quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Proposta de leituramento - prática


PROPOSTA DE LEITURAMENTO

1 – Leitura de exploração – preguiçosa
    1. Observar as figuras e imaginar do que se trata o texto
Ler os tópicos e as legendas e relacionar com os textos.
Ler o parágrafo em que estiverem as palavras grifadas: em itálico, negrito e sublinhadas.
  1. – Leitura compartilhada: O professor lê e os alunos fazem a pontuação.
Com a sala de aula dividia ao meio o professor faz as equipes alternarem a leitura e a pontuação.
O professor divide a sala por fila e alterna a leitura e a pontuação com a fila.
Se for possível o professor divide a sala em filas para elas alternarem a leitura e a pontuação.
  1. – Inverter – Primeiro a leitura compartilhada, depois a leitura preguiçosa.
OBS. O professor escolhe um guia para a leitura, este faz a pontuação e a leitura continua por fila, depois da última fila, o guia lê e a turma faz a pontuação, o professor deve fazer a avaliação desde.
  1. – Ditado – O professor lê e os alunos copiam. Deve-se exigir o máximo de atenção, os alunos não podem pedir para repetir, nem perguntar: O que? Para não atrapalha a concentração, o professor oriente que se deve ter o máximo de atenção, e que eles copiem as primeiras palavras que ouvirem, sem tentar memorizar todo o trecho. O professor deve trabalhar no início com períodos curtos, o ideal é que o primeiro de nove a quinze palavras, e assim ir aumentando o tamanho do período, da seguinte forma.
    1. Ditado 3x3
    2. Ditado 5x5
    3. Ditado 10x10
    4. Ditado 15x15
  2. – Super ditado
    1. O professor lerá um texto que tenha de 45 a 60 palavras, pausadamente, de um texto que os alunos já tenham estudado., pedindo que eles anotem aleatoriamente, após a leitura, os trechos que eles acharam mais interessantes ou que façam mais sentido para eles, o professor dará um tempo de 10 minutos, para que eles anotem e conversem entre si, o professor dividirá a turma em equipes, por exemplo de 15, depois de 10, de 5 e de 3 alunos.
    2. O professor fará o mesmo, agora com um texto de um capítulo novo.
    3. O professor fará o mesmo das outras duas fazes, agora, individualmente por aluno.
  3. - Avaliação
    1. Avaliação pesquisada em circulo.
    2. Avaliação pesquisada resolução do exercício do capítulo.
7 – Apresentação de equipes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário