segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Deve-se honrar pai e mãe sempre!?



O Sumo Sacerdote de Israel “Eli”, escolhido dentre todas as tribos de Israel foi conivente quanto às atitudes de seus filhos, que segundo as escrituras sagradas, eram ímpios e cometiam abominações à porta da tenda da congregação. O sacerdote Eli desagradou a Deus com sua falta de atitude, pois, ele deveria ter repreendido aos seus filhos. Essa atitude de repreensão seria um sinal da sua obediência e compromisso com o Todo-Poderoso.
No livro de I Samuel 2:30 vemos a indignação do Todo-Poderoso:
“Portanto, diz o Senhor Deus de Israel: Na verdade eu tinha dito que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente. Mas agora o Senhor diz: Longe de mim tal coisa, porque honrarei aos que me honram, mas os que me desprezam serão desprezados”.
Com isso a casa do Sacerdote Eli foi destituída, I Samuel 2:35 “E eu suscitarei para mim um sacerdote fiel que fará segundo o que está no meu coração e na minha mente. Edificar-lhe-ei uma casa duradoura, e ele andará sempre diante de meu ungido”.
Crônicas 29:11
Tua é, SENHOR, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, SENHOR, o reino, e tu te exaltaste por cabeça sobre todos.
Pedro 2:17 [2]
Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai ao rei.
Filipenses 2:29
Recebei-o, pois, no SENHOR com todo o gozo, e tende-o em honra;

Mateus 10:37

37 Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.
“Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á.” (Mateus 10:39)

O Evangelho nos conta que um doutor da Lei se aproximou de Jesus para tenta-lo: "Mestre, qual é o principal mandamento da Lei?". A resposta foi: "Amarás ao Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma e com toda a tua mente. Este é o maior e o primeiro mandamento" (Mateus 22,36-38). No primeiro mandamento está incluído o dever de adorar a Deus. Quando o demônio tentou a Cristo, pedindo-lhe que se prostrasse e o adorasse, o Senhor replicou: "Afasta-te, Satanás, pois está escrito: ao Senhor Deus adorarás, e só a ele darás culto" (Mateus 4,10). A adoração do Deus verdadeiro aparece no livro de Daniel - e na vida real de cada ser humano - como o contraste do primeiro mandamento. Para amar a Deus é necessário reconhecer antes seu senhorio e adora-lo; e se alguém não O adora, é porque não O conhece e não O ama, tendo sido Ele substituído pelas criaturas, que são os falsos deuses do egoísmo e do pecado. Quando o rei Nabucodonosor ordenou que todos adorassem a estatua de ouro que tinha fabricado, os três jovens hebreus se negaram a obedecer, porque só se deve adorar a Deus. Estas passagens nos mostram a grandeza e a importância do primeiro mandamento, cujo conteúdo vamos agora estudar.

“Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra” (Efésios 6:1-3). (Que a sua obediência esteja em Deus dentro de seus mandamentos)

"Amarás o Senhor, teu Deus, é só a Ele prestaras culto" (Lc 4, 8).

Enquanto devemos honrar nossos pais, isso não significa imitar os que não honram a Deus (Exequiel 20:18-19). O que devemos fazer se nossos pais nos pedem a fazer algo errado? Neste caso, devemos obedecer a Deus, e não aos homens (Atos 5:28).

Mateus 10:34-39
“Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada; Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; E assim os inimigos do homem serão os seus familiares.
Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.
E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.
Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á”

Então devemos sempre honrar nossos pais!? Mesmo que eles não honrem nosso Deus!?
Mesmo que eles cultuem deuses pagão, que sejam satanista, de religiões que possuam práticas de magia negra, que sejam uma bruxa negra, um psicopata!?
Para muitas religiões e seitas, seus líderes são tidos como deuses e deusas, honrá-los, não seria desonrar nosso Deus!

Nunca honre um psicopata, é tudo o quer, para dominá-lo.
Homem nunca ame uma mulher mais do que nosso senhor, pois ela pode tornar-se uma deusa e querer escravizá-lo.


Mulher nunca ame um homem mais do que nosso senhor, pois ele pode tornar-se um deus e querer escravizá-la.


Nenhum comentário:

Postar um comentário