para quem vai atuar na área de inteligência e
investigação profissional. O curso forma profissionais com
competências e habilidades para administrar, analisar, estruturar,
planejar e sintetizar as informações relacionadas às áreas de
Investigação e Inteligência, desenvolvendo a habilidade de
comunicação e a capacidade de raciocínio, para os desafios dos
novos tempos, em que o conhecimento dos métodos, técnicas e uso de
tecnologias adequadas são fundamentais para o desempenho do detetive
profissional com segurança, qualidade e ética. Venha para a
Uninter!
Diferenciais
do Curso de Graduação a Distância de Investigação Profissional:
Habilitação para Detetive Particular
-
Formação Inicial em Educação a Distância
-
Relações Étnico-Raciais e História e Cultura Afrobrasileira,
Africana e Indígena
-
Resolução de Conflitos
-
Comunicação
-
Proteção de Executivos e Autoridades
-
Ética
-
Inquérito Policial
-
Criminologia
- Investigação
de Riscos e Fraudes Corporativas
-
Sistemas de Segurança da Informação
-
Polícia Científica: Prova e Local do Crime
-
Arquitetura contra o crime
-
Tecnologia Aplicada à Investigação
-
Produção e Tratamento de Informações Sigilosas
-
Perícias Criminais
-
Fundamentos Legais da Investigação
Particular
-
Investigação de Crimes Digitais
-
Estudo de Casos de Investigação
Particular
-
Inteligência e Contrainteligência
-
Gestão de Processos para a
Investigação Particular
-
Fraudes Contábeis e Documentais
-
Técnicas de Entrevista e
Interrogatório
-
Metodologias de investigação Particular
-
Psicologia investigativa
-
Gestão Estratégica da Investigação
-
Ações e Projetos de Contraespionagem
- Tecnologia em Gestão de Segurança Privada
Se você tem facilidade de se comunicar e se relacionar com pessoas, tem perfil de liderança e sabe trabalhar bem em equipe, pode se destacar na carreira de Segurança Privada. O especialista em Segurança Privada precisa ter iniciativa para agir adequadamente em diversas situações, usar sua postura ética e seu senso de responsabilidade social para gerar um bom impacto no seu ambiente de trabalho, além de saber analisar uma situação e criar um plano de ação com rapidez e eficiência.
Durante o curso, você vai estudar conteúdos como Gerenciamento de Risco, Gestão de Crise, Segurança Bancária e Transporte de Valores, Aspectos Gerais de Armas e Munições, entre outros. Além disso, você também terá disciplinas complementadas por práticas.
Onde Trabalhar
Com uma formação em Segurança Privada, você terá muitas opções no setor público, por meio de concursos públicos, para atuar em Secretarias Estaduais de Segurança Pública, Prefeituras, Fundações e até mesmo na Polícia (Militar, Civil e Federal).
E esse é um bom momento para ingressar nesse mercado: os campos de atuação estão em expansão e um Projeto de Lei está sendo tramitado para estabelecer o salário mínimo para esse profissional válido para todo o país.
Principais áreas de atuação:
- Empresa de segurança privada, patrimonial, guarda de bens e valores
- Áreas onde há maior demanda por profissionais com esta formação, tendo bom nível de empregabilidade em todo território nacional.
- Empresas de segurança pessoal
- É um ramo de atividade da segurança privada onde se concentram os maiores salários, assim como exige profissionais cada vez mais qualificados e especializados em demandas mais específicas quanto ao uso de tecnologias.
- Institutos e Centros de Pesquisa e Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.
-
Tecnólogo em Gestão de RH - Recurso Humanos
UNOPAR
-
http://vestibular.unoparead.com.br/curso/51/gestao-de-recursos-humanos?gclid=CjwKEAjwvYPKBRCYr5GLgNCJ_jsSJABqwfw7y3UlEdPZoTwdck7T5fGH6EHzbdMnTr4A3v0Vr1UO9xoCUnDw_wcB
Objetivo
Formar Tecnólogos em Gestão de Recursos Humanos por meio do desenvolvimento das competências e habilidades relacionadas às novas performances da gestão de pessoas, considerando as transformações da sociedade contemporânea e das mudanças de paradigmas enfrentadas pelas organizações. Para tanto, capacita o aluno a analisar, aperfeiçoar, sugerir e implementar novos modelos de gestão de pessoas, de forma criativa e responsável, promovendo o desenvolvimento de competências. Estimula a utilização de valores éticos e o desenvolvimento das habilidades de comunicação interpessoal e liderança, incentivando o espírito empreendedor para que o Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos seja capaz de assumir riscos e inovar, em busca da qualificação e desenvolvimento do capital humano dentro das organizações.
Nível
Superior Bacharelado - PRESENCIAL
*
Direito.
O Curso
O
direito é o ramo científico responsável pelo estudo das normas que
regulam as relações sociais entre o estado, os cidadãos, as
nações, empresas e organizações públicas e/ou privadas.
Através
de uma sólida formação humanística, o curso de Direito da Ulbra
proporciona ao estudante o conhecimento jurídico necessário para
uma prática profissional consciente e calcada nas leis que regem a
sociedade moderna. Ao concluir a graduação, os egressos desta área
estão aptos a compreender os processos e trâmites comuns às
diversas varas do poder judiciário brasileiro.
Formação:
Bacharel em Direito
Nível
Superior Pós-graduação - Especialização - EAD
-
Especialização em Gestão de Segurança Pública e Privada
ULBRA
-
http://www.ulbra.br/ead/pos-graduacao/ead/gestao-de-seguranca-publica-e-privada/especializacao
Sobre o Curso
No
contexto atual, a segurança é abordada em todas as instâncias da
vida em sociedade e se configura como uma preocupação constante
para homens e mulheres de todas as idades.
No
curso de especialização em Gestão de Segurança Pública e Privada
da Ulbra, o aluno recebe a fundamentação teórica necessária para
coordenar equipes, departamentos e até empresas de segurança. Se
você possui interesse em atuar neste segmento, inscreva-se hoje
mesmo e aprenda mais sobre direitos humanos, fundamentos da
criminologia, segurança patrimonial e muito mais. Aprenda noções
básicas de gestão estratégica e conquiste o conhecimento
necessário para destacar-se no mercado de trabalho.
Público-alvo:
Profissionais graduados em cursos de bacharelado, licenciatura ou
tecnólogos de qualquer área do conhecimento.
Formação:
Especialista em Gestão de Segurança Pública e Privada
-
Direito Penal e Criminologia
FACINTER
- UNINTER -
O CURSO
Pós-graduação em Direito Penal e Criminologia A Distância
Faça
de sua especialização o caminho para o sucesso de sua carreira. Uma
especialização de qualidade é o caminho para o sucesso na
carreira. O curso de pós-graduação ICPC: Instituto de Criminologia
e Política Criminal/UNINTER faz uma abordagem atualizada, profunda e
crítica do Direito Penal, da criminologia e da política criminal,
em geral. O objetivo principal é qualificar o aluno para o máximo
desempenho profissional. O grande diferencial do curso de
especialização é o seletíssimo corpo docente, constituído pelos
mais conceituados professores da área e sob a coordenação
acadêmica do prof. Dr. Juarez Cirino dos Santos, pioneiro da
criminologia crítica no Brasil e um dos mais importantes
criminalistas da atualidade. Um curso feito sob medida para
advogados, magistrados, promotores de justiça, delegados,
procuradores, bacharéis em Direito, psicólogos, sociólogos,
antropólogos e demais operadores do sistema de justiça criminal. A
experiência científico-pedagógica revolucionária do curso fará
de você um especialista à altura dos desafios profissionais do
mundo contemporâneo. Os créditos do curso são integralizados no
prazo aproximado de 9 meses.
GRADE
CURRICULAR
-
Princípios do direito penal. Teoria do injusto penal. Teoria da ação
-
Formas estruturais do tipo de injusto
-
Justificações
-
Culpabilidade
-
Modos de aparição do crime
-
Teorias penais e teorias criminológicas
-
Criminologia etiológica individual
-
Criminologia etiológica estrutural
-
Criminologia crítica individual: labeling approach
-
Criminologia crítica estrutural
-
Segurança pública e os novos discursos punitivos
-
Ideologia, mídia e criminalidade
-
Metodologia científica
-
Trabalho de Conclusão do Curso
-
Pós-Graduação em Direito Penal e Processual Penal
VERBO
JURÍDICO -
Objetivo
O acentuado dinamismo do Direito Penal Econômico provocado pelo processo de globalização econômica e financeira exige a atualização de conhecimentos da matéria, e assim o curso de Pós-Graduação em Direito Penal e Processual Penal da Escola Superior Verbo Jurídico propicia uma visão abrangente do Direito Penal Econômico, permitindo ainda a compreensão de questões de particular relevância, buscando instrumentalizar os operadores do Direito para a condução de questões na área, com ênfase em casos concretos.
O curso tem como objetivo apresentar o que de mais atual existe na jurisprudência e doutrinas pátria e comparada, dentro de uma visão sempre aberta e dialética, possibilitando o todos os pontos de vista que estão sendo objeto de debate.
Organização
Curricular
-
Direito Penal
-
Legislação Penal Especial
NÍVEL II -
Direito Processual Penal
-
Segurança Pública e Direito Humanos
-
Metodologia da Pesquisa
NÍVEL
I
Nível
Superior Pós-Graduação - MBA - EAD
-
MBA Gestão de Segurança Privada
Objetivo
Oferecer elementos teóricos e ferramentas necessárias à especialização profissional na área de Segurança Privada, no formato de MBA Executivo. Capacitar profissionais graduados sobretudo na área de Segurança Pública, mas também Direito, Administração, dentre outros a atuar na gestão executiva de aspectos relacionados a safety e security em instituições privadas. Capacitar profissionais para atuação como consultores em Segurança Privada.
Público-alvo
O
curso está voltado para profissionais que já estejam atuando ou que
tenham interesse em ingressar na Segurança Privada, especialmente
profissionais de segurança pública, privada, gestores, empresários,
bacharéis em direito, dentre outros. O especialista nesta área tem
um mercado bastante amplo e promissor de atuação, podendo exercer
suas atividades em diversas áreas, de acordo com sua área de
graduação. O programa possui dois componentes, o de safety, focado
na prevenção de acidentes e na resposta de emergências que
envolvem o atendimento a feridos, bem como em security, que é
entendida como a proteção de pessoas e de bens. A área de
segurança privada possui diversos campos e cada vez mais, tem
investido na proteção de suas organizações. Os egressos deste
programa, poderão atuar como especialistas, mas também como
consultores em segurança privada.Organização Curricular do Curso
em Auditoria em MBA Executivo em Segurança Privada: Safety e
Security
-
Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica
-
Trabalho de Conclusão de Curso
-
Combate a Incêndios e Controle de Pânico
-
Segurança em Aeroportos: Safety & Security
-
Segurança em Operações Portuárias: Safety & Security
-
Segurança em Operações em Ferrovias e Metrôs: Safety &
Security
-
Segurança em Eventos de Grande Porte
-
Contraespionagem Industrial e Empresarial
-
Segurança em Hotéis: Safety & Security
-
Segurança Industrial: Safety & Security
-
Gestão em Segurança Privada: Safety & Security
-
MBA Gestão de RH - Facinter/Uninter
Nível
Superior Mestrado
-
Mestrado em Ciências Criminológico-Forense-
IESLA -
http://iesla.com.br/mestrado/mestrado-em-ciencias-criminologico-forense/?gclid=Cj0KEQjw-ezKBRCGwqyK0rHzmvkBEiQAu--LGtkk9aUPz0CqE42JLum-0_dkolJyxHeKNAMUrNAYJYaAgHD8P8HAQ
Objetivos da Carreira
O
objetivo geral do Mestrado em Ciências Criminológico-forense é a
formação de recursos humanos com preparação específica no campo
da compreensão, avaliação e implementação de métodos
socioeconômicos e éticos do conhecimento criminológico em
psicopatologia forense clínica em relação ao desenvolvimento de
mudanças legais recentes, a evolução do pensamento e da ciência,
o impacto inerente a todos os procedimentos do diagnóstico,
prevenção, tratamento e reabilitação criminológico-forense.
Objetivos específicos
-
Formar especialistas em criminologia para uma melhor compreensão da nova realidade criminosa no MERCOSUL.
-
Fomentar a realização de estudos e publicação de investigações que permitam detectar as causas dos problemas criminológicos em nossa sociedade.
-
Contribuir para uma melhor formação especializada da polícia na prevenção e repressão dos delitos.
-
Promover o intercâmbio de conhecimentos em diversas áreas profissionais, a fim de desenvolver novos métodos e formas de investigação em matéria de criminologia.
-
Desenvolver uma visão abrangente dos problemas criminológicos, tendo em conta as diversas experiências dos profissionais.
-
Mestrado em Ciências Criminais
A temática da violência assume, nacional e internacionalmente, importância crescente em termos de relevância de pesquisa e refinamento teórico que projete novas formas de agir. Corresponde a explícita exigência da sociedade contemporânea, confrontada diuturnamente com questões extremamente graves e complexas. Abordagem consistente do tema necessita, contudo, a co-participação de representantes de vasto leque de campos do saber – v.g. direito penal, processual penal, criminologia, antropologia, história, filosofia, psiquiatria, sociologia, entre outras, -, pois não é possível investigações de tal complexidade senão de forma integrada e interdisciplinar. Por outro lado, a ênfase interdisciplinar exige comprometimento institucional e plena disponibilidade dialogal de docentes e discentes que estejam afinados não só com a urgência do tema, mas também com as especificidades da articulação entre a produção acadêmica e a sociedade.
Disciplinas
-
Controle Social, Comp. Desv. e Saúde Mental
-
Criminologia Contemporânea e Epistemologia
-
Criminologia e Crítica Filosófica
-
Direito Penal Econômico
-
Epistemol. do Dir. Proc. Penal Contempor.
-
Etiologia da Inimputabilidade Penal
-
Fund. Constitucionais de Direito Penal
-
Fundamentos de Filosofia: Etica e Hermen.
-
Fundamentos de Filosofia: Ética e Hermen.
-
História das Ideias Jurídicas
-
História das Ideias: Estado e Soberania
-
Metod. da Pesquisa em Ciências Criminais
-
Pensamento Criminológico Brasileiro
-
Processo Penal Contemporâneo
-
Sist. Contemporâneos de Imputação Penal
-
Sistema de Direito Processual Penal
-
Sistemas Jurídico - Penais Comparados
-
Soc. da Violência e da Adm. da Just. Penal
-
Sociologia do Controle Social
-
Teor. Crimin. e Epistemol. da Violência
-
Teoria Constitucional do Direito Penal
-
Top. VII - Princ. Bioet. Jur. - Pen. do Dir. P. M
-
Topico V
-
Topico VI
-
Tópico Direito e Contemporaneidade
-
Tópico I
-
Tópico II
-
Tópico III
-
Tópico III
-
Tópico IV
-
Tópico V
-
Tópico V - Criminologia Latino ¿ Americ.
-
Tópico VI
-
Tópico VII
-
Tópico VIII
-
Tópico Compliance
-
Tópicos Atuais em Criminologia
-
Tópicos II - Razão Moderna e Jurisdição Penal
-
Tópicos Memória e Ressentimento
- Mestrado em Criminologia
- UCES Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales - http://www.doutoresdobrasil.com.br/mestrado/190?gclid=Cj0KEQjw-ezKBRCGwqyK0rHzmvkBEiQAu-_-LBb2oIR48YHpu_aNPpyQp5LdL-vuvRbL6peEBnYqDooaAt1X8P8HAQ
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
O
plano de estudos para a carreira é de caráter semi-estruturado com
um repertório de disciplinas eletivas a partir do perfil do
Mestrando.Primeiro semestre
-
Seminário de Problemas Atuais em Psicologia e Psicopatologia Forense
-
Criminologia
-
Seminário – Oficina: Noções de Direito Penal e Processual Penal
-
Oficina – Análise dos Sistemas Penitenciários
-
Oficina de Vitimologia: A vítima e o conflito penal (Obrigatória)
-
Atividades
presenciais de formação de caráter eletivo.
-
Seminário: Instituições do Campo Penal – Práticas e Discursos
-
Clínica Forense de Famílias
-
Jovens em conflito com a lei penal
-
Violência Familiar
-
Atividades
presenciais de formação de caráter eletivo
-
Seminário – Oficina : Metodologia da Investigação Científica
-
Seminários: Criminalística
-
Seminário: Psiquiatria Forense e Medicina Legal
-
Seminário: Controle Social e Sistemas Punitivos
-
Seminário: Psicopatologia dos processos Tóxicos e Traumáticos
-
Atividades
presenciais de formação de caráter eletivo
-
Seminário de Controle Social Informal e Meios de Comunicação
-
Seminário-Oficina: Direito e Transgressão
-
Atividades presenciais de formação de caráter eletivo (optativo)
-
Oficina
– Atividades presenciais de formação de caráter eletivo
As atividades se organizam em 5 módulos específicos:
1-Criminologia;
2-Psicopatologia Forense
3-Medicina Legal e Deontologia
4-Fisico-patologia da Comunicação individual e de masas
5-Psicopatologia sexual Foresense.
Nível Superior Doutorado
- Direito Penal UBA
IUNES
(Instituto Unificado de Ensino Superior Latino-Americano)
http://institutoiunes.com.br/index.php/direito-penal-ubaObjetivos
-
* Formar docentes e investigadores abertos a máxima excelência de conhecimento científico;
-
* Criar hábitos intelectuais que os capacitem para a obtenção de novos conhecimentos, a formulação de teorias inovadoras, assim como a criação de marcos teóricos inovadores e sistematizações originais;
-
* Proporcionar uma base de conhecimentos filosóficos e humanísticos que os capacitem a valorização e hierarquização dos conhecimentos;
-
* Oferecer as ferramentas necessárias para a realização de um trabalho de investigação de alto nível científico, que signifique um real aporte à ciência jurídica.
Disciplinas
de alcance geral para todas as áreas
PRIMEIRO
MÓDULO1. TEORIA E PRÁTICA DA TESE
Dr. Ricardo Guibourg / Dra. Ana Kunz / Dra. Marta Biagi
Dra. Andrea Gastron / Dra. Nancy Cardinaux / Dr. Carlos Ramos Núñez
Dr. Roberto Andorno / Dr. Wilson Alves de Souza / Dr. Elton Dias Xavier
2. HISTÓRIA DO DIREITO
Dr. Ricardo Rabinovich-Berkman / Dr. Antônio Carlos Wolkmer
Dr. Carlos Ramos Núñez / Dr. Andrés Botero Bernal
Dr. Sixto Esteban F. Llamosas / Dr. Alejandro Agüero
Sánchez Lauro / Dr.
3.
SEMINÁRIO DE TESE
Dr.
Ricardo Guibourg / Dra. Ana Kunz / Dra. Marta Biagi
Dra. Andrea Gastron / Dra. Nancy Cardinaux / Dr. Carlos Ramos Núñez
Dr. Roberto Andorno / Dr. Wilson Alves de Souza / Dr. Elton Dias Xavier
Dr. Gustavo Ferreyra / Dr. Matias Mascitti / Dra. Silvia Nonna
Dra. Isabel González Nieves / Dr. Eduardo Stordeur
Dra. Andrea Gastron / Dra. Nancy Cardinaux / Dr. Carlos Ramos Núñez
Dr. Roberto Andorno / Dr. Wilson Alves de Souza / Dr. Elton Dias Xavier
Dr. Gustavo Ferreyra / Dr. Matias Mascitti / Dra. Silvia Nonna
Dra. Isabel González Nieves / Dr. Eduardo Stordeur
4.
TEORIA DO DIREITO
Dr.
Carlos Cárcova / Dr. Eduardo Barbarosch / Dr. Marcelo RaffinDr. Renato Rabbi-Baldi Cabanillas / Dr. Marcelo Alegre
Dr. Eduardo Luis Tinant / Dr. José Maria Monzón
SEGUNDO MÓDULO
5.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Dr.
Ricardo Guibourg / Dra. Ana Kunz / Dra. Marta Biagi
Dra. Andrea Gastron / Dra. Nancy Cardinaux / Dr. Carlos Ramos Núñez
Dr. Roberto Andorno / Dr. Wilson Alves de Souza / Dr. Elton Dias Xavier
6.
SOCIOLOGIA JURÍDICADra. Andrea Gastron / Dra. Nancy Cardinaux / Dr. Carlos Ramos Núñez
Dr. Roberto Andorno / Dr. Wilson Alves de Souza / Dr. Elton Dias Xavier
Dr. Enrique Del Percio / Dr. José María Monzón / Dr. Marcelo Raffin
Dra. Laura Lora / Dra. Marta Biagi / Dra. Andrea Gastron / Dr. Adrián Melo
II.
DISCIPLINAS ESPECÍFICAS
B)
ÁREA TEMÁTICA DIREITO PENALSEGUNDO MÓDULO
7. SOCIOLOGIA DO ENJUIZAMENTO PENAL ADVERSARIAL
Dr. Ignacio Tedesco / Dr. Eugenio Zaffaroni /
Dr. Gabriel Ignacio Anitua / Dr. Paulo César Busato
8. DIREITO PENAL E AÇÃO SIGNIFICATIVA
Dr. Paulo César Busato / Dr. Gabriel Ignacio Anitua / Dr. Ignacio Tedesco
TERCEIRO MÓDULO
9. DIREITO PENAL CONSTITUCIONAL
Dr. José Luiz Quadros de Magalhães / Dr. Eugenio Zaffaroni
Dr. Ignácio Tedesco / Dr. Paulo César Busato / Dr. Raúl Gustavo Ferreyra
10. GARANTIAS PENAIS
Dr. Ignacio Tedesco / Dr. Eugenio Zaffaroni
Dr. Paulo César Busato / Dr. Raúl G. Ferreyra
11. DIREITO PENAL E BIOÉTICA
Dra. María Susana Ciruzzi / Dr. Elton Dias Xavier / Dra. Margarita Bosch
Dr. Eduardo L. Tinant / Dr. Ricardo Rabinovich-Berkman
12. MEDICINA FORENSE PENAL
Dr. Alfredo Achával / Dr. José Luis Covelli
QUARTO
MÓDULO
ANÁLISE
ECONÔMICA DO DIREITODra. Isabel González Nieves / Dr. Eduardo Stordeur
DIREITO CONSTITUCIONAL LATINO-AMERICANO
Dr. Raúl Gustavo Ferreyra / Dr. Rubén Martínez Dalmau
Dr. José Luiz Quadros de Magalhães
DIREITO E SAÚDE
Dr. Roberto Andorno / Dr. Eduardo Luis Tinant / Dr. Manuel Luis Martí
Dra. Margarita Bosch / Dra. María Susana Ciruzzi / Dr. Ricardo Rabinovich-Berkman
FILOSOFIA DO DIREITO APROFUNDADA
Dr. Eduardo Barbarosch / Dr. Carlos Cárcova
HISTÓRIA
JURÍDICA IBERO-AMERICANA
Dr.
Carlos Augusto Ramos Núñez / Dr. Esteban Llamosas
Dr. Ricardo Rabinovich-Berkman
METODOLOGIA
APROFUNDADADr. Ricardo Rabinovich-Berkman
Dra. Ana Kunz / Dra. Marta Biagi
PROTEÇÃO INTERNACIONAL DOS DIREITO S HUMANOS
Dra. Inés Mónica Weinberg de Roca / Dra. Mónica Pinto
SOCIOLOGIA LATINO-AMERICANA
- EJUS - Doutorado em Direito Penal -
Assinar:
Postagens (Atom)