terça-feira, 11 de julho de 2017

Resumo de um relato sobre o direito dos refugiados no Brasil



Esse evento foi um relato de um refugiado sírio que se denominava Kaled Arabi, que não é o seu nome original, mas sim uma forma de esconder seu nome original e de sua família, que ainda se encontra na Síria sofrendo retaliação do Estado Islâmico.
Khaled saiu de Dubai onde cursava um doutorado, quando a guerra civil se instaurou na Síria. Dubai não aceitou refugiá-lo, e ele não queria voltar para a Síria, logo ele tomou rumo pela Europa até decidir se refugiar no Brasil. Quando perguntado quanto a quem estava certo na guerra, ele respondeu que numa guerra ninguém está certo, todos estão errado.

O palestrante descreveu a situação de seu país da seguinte maneira: A Síria, diferentemente, de como a mídia faz parecer, era um país rico, como uma ótima qualidade de vida, um custo de vida baixo e com uma educação gratuita e de qualidade. A Síria vive um governo que a década vem passando de mão em mão dentro de uma mesma família, uma ditadura. Durante a chamada Primavera Árabe, formou-se um conflito entre o estado ditador e um grupo de revolucionários. Este fato foi apoiado pela Rússia, do lado do governo, pois tem com eles um acordo para manter as coisas como estavam e o EUA, apoiando os revolucionários com o pretexto de espalhar a democracia, , no entanto visando a área estratégica que o país representa, a entrada para o mar Mediterrâneo, e sua grande quantidade de jazidas de petróleo. A interferência destes dois países intensificou o conflito e destruiu o país. Enfraquecidos pelo conflito, ambos os lados virama a invasão de seu território, de um lado o estado Islâmico, que ficou a parte oriental da Síria, um a região desértica, porém cheia de petróleo, e do outro lado, ao norte, a invasão de um povo sem território, os Curdos. O país ficou então dividido entre os que apoiavam o presidente, os revolucionários, e os que apoiavam o Estado islâmico e os Curdos.

Uma conceituação importante feita foi a diferença entre asilo e refúgio. Sinteticamente, o asilo é uma decisão política, enquanto o refúgio é uma decisão humanitária.

Com relação a experiência como refugiado, Kaled disse que as pessoas fogem da Síria pela Turquia e pagam 6 mil dólares para atravessar o mar rumo à Grécia, apesar do preço, essa é uma viagem feita em péssimas condições, onde muitas pessoas morrem e também onde muitas pessoas lucram com a guerra, ao realizarem esse transporte desumano.

Na Europa o refugiado ganha casa e emprego, no entanto, o povo não simpatiza com eles. No Brasil, Kaled disse que é o oposto, o governo não dá nada, apenas diz: “Pode ir para onde quiser, o Brasil é seu”. Em contrapartida as pessoas aqui ajudam e se importam, Quando chegou em nosso país, Kaled ficou a deriva um bom tempo, morou na rua. Achou gente para ajudá-lo, consegui trabalhar vendendo comida na rua

Nenhum comentário:

Postar um comentário