terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Wetiko-wendigo o espírito do Narcisismo Coletivo




Wetiko-wendigo o espírito do Narcisismo Coletivo

O Wetiko é um espírito ruim que costuma invadir a mente do ser humano. Trata-se do “vírus” do egoísmo, um agente patogênico psíquico que obriga a pessoa a alimentar suas próprias necessidades como um ser faminto que nunca se satisfaz. Tal presença nos leva a um tipo de involução na qual, mais cedo ou mais tarde, a humanidade se torna o seu pior inimigo.
Essa curiosa e ao mesmo tempo inquietante visão é descrita em um livro de leitura quase obrigatória. Foi Paul Lévy, conhecido admirador do legado de Carl Jung e colunista regular no jornal “The Guardian”, que deu forma a um trabalho digno de reflexão intitulado “Dispelling Wetiko” (Dissipando o Wetiko, tradução livre). Segundo ele mesmo afirma, vivemos um momento em que grande parte dos fenômenos psicossociais que nos cercam mostram que o “vírus” do egoísmo está mais presente do que nunca.

Wendigo (também Windigo, Windago, Windiga, Witiko, Wihtikow, "Wenridow" e outras variações) é uma criatura sobrenatural que faz parte da mitologia do povo indígena da América do Norte Ojíbuas. De acordo com a mitologia, o Wendigo é formado a partir de um humano qualquer, que passou muita fome durante um inverno rigoroso, e para se alimentar, comeu seus próprios companheiros. Após perpetuar atos canibais, acaba se tornando este monstro e ganha muitos atributos para caçar e se alimentar, tais como imitar a voz humana, escalar árvores, suportar cargas muito pesadas, e além disso tem uma inteligência sobre-humana(porém, sua visão fica danificada, diz as tribos indígenas que se estiver parado, ele não irá vê-lo). A vítima humana do espírito do wendigo, após cometer os atos de canibalismo começa a transformar-se. Os olhos ficam brancos, os dentes afiados e a pele estica-se à volta do esqueleto do ex-humano. O Wendigo também tem a capacidade de hibernar por anos, e para suportar os invernos, estoca suas vítimas em cavernas subterrâneas onde as devora lentamente. De acordo com a mitologia indígena, para destruir um Wendigo é preciso queimá-lo, pois segundo os indígenas, Wendigo tem uma pele sobrehumana que também lhe permite sobreviver a qualquer tipo de ferimento inconstante, tais como esfaqueamento ou ferimentos provocados por balas, porém, grandes impactos supostamente podem imobiliza-lo por alguns segundos. Quando não acha carne humana se alimenta de animais o que não é o suficiente para saciar sua fome. 

Narcisismo coletivo, um vírus que se expande cada vez mais. In: https://amenteemaravilhosa.com.br/narcisismo-coletivo/

O narcisismo coletivo se transformou em um vírus. Nós podemos defini-lo assim porque causa danos, contagia e se expande facilmente. Embora não pareça, a busca pela exaltação do próprio grupo em detrimento dos demais é uma dinâmica que aconteceu em todas as épocas; variando em intensidade e alcançando suas máximas em determinados momentos históricos, como na Alemanha nazista.
Expressa certa nostalgia pela existência de uma “raça superior”. Mesmo que, é claro, não precise ser necessariamente uma raça. Cabe, então, a qualquer grupo que compartilhe algum elemento de identidade comum. Podemos falar de nações, mas também podemos falar de times esportivos ou de profissões.

Em qualquer sentimento, atitude ou comportamento humano onde haja exagero, o mais provável é que também haja um sintoma neurótico. O narcisismo não é uma excessão. Quando construído a nível individual, surgem as pessoas que gostam de ostentar e mostrar uma imagem de segurança, em vez da realidade que vivem.
O mesmo acontece nos grupos. É mais fácil que o narcisismo coletivo floresça naqueles grupos nos quais o que mais se compartilha é uma autovalorização fraca e fortes dúvidas sobre seu próprio prestígio. Por isso o que estas pessoas mais desejam é serem reconhecidas pelos demais. E não só isso: também desejam a derrota dos outros, nas mais diversas situações.
Um estudo realizado pela Universidade de Varsóvia, na Polônia, indicou que os grupos que sofrem de narcisismo coletivo são, geralmente, compostos por indivíduos que têm fortes sentimentos de insuficiência pessoal. O grupo é uma tentativa de compensar esta percepção de vazio.

A manipulação nos grupos narcisistas

É comum que os grupos que exibem um narcisismo coletivo gerem líderes autoritários e, muitas vezes, totalitários. O fato de se sentir guiado por alguém que não demonstra nenhuma vulnerabilidade, ou, em todo caso, é extremamente forte, dá segurança aos seus seguidores. Estes líderes costumam explorar todos estes sintomas e, por isso, exaltam com veemência a suposta superioridade que existe em pertencer a um grupo, comparado a não pertencer.

Este assunto foi estudado pela Universidade de Londres e concluíram que esse tipo de líder tende a construir teorias da conspiração contra eles. Um inimigo comum pode ser aquela peça que vai ajudar a consolidar sua uniformidade e a união dentro destes coletivos. O próprio narcisismo faz com que fantasiem sobre o fato de serem observados, invejados e potencialmente atacados por outros.
A agressão e a vingança começam a adquirir outro significado neste tipo de grupo. Cometer atos violentos contra aqueles que não pertencem ao coletivo pode ser visto de forma positiva. Isso pode acontecer especialmente caso a agressão seja dirigida a um possível inimigo, conspirador ou um aliado destes. O mesmo acontece com a vingança, que já não é vista como uma paixão irracional ou que causa mal, e sim como um direito legítimo, sustentado pela aparente necessidade de se defender.
Diferentemente deles, os grupos que têm um senso saudável de orgulho coletivo geram efeitos construtivos. Neste caso, produz-se uma maior coesão e confiança mútua. Uma união que, para ser consolidada, não precisa diminuir os outros nem passar por cima daqueles que sejam diferentes. Enquanto o orgulho razoável é o fundamento da democracia, o narcisismo coletivo é a base do fascismo e de seus métodos de imposição e controle.

Narcisismo coletivo: os grupos que amam a si mesmos. In: https://amenteemaravilhosa.com.br/narcisismo-coletivo-grupos/

O narcisismo é uma conduta ou mania manifestada a nível individual ou grupal (narcisismo coletivo). Este adjetivo, que tem origem na figura mitológica de Narciso, faz referência ao homem que se orgulha de ser bonito, que está apaixonado por ele mesmo ou que cuida demais de sua compostura. No mito, especifica-se que Narciso é um jovem de beleza única que desperta paixões em mortais e deuses, as quais não são correspondidas perante a incapacidade do rapaz de reconhecer o outro e amá-lo.
Ao ver seu próprio rosto refletido na água, Narciso fica encantado e não consegue parar de contemplar a si mesmo. O jovem então deixa de atender às suas próprias necessidades básicas, absorto à sua imagem, e acaba se transformando uma flor bonita e hedionda, o narciso.

Narcisismo clínico

O narcisismo é associado a uma imagem grandiosa, inflada de si mesmo. As pessoas narcisistas pensam que têm uma aparência melhor, que são mais inteligentes e mais importantes que os outros. Por isso acreditam que merecem um tratamento especial.
O narcisismo é um tipo de personalidade que pode levar a um transtorno de personalidade. Este transtorno afeta 1-2% da população, sendo mais comum entre os homens. Os traços associadas a este transtorno correspondem a uma visão grandiosa de si mesmo, problemas de empatia, sentimentos de autossuficiência e necessidade de admiração e atenção. Esses traços assumem o controle da pessoa, causando vários problemas.
Embora as causas do narcisismo sejam diversas, parte delas são sociais. O narcisismo geralmente é maior em culturas que valorizam a individualidade e a auto-promoção. Este narcisismo também é aplicável a grupos. Para descobrir como isso acontece, temos que pensar sobre o amor, o amor de um grupo em relação a si mesmo.

O narcisismo é um tipo de personalidade que pode levar a um transtorno de personalidade. Este transtorno afeta 1-2% da população, sendo mais comum entre os homens. Os traços associadas a este transtorno correspondem a uma visão grandiosa de si mesmo, problemas de empatia, sentimentos de autossuficiência e necessidade de admiração e atenção. Esses traços assumem o controle da pessoa, causando vários problemas.
Embora as causas do narcisismo sejam diversas, parte delas são sociais. O narcisismo geralmente é maior em culturas que valorizam a individualidade e a auto-promoção. Este narcisismo também é aplicável a grupos. Para descobrir como isso acontece, temos que pensar sobre o amor, o amor de um grupo em relação a si mesmo.

Seguir o grupo

Mas o que acontece quando o narcisismo é compartilhado por um grupo? Normalmente, as pessoas pertencem a vários grupos: nacionalidade, sexo, religião. etc. Pertencer a estes grupos implica um grau de envolvimento que pode ser maior ou menor. Quando o envolvimento é muito grande, muitas vezes é dito que a pessoa identifica muito com seu grupo.
Identificar-se muito com um grupo implica aceitar as normas, explícitas e implícitas, desse mesmo grupo. Além disso, aqueles que se sentem muito identificados também internalizarão os valores desse grupo. Por exemplo, se as regras do grupo mandam se vestir de uma certa maneira, os membros do grupo que se identificam com ele se vestirão de acordo com as regras.
As normas e os valores dos grupos vão condicionar alguns comportamentos por reforço. Em uma dada situação, a forma como nos comportamos pode ser muito diversa. Podemos agir de maneiras diferentes perante uma situação. No entanto, se as normas e os valores prescrevem uma certa forma de comportamento, nossa tendência será segui-los.

Você acha que nunca viu um Wetiko-wendigo?! Tem certeza que não?!

Onde o wetiko-wendigo já apareceu:

Hannibal — É a forma que Will Graham enxerga/imagina/fantasia o antagonista Hannibal Lecter na série Hannibal da NBC.
Wendigo Witch — segundo chefe do jogo Dementium II para Nintendo DS.
Wendigo — aparece na série Hannibal.
Wendigo — tribo no jogo de RPG da editora estadunidense White Wolf Lobisomem: O Apocalipse, lobisomens de origem indigéna.
Wendigo — também aparece como uma das magias disponíveis no jogo Shining Force III para Sega Saturn.
Wendigo — personagem dos quadrinhos do Universo Marvel, inimigo do Hulk e dos X-Men.
Wendigo — aparece como um monstro do jogo Final Fantasy V, encontrado em Island Shrine.
Wendigo — aparece como um monstro do jogo Final Fantasy VIII, encontrado em Timber & Dollet Forest, Desert Prison Tower.
Wendigo — aparece como um monstro do jogo Final Fantasy XII, encontrado em Sochem Cave Palace.
Wendigo — aparece como um monstro do jogo Final Fantasy Tactics A2: Grimoire of the Rift.
Wendigo — aparece como um monstro do jogo Warcraft III: The Frozen Throne.
Wendigo — aparece no segundo episódio da 1ª temporada da série Sobrenatural. É citado algumas vezes durante a 6ª, 7ª e 8ª temporadas.
The Wendigo — personagem e título do décimo-segundo episódio da primeira temporada da série de televisão estadunidense Charmed.
Wendigo — chefe da segunda fase do jogo online Grand Chase, com o nome alterado, mas mesma idéia.
Wendigo — aparece em um episódio da 1ª temporada da série Jovens Bruxas e transforma Piper em Wendigo.
Wendigo — aparece como um monstro do jogo Muchaos.
Wendigo — aparece num episódio da 1ª temporada da série Fear Itself: Antologia do Medo intitulado "Skins and bones".
Wendigo — aparece no décimo episódio da da 2º Temporada da série Haven, representado por 3 irmãs.
Wendigo — aparece como um demônio guarda-costas no jogo Shin Megami Tensei.
Wendigo — aparece no 11º episódio da 2ª temporada da série My Little Pony: A Amizade é Mágica.
Wendigo — aparece no 11º episódio da 2ª temporada da série Grimm.
Wendigo — aparece como o chefe da segunda fase do jogo X-Men 2: Wolverine's Revenge.
Wendigo — aparece no anime LUL.
Wendigo — aparece no quarto episodio de 4 Temporada da série Teen Wolf.
Wendigo — aparece no sexto episódio da 2ª Temporada da série Sleepy hollow
Wendigo — aparece como boss (Chefão) do jogo de RPG: Adventure Quest Worlds mas um tanto diferente
Wendigo — Este nome aparece duas vezes no seriado "The Blacklist". Primeiro no Ep. 06 da Temp. 02 como nome de uma empresa ligada a cartéis africanos. Depois aparece como o nome de um assassino no Ep. 05 da Temp. 03. Não se sabe ainda qual a ligação e nem a razão. (01/11/2015)
Wendigo — aparece como um monstro do jogo Hero Siege, encontrado principalmente no Ato 1.
Wendigo — aparece como principal antagonista do jogo Until Dawn.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário