segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Em Jesus Cristo nos tornamos judeus em espírito e alcançamos a graça.




“Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne.
Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus.”
Romanos 2:28-29



Nenhum Cristão de verdade não deve-se esquecer de que somos, no mínimo, para quem não aceita, meio-judeus, judeus de espírito, pois o Antigo Testamento é a doutrina judaica e o novo testamento é a doutrina judaica reformada por Cristo.

"Quando o espírito de Deus se move em mim eu canto como o rei Davi ..."

Todo descendente de cristãos-novos, já tem sangue judaico, já é semi-judeu. Cristãos-novos foram as família judaicas que mudaram de sobrenome na vinda para a América fugindo do nazismo.

Eis que tu que tens por sobrenome judeu, e repousas na lei, e te glorias em Deus;
Romanos 2:17

A saber, os gentios são co-herdeiros e membros do mesmo corpo e co-participantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho.

13 Jesus respondeu: "Quem beber desta água terá sede outra vez,
14 mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna".
João 4:13-14

22 Vocês, samaritanos, adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus.
23 No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura.

24 Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade". 
joão 4:22-24
Foi o que disse Jesus na fonte, à samaritana, dando a entender que realmente os judeus (hebreus) foram o povo escolhido por Deus para uma missão especial e nós devemos nos tornar judeus em espírito, pois o espírito que vivifica e purifica a humanidade como a água é Deus.



NA CARTA AOS GÁLATAS

Quem é a nossa verdadeira mãe celestial!?

"Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é mãe de todos nós. Gálatas" 4:26

Nesta passagem o apóstolo explica a diferença entre os dois tipos de judeus: judeu por natureza e o judeu em espírito, que foi justificado pela fé, pelo sacrifício e pela doutrina!

JUDEUS EM ESPÍRITO
"Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo.
Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.
E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo. Gálatas 4:3-7

Todavia, o que era da escrava nasceu segundo a carne, mas, o que era da livre, por promessa.
O que se entende por alegoria; porque estas são as duas alianças (natural e espiritual); uma, do monte Sinai, gerando filhos para a servidão, que é Agar.
Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia, que corresponde à Jerusalém que agora existe, pois é escrava com seus filhos. Gálatas 4:23-25

De maneira que, irmãos, somos filhos, não da escrava, mas da livre. Gálatas 4:31

VIVENDO EM 4D

"Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?
Guardais dias, e meses, e tempos, e anos." Gálatas 4:9-10

Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? Gálatas 3:2

Aquele, pois, que vos dá o Espírito, e que opera maravilhas entre vós, o faz pelas obras da lei, ou pela pregação da fé?
Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.
Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão. Gálatas 3:5-7

Mas digo isto: Que tendo sido a aliança anteriormente confirmada por Deus em Cristo, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não a invalida, de forma a abolir a promessa.
Porque, se a herança provém da lei, já não provém da promessa; mas Deus pela promessa a deu gratuitamente a Abraão.
Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos anjos na mão de um medianeiro.
Ora, o medianeiro não o é de um só, mas Deus é um.
Logo, a lei é contra as promessas de Deus? De nenhuma sorte; porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela lei. Gálatas 3:17-21

Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio.
Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.
Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo.
Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.
E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa. Gálatas 3:25-29

E os outros judeus também dissimulavam com ele, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação.
Mas, quando vi que não andavam bem e direitamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?
Nós somos judeus por natureza, e não pecadores dentre os gentios.
Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.
Pois, se nós, que procuramos ser justificados em Cristo, nós mesmos também somos achados pecadores, é porventura Cristo ministro do pecado? De maneira nenhuma. Gálatas 2:13-17

Salmo 87:2-3 diz: "o SENHOR ama as portas de Sião mais do que as habitações todas de Jacó. Gloriosas coisas se têm dito de ti, ó cidade de Deus!" Sendo citada mais de 150 vezes na Bíblia, a palavra “Sião” essencialmente significa “fortificação”. Na Bíblia, Sião é a cidade de Davi e a cidade de Deus. À medida que a Bíblia progride, a palavra Sião deixa de se referir à cidade física e passa a assumir um contexto espiritual.

A palavra “Sião” é mencionada pela primeira vez na Bíblia em 2 Samuel 5:7: "Porém Davi tomou a fortaleza de Sião; esta é a Cidade de Davi." Sião, portanto, era originalmente o nome da fortaleza jebusita na cidade de Jerusalém. Sião passou a significar não só a fortaleza, mas também a cidade onde a fortaleza se encontrava. Depois que Davi capturou "a fortaleza de Sião", Sião passou a ser chamada de "a Cidade de Davi" (1 Reis 8:1; 1 Crônicas 11:5; 2 Crônicas 5:2).

Quando Salomão construiu o Templo de Jerusalém, a palavra Sião expandiu o seu significado para incluir também o Templo e a área ao seu redor (Salmo 2:6; 48:2,11-12; 132:13). Sião foi eventualmente usado como um nome para a cidade de Jerusalém, a terra de Judá e o povo de Israel como um todo (Isaías 40:9; Jeremias 31:12; Zacarias 9:13).

O uso mais importante da palavra Sião é em seu sentido teológico. Sião é usada figurativamente de Israel como o povo de Deus (Isaías 60:14). O significado espiritual de Sião continua pelo Novo Testamento, onde recebe o significado Cristão do reino espiritual de Deus, a Jerusalém celestial (Hebreus 12:22; Apocalipse 14:1). Primeiro Pedro 2:6: "Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado."


EM NENHUM OUTRO HÁ SALVAÇÃO ( ATOS 4.12 )
Neste versículo há uma frase que faz referencia ao poder de salvação que só JESUS possui . " E em nenhum outro há salvação " . Pedro fez esta declaração quando ele e João estavam diante do Sinédrio . Os apóstolos de CRISTO tinham convicção de que as maiores bençãos que as pessoas podem receber é o perdão de seus pecados e a garantia de entrada no céu . A benção da salvação não pode ser concedida por nenhum outro, senão por JESUS CRISTO . Pedro e João foram presos , porém a mensagem deles resultou na libertação dos corações acorrentados pelo pecado . Na primeira pregação de Pedro, quase 3 mil pessoas se converteram ao Evangelho (2,21) . Ore ao SENHOR pedindo-lhe que o revista dessa mesma sabedoria e autoridade . Diga ao mundo que em nenhum outro há salvação se não em JESUS CRISTO , filho do DEUS vivo ( Mateus 16.16 ) Ensine que JESUS é o caminho , a verdade e a vida , e que ninguém vai ao PAI senão por ELE ( João 14.6 ), ninguém se torna judeu se não for pela doutrina pregada por Cristo, é por isso que não há outra forma de se chegar a salvação se não pela graça, e estar na graça de Deus é estar no meio do seu povo escolhido.

Israel está, segundo as afirmações do Antigo e do Novo Testamento, escolhido por Deus como povo de aliança. Essa escolha é decisão livre de Deus (Dt 7,7s.), pela qual Se ligou a Abraão e os descendentes deste (Gn 17,7s.; Rm 11,25-32). Uma rejeição ou “obstinação” não houve (Rm 11,1).

A origem terrestre do Messias confirma a escolha de Israel e a promissão dada por Deus (Rm 1,3). O Messias Jesus de Nazaré era judeu. Assim, a palavra de Jesus se mostra como verdadeira: “A salvação vem dos judeus” (Jo 4,22).

Para nós cristãos, Jesus de Nazaré é o Messias prometido de Deus, em quem somente se encontra salvação e redenção (Ag 4,12; Jo 14,15). O seu anúncio e os seus feitos poderosos são sinais do Reino de Deus por vir (Mc 1,15). Por isso, anunciamos Jesus como Cristo, e nomeadamente o crucificado e ressuscitado, como poder de Deus e sabedoria de Deus (1Cor 1,23; 2,2; Rm 1,16). Para os judeus isso não é ratificável de modo igual.

O tornar-se homem de Deus em Jesus Cristo (Lc 1,35; Jo 1,14; 11,27; 20,31; 1Cor 15,3), e a unicidade de Jesus Cristo, a qual, no Novo Testamento, está sendo expressada nos diversos títulos de alteza como “Filho do Homem” (Mc 9,31; 10,45; Jo 20,31), “Messias/Cristo” (Mc 8,29; Jo 1,41; 11,27; 20.31; 1Cor 15,3), “Filho do Deus” (Mc 1,1; 3,11; 15,39; Jo 20,31), “Senhor” (Jo 20,28; Fm 2,11; 1Cor 8,5s.) e “Salvador” (Lc 2,11; Jo 4,42; Ag 13,23; 1Jo 4,14). É somente através da doutrina e do sacrifício de Cristo que alcançamos a graça, passamos a fazer parte da realidade do Deus único, Jeová.

Efésios 2:12-13 e 18-19: "Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto; [...]Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito. Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus (comunidade de Israel - Judeus);" Novamente em Efésios 3:4-6: "Por isso, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo, O qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas; A saber, que os gentios são co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho".

Nós gentios somos salvos, tornando-nos, por assim dizer, judeus espirituais (Romanos 2:28-29).

Para que tenhamos salvação e desfrutemos da vida eterna, devemos tão somente crer ("Pela graça sois salvos, por meio da fé..." Efésios 2.8) que Jesus é nosso único e suficiente salvador, e confessar nossos pecados para sermos perdoados ("Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça" I João 1.9). Lembre-se também que é necessário arrependimento, e não somente remorso, que nos leva a cometer novamente os mesmos erros por não termos mais lembrança da "culpa" que nos abateu.

“Ao Senhor pertence a salvação” (Jonas 2:9)

-->
Aquele, pois, que vos dá o Espírito, e que opera maravilhas entre vós, fá-lo pelas obras da lei, ou pela pregação da fé? Gálatas 3:5
 

A fé demonstrada por Abraão seria o dom de Deus e a base de salvação para os judeus e gentios (Efésios 2:8-9, Hebreus 11).


"Nos escolheu nele" (1:4). Deus selecionou um povo especial em Cristo, justamente como selecionou a nação especial dos judeus, em Abraão (veja Êxodo 19:5-6 e 1 Pedro 2:9). Em sua sabedoria, Deus planejou salvar o homem em Cristo "antes da fundação do mundo", mesmo antes que o homem tivesse cometido o primeiro pecado. Ele nos selecionou com uma meta: "para sermos santos e irrepreensíveis". Aqueles que estão em Cristo foram perdoados de seus pecados e deverão viver de tal modo que não pequem mais.
"Em amor nos predestinou para ele, para a adoção dos filhos" (1:4-5). Os cristãos são filhos de Deus por adoção. A adoção é sempre questão de escolha pessoal, enquanto o filho que vem pela natureza tem que ser aceito quando vem. Deus "predestinou" alguns deles para adoção. Ele determinou desde antes do começo do mundo que adotaria todos os que estão em Cristo. A adoção por Deus não é apenas uma adoção por acaso. É uma escolha feita "por meio de Jesus Cristo". Se respondemos em obediência ao evangelho de seu Filho, Deus nos adota.
"Temos redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados" (1:7). Deus perdoa os pecados dos filhos adotados porque Jesus morreu para sofrer o castigo por eles.
"Desvendando-nos o mistério da sua vontade" (1:9). Ninguém pode conhecer a mente de Deus a menos que ele resolva revelar seus pensamentos (veja 1 Coríntios 2:9-13). Em Cristo sua vontade é revelada.
"No qual também fomos feitos herança" (1:11). Os filhos adotados receberão a mesma herança que Cristo, o filho legítimo e primogênito (veja Romanos 8:15-17).
"Fostes selados com o Santo Espírito da promessa" (1:13). Aqueles que ouvem e respondem com fé à "palavra da verdade", recebem o "selo" do Espírito Santo de Deus, mostrando quais ele escolheu para adotar (veja 2 Timóteo 2:19 e Apocalipse 7:3).
Houve um tempo quando somente a nação de Israel, de acordo com a Lei de Moisés, tinha acesso à presença de Deus em seu templo, em Jerusalém. Os estrangeiros e os imundos tinham que ficar fora dos muros do templo, "separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa" (2:12). Mas "em Cristo Jesus...fostes aproxi-mados" (2:13). Em Cristo, Deus aproxima as pessoas de dois modos importantes. Primeiro, ele reúne judeus e gentios um ao outro "em um só corpo com Deus" (2:16). Segundo, ele aproxima as pessoas de Deus, dando-lhes "acesso ao Pai em um Espírito" (2:18). Em Cristo, não há mais separação de Deus, de suas promessas, ou de seu povo.

A Bíblia é bem clara sobre a necessidade de uma pessoa nascer de novo para receber a vida eterna. Jesus cunhou esse termo em João 3:3-7, quando disse ao líder religioso Nicodemos: "Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus."

Jesus Cristo, oferecendo seu sangue derramado no Calvário, morreu como um sacrifício substituto pelos seus pecados, e agora está oferecendo vida eterna no céu para você como um Dom Gratuito!! Parece bom demais para ser verdade? Em Romanos 6:23, temos: "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor." A vida eterna é um dom, um dom gratuito, de Deus por meio do sacrifício de Jesus na cruz. Você não pode comprar a vida eterna, e com certeza não a merece, mas ela é oferecida como um DOM GRATUITO.

Em Efésios 2:8-9, o apóstolo Paulo reitera esse ensino que a vida eterna com Deus é um dom gratuito. "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie." Nenhum homem poderá estar diante de Deus na eternidade, e se gloriar que "comprou" sua entrada no céu. Ao contrário, todas as pessoas no céu estarão ali somente por causa do Dom GRATUITO de Deus, que Jesus obteve com sua morte em nosso lugar na cruz. Em vez de punir os pecados individuais de cada pessoa, Deus acumulou esses pecados sobre Jesus quando Ele estava na cruz. [Isaías 53:2-12]

Para compreendermos a dimensão da graça de Deus, é importante que tomemos conhecimento da promessa que Ele fez ao homem de en­viar o Salvador. Essa promessa está intimamente ligada ao conceito de salvação, de revelação e de história da salvação. Nosso objetivo neste capítulo é dar ênfase à salvação.

Na Bíblia, o termo salvação tem diversos significados. Ë um substantivo que vem do verbo grego usado pela Septuaginta para traduzir palavras do hebraico, como: salvar, guardar isento e são, livrar de perigo ou destruição. o oposto de “apollumi”, que significa destruir, de onde vem “Apoliom”: Ap 9.11.

No Antigo Testamento é empregada, principalmente em Isaías e nos Salmos, para demonstrar a obra de Jeová ao livrar o seu povo das gentes, e antecipa sua salvação final na volta de Cristo. No Novo Testamento o termo é mais amplo em seu significado e parece representar toda obra de Deus em favor dos seus, até que cheguem à sua presença, livres para sempre do pecado e fora do alcance do Diabo e dos homens *CensureBlock* Assim, no Novo Testamento o termo salvação é empregado no sentido de salvar ou livrar de perigo ou destruição (Mt 8.25; 14.30; 24.22; At 27.20, 31; 2 Pe 4.18); no sentido de indicar cura (Mt 9.22; Mc 5.34), tanto física como espiritual: Lc 7.50.

A forma nominal do hebraico transmite a idéia geral de segurança ou sossego, ou tranqüilidade (2 Sm 22.51), ao passo que a forma grega demonstra segurança ou saúde: Lc 1.69 em diante. Há duas palavras gregas que se referem à salvação: “soterios”, referindo-se àquele que traz a salvação (Tt 2.11; Lc 2.30; At 28.28); e “soteria, soterion”, significando livramento ou preservação de inimigos (At 7.25), preservação da vida física, libertação (At 7.34) ou saúde: Hb 11.7. Também é empregada muitas vezes para expressar salvação espiritual: Lc 19.9; Jo 4.22; Rm 10.10.

Como vimos, encontramos na Bíblia diversos significados para a palavra salvação. Os termos são diferentes em suas concepções, variando d
e livro para livro. Com base, no entanto, nas informações escriturísticas, cremos que o homem pode experimentar diversas fases na salvação e que cada uma delas contribui com algo, produzindo maior profusão de luz divina, quando tomadas em conjunto. Assim, podemos dizer que o vocábulo salvação pode expressar essas três idéias:

Salvação instantânea — A salvação da alma, uma vez significando libertação da condenação, é completa e segura a partir do momento em que o homem confia em seu Salvador (Jo 6.47); transmite a idéia de redenção do pecado (At 2.21; 16.31; Rm 10.10); traz no seu bojo a idéia de perseverança dos santos; é sinônimo de nascer de novo (Jo 3.3-7), matricular-se na escola de Jesus (Mt 11.29), de matrimônio espiritual (Jo 3.29) ou de adoção na família de Deus: Rm 8. 15-23. Outros textos que falam dessa salvação: Ef 2.8; 2 Tm 1.9; 1 Pe 1.9,10; Hb 5.9; Jd 3.

Salvação contínua —
Transmite a idéia do crescimento em conhecimento, graça e serviço para o Senhor Jesus Cristo: 2 Pe 3.18; Fp 2.12; 2 Co 1.6. Neste sentido, a salvação está relacionada às boas obras que evidenciam nossa salvação: Ef 2.8-10; Fp 2.12,13. Esta salvação contínua também é chamada de santificação, pela qual crescemos na semelhança de Jesus Cristo.

Salvação futura —
Significa o climax do processo redentor, ou seja, a vida que receberemos na eternidade em troca de nossa fidelidade ao serviço de Jesus Cristo. Diz respeito à totalidade de benefícios e bênçãos no Céu, herança dos remidos: Rm 13.11; 1 Ts 5.9; Hb 9.28; Ap 12.10. Haverá diferenças na recompensa. A esta fase final da salvação chamamos de glorificação, ou a realização completa para o cristão.
Gememos neste corpo, sentindo os impulsos da carne por dentro e a pressão do mundo por fora, mas somos “guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo”, 1 Pe 1..5. Essa salvação futura está relacionada também à volta de Jesus Cristo, abrangendo “toda a obra de Deus em relação à totalidade do homem, já que receberá, na primeira ressurreição, um corpo glorificado por meio do qual se cumprirá todo o propósito de Deus em relação ao homem”: 1 Co 15.42~55.6

É certamente sobre o tema da salvação que as opiniões divergem, umas colocando a salvação dentro dos moldes praticáveis na época do Novo Testamento e esquecendo que hoje o contexto é outro (a mensagem salvífica é a mesma, mas deve ser apresentada de forma diferente, atingindo às necessidades do homem atual); outras, colocando a salvação dentro de um contexto puramente humano, nada lhe atribuindo de divino, isto é, humanizando-a, permitindo que perca seu valor e efeitos divinos.

É certamente sobre o tema da salvação que as opiniões divergem, umas colocando a salvação dentro dos moldes praticáveis na época do Novo Testamento e esquecendo que hoje o contexto é outro (a mensa­gem salvífica é a mesma, mas deve ser apresentada de forma diferente, atingindo às necessidades do homem atual); outras, colocando a salvação dentro de um contexto puramente humano, nada lhe atribuindo de divino, isto é, humanizando-a, permitindo que perca seu valor e efeitos divinos.

"Os judeus, quando tomavam as suas refeições, recostavam-se em leitos, apoiando-se cada um no seu braço esquerdo, e desta forma podia-se dizer que o seu vizinho próximo se reclinava no seu seio (v. Jo 13.23). Portanto, o seio de Abraão, sendo este o pai da raça hebraica, significava uma situação de grande honra e bênção depois da morte (Lc 16.22)”. Na parábola do rico e Lázaro (Lc 16.19-31) Jesus usou essa expressão - Seio de Abraão - para designar paraíso. Em 2 Co 12.4, paraíso e céu são sinônimos.

Tudo o que faço, tudo o que tenho, todo meu conhecimento é pela honra e glória do senhor”


Nenhum comentário:

Postar um comentário