quarta-feira, 14 de junho de 2017

A Origem do conceito ESTADO.


" o estado de coisas, principalmente da sociedade e do governo antes da Revolução Francesa."

O termo Estado (do latim status,us: modo de estar, situação, condição, ESTADO DE COISAS), segundo o Dicionário Houaiss, data do século XIII e designa o "conjunto das instituições que controlam e administram uma nação"; "país soberano, com estrutura própria e politicamente organizado" (não confundir com governo). Condição de alguém ou de alguma coisa em determinada situação ou momento.

A denominação Estado (do latim status = estar firme), significando situação permanente de convivência e ligada à sociedade política, aparece pela primeira vez em “O Príncipe” de Maquiavel (1513). Passou a ser usada pelos italianos sempre ligada ao nome de uma cidade independente, nos molde das cidade-estados gregas, polis

É certo que o nome Estado, indicando uma sociedade política, só aparece no século (16) XVI, e este é um dos argumentos para alguns autores que não admitem a existência do Estado antes do século (17) XVII. Terceira (3° Teoria – O Estado só passa a existir no período moderno).

Nas sociedades matriarcais, anteriores ao surgimento da família monogâmica e da propriedade privada, o poder social era distribuído de forma hierarquizada, a partir dos conselhos de anciãos e das estruturas tribais. As relações entre os membros das sociedades eram de tipo pessoal e a coesão do grupo se baseava em práticas religiosas e ritos sociais de tipo tradicional.

O surgimento da agricultura e a conseqüente distribuição de terras entre os membros da sociedade favoreceu a criação da propriedade privada, dos direitos hereditários e, por conseguinte, da família patriarcal. Nela, a descendência devia ser assegurada por meio de um sólido vínculo matrimonial de caráter monogâmico (a mulher só podia ter um marido). Os primeiros estados, no Egito, na Mesopotâmia, na China, na Índia, na América Central, nos Andes etc. surgiram como uma delegação do poder social, numa estrutura política capaz de assegurar o direito de propriedade frente a inimigos internos (ladrões) ou externos (invasores). Tiveram origem ainda como organização destinada a tornar possível a realização dos trabalhos coletivos (construção de canais, barragens, aquedutos etc.) necessários para a comunidade.
Esses primeiros estados se caracterizaram por exercer um poder absoluto e teocrático, no qual os monarcas se identificavam com uma divindade. O poder se justificava por sua natureza divina e era a crença religiosa dos súditos que o sustentava.

A primeira experiência política importante no mundo ocidental foi realizada na Grécia por volta do século V a.C. A unidade política grega era a polis, ou cidade-estado, cujo governo foi, em alguns momentos, democrático. Os habitantes que alcançavam a condição de cidadãos - da qual estavam excluídos os escravos - participavam das instituições políticas. Essa democracia direta teve sua expressão mais genuína em Atenas.

Para os filósofos gregos, o núcleo do conceito de estado se achava representado pela idéia de poder e de submissão. Platão, em A república e As leis, afirmou que a soberania política devia submeter-se à lei. Para ele, somente um estado em que a lei fosse o soberano absoluto, acima dos governantes, poderia tornar os cidadãos felizes e virtuosos. Platão esboçou o modelo de uma cidade-estado ideal, na qual a lei exercia uma função educadora tanto dos cidadãos como do estado. Aristóteles distinguiu várias formas de governo e de constituição, mas admitiu limites ao exercício do poder por intermédio do direito e da justiça.

A organização política de Roma foi, no início, a URBE semelhante à grega, com tendências cosmopolitas. A CIVITAS (cidade) era o centro de um território reduzido, onde todos os cidadãos participavam do governo. Na história de Roma , o termo latino civitas (plural civitates ), segundo Cicero surge na época da última República Romana e início do império , era o corpo social dos cives , ou cidadãos , unidos por lei (concilium coetusque hominum jure sociati). É a lei que os unifica, dando-lhes responsabilidades (munera), por um lado, e direitos de cidadania, por outro. O acordo (concilium) tem uma vida própria, criando uma res publica ou "entidade pública" (sinônimo de civitas), na qual os indivíduos nascem ou aceitam e de onde morrem ou são ejetados. O civitas não é apenas o corpo coletivo de todos os cidadãos, é o contrato que os vincula todos juntos, pelo que cada um é um civis .Com a expansão do império e das leis gerais promulgadas por Roma, respeitaram-se as leis específicas dos povos dominados. Marco Túlio Cícero, orador e filósofo romano, afirmou que a justiça é um princípio natural e tem a missão de limitar o exercício do poder.

Os arquétipos políticos gregos e as idéias de Cícero exerceram influência decisiva sobre santo Agostinho e em todos os seguidores de sua doutrina. Para santo Agostinho, o estado é uma comunidade de homens unida pela igualdade de direitos e pela comunhão de interesses: não pode existir estado sem justiça. Apenas a igreja, modelo da cidade celeste, pode orientar a ação do estado na direção da paz e da justiça.

Na Idade Média, a teoria de que o poder emanava do conjunto da comunidade surgiu como elemento novo. O rei ou o imperador, portanto, deviam ser eleitos ou aceitos como tais por seus súditos, para que sua soberania fosse legítima. O enfoque de que o poder terreno era autônomo com relação à ordem divina permitiu o surgimento da doutrina de um "pacto" que devia ser realizado entre soberano e súditos, em que eram estabelecidas as condições do exercício do poder e as obrigações mútuas para alcançar o bem comum. A lei humana, reflexo da lei divina, devia apoiar-se na razão. Santo Tomás de Aquino expõe essa concepção do poder na Summa theologica.

Urbs - O termo latino- urbs, prestados em italiano com "urbe", indica corretamente a cidade latino por excelência, no entanto, como o conjunto de edifícios e infra-estrutura; os civitas em sentido estrito, com suas próprias fronteiras sagrados , o pomerium , e assim consagrada a a . A presença deste recinto sagrado distingue de " oppidum , ou seja, a simples cidade fortificada , desprovido de prerrogativas religiosas e políticas urbe.

A distinção de urbe ' oppidum é, assim, originado a partir da fundação do centro, que em Roma foi acompanhada por cerimônias religiosas durante o qual foi atribuída a ranhura sagrada em torno do qual as paredes foram posteriormente erguida. O groove, disse precisamente pomerium, delimitando a área interna destinada à vida civil do lado de fora, destinada a funções militares. Dentro do assim Pomerio a cidade era exatamente uma civis , com todos os seus direitos e suas prerrogativas, e a proibição de suportar os braços , enquanto lá fora que poderia ser milhas , esse guerreiro para servir a cidade, sujeito às regras restritiva. A parte da cidade sacralizado, em seguida, ser alocado para as funções de centro religioso e político, bem como a habitação.
No sistema de cidades latino, portanto, as urbes foram, então, a cidade-estado com funções políticas e religiosas em torno do qual gravitavam a oppida. Então, com a expansão do estado romano era Roma a subir para a excelência papel urbs, como o coração da cidade ' Império .

 
Ab urbe condita (normalmente abreviado AUC ou a.u.c.) é uma expressão latina que significa 'desde a fundação da cidade'.[1] Refere-se principalmente na numeração dos anos desde a fundação do centro urbano de Roma, tradicionalmente fundada no ano 753 a.C.
 

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