O Processo como a Quarta
Dimensão da Avaliação
Ojr Bentes
OBJETIVO: Produzir um texto que se
pretende como uma analise comparativa entre as dimensões
matemáticas, da realidade e a da valiação
A CARACTERÍSTICA PROCESSUAL DA AVALIAÇÃO
Normalmente, a noção de avaliação é reduzida à medição de
competências e habilidades que um estudante exibe ao final de um
determinado período ou processo de aprendizagem. Vista assim, a
avaliação é uma forma de se verificar se o estudante aprendeu ou
não o conteúdo ensinado. Embora isso possa fazer parte do conceito
de avaliação, ela é mais ampla e envolve também outras esferas da
sala de aula.
É sabido, por exemplo, que o professor procura se respaldo na
avaliação para exercer o controle sobre o comportamento dos
estudantes na sala de aula. Isso acontece porque a sala de aula
isolou-se tanto da vida real que os motivadores naturais da
aprendizagem tiveram que ser substituídos por motivadores
artificiais, entre eles a nota. Assim, o estudante estuda apenas para
ter uma nota e não para ter suas possibilidades e leitura do mundo
ampliadas. Isso, é claro, limita os horizontes da formação do
estudante e da própria avaliação. O poder de dar uma nota não
raramente é usado para induzir subordinação e controlar o
comportamento do estudante em sala.
Além disso, nem sempre o professor avalia apenas o conhecimento que
o estudante adquiriu em um determinado processo de aprendizagem, mas
também seus valores ou atitudes. Dessa forma, ao conceituarmos a
avaliação escolar, realizada nas salas de aula, devemos levar em
conta que são vários os aspectos, melhor dizendo, dimensões,
incluídas nesta definição: o conhecimento aprendido pelo estudante
e seu desenvolvimento, o comportamento do estudante e seus valores e
atitudes. Alguns desses aspectos são avaliados formalmente (em
provas, por exemplo) mas outros são avaliados informalmente (nas
conversas com o estudantes, no dia-a-dia da sala de aula).
Investigar, portanto, como está ocorrendo a avaliação em sua sala
de aula – considerando os aspectos formais e informais – pode ser
um bom começo para aprimorar as práticas avaliativas usadas. Em
decorrência desses aspectos informais, avaliamos muito mais do que
pensamos avaliar. Esse dito popular “não julgue para não ser
julgado.”, não faz sentido para aqueles que vivem e vivencião o
mundo da Educação. Nas salas de aulas, estamos permanentemente
emitindo juízos de valor sobre os estudantes (freqüentemente de
forma pública). Esses juízos de valores vão conformando imagens e
representações entre professores e estudantes, entre estudantes e
professores e entre os próprios estudantes. E o que todo professor
sabe é que também ele será julgado pelas instâncias ou esferas
superiores.
Devemos ter em mente que, em nossa prática, não estamos avaliando
somente nossos estudantes e crianças, mas as aprendizagens que eles
realizam.
O
QUE SÃO DIMENSÕES.
Em Física, as dimensões são parâmetros utilizados para
medir, localizar e descrever os fenômenos observados. A Físca
Clássica descreve o espaço, ou realidade, em três dimensões, em
três eixos pelos quais determinado fenômeno pode ser localizado e
analisado. Por isso usamos o conceito de “exio de análise”. A
Teoria da Relativida propõe uma Geometria quadridimensional
conhecida como Teoria da Estrutura Espaço-tempo. Oficialmente, há
apenas quatro, mas há teorias que sugerem até dez dimensões ou
onze dimensões. Uma das correntes científicas que defendem as dez
dimensões é a Teoria das Supercordas Strrings, que afirma
que as dez dimensões interagiriam entre si como as cordas de um
violino. Mas tudo fica só na especulação: os próprios cientistas
admitem que, com a tecnologia - atual, ainda não é possível
comprovar as dez dimensões.
1)Antes da primeira dimensão, existe a dimensão zero, que é apenas
um ponto. A conexão entre dois pontos forma a primeira dimensão,
que é uma reta. Nosso conceito de comprimento vem dessa conexão
entre os pontos, em que podemos medir a distância de a outro. Em
avaliação usamos o socneito de avaliação “pontual”, tomada
naquele determinado instante. A avaliação diagnśotica é que vai
medir, dizer a distância, em termos de conteúdos, entre cada um dos
alunos da sala, e a distância de toda a sala em relação a alguma
parâmetro de conteúdo que o professor ou a prórpia escola desejsam
que o aluno estja no início do ano letivo. Em caso de defasagem o
professor deve corrigir a distorção.
2. O plano é a segunda dimensão. Para ser bidimensional, um objeto
precisa de dois valores numéricos (x,y), ou dois eixos nos quais o
professor vai analisar os resultados da avaliação (correspondentes
aos nossos conceitos de comprimento e largura) para ser situado.
3. A terceira dimensão é o espaço. Para um objeto, isso significa
ganhar profundidade e se tornar tridimensional, ou seja, ser dono de
três valores numéricos que o situem (largura, comprimento e
profundidade). Por isso dizemos que quando o professor está se
aprofundando na avaliação de seus aluno, ele esta utilizando um
terceiro eixo de analise, para tornar a avaliação mais real, mais
próxima da realidade material comparativa entre os alunos da classe
e mesmo dentro da escola, portanto é dimensão material da
avaliação.
4. A quarta dimensão é a duração ou o tempo. Ela é a linha,
mola, espiral ou eixo, que leva cada ser quadrimensional (como nós,
seres humanos) do começo (eu bebê) ao final da existência (eu
velhinho). Nós não percebemos essa dimensão, por isso não podemos
voltar ou avançar no tempo para ver nossos "eus" passados
e futuros. É a dimensão simbólica da avaliação que se relaciona
com ambiente institucional, com a escola e com a acomunidade escolar.
Avaliar significa, a + valere = dar valor/legitimar, verum + facere =
fazer a verdade (testar/medir). Avaliar é coletar um conjunto de
informações, pertinentes e confiáveis , examinando o grau de
adequação dos critérios, informações e objetivos , adotando uma
decisão através de um juízo valorativo.
“Avaliar é sempre julgar a realidade, para o quê é
imprescindível comparar uma situação, fato ou elemento da
realidade com um padrão, prévia ou concomitantemente expresso ou
subentendido” (Gandin, 1995). É um processo contínuo de pesquisas
que visa interpretar os conhecimentos, habilidades e atitudes dos
alunos tendo em vista mudanças esperadas no comportamento propostas
nos objetivos, a fim de que haja condições de decidir sobre
alternativas do projeto de trabalho do professor e da escola como um
todo.
As dimensões da ação avaliativa se caracterizam em: diagnóstica,
processual,cumulativa e participativa. Nos princípios básicos da
avaliação, podemos estabelecer o quê avaliar, o que significa
avaliar, para que e por que avaliamos, como enfrentar as práticas de
avaliação, assim como, utilizar dentre as várias técnicas de
avaliações disponíveis, aquela que poderá fornecer os dados
desejados , usando procedimentos quantitativos e qualitativos.
Devemos, no entanto, atentar para a evidência de que há margem de
erro em todas as técnicas de avaliação. A avaliação propicia
informações para melhorar as decisões do processo de ensino e de
aprendizagem, e também melhorar o resultado do próprio planejamento
e desenvolvimento curricular.
Várias são as técnicas e instrumentos possíveis para a ação
avaliativa como: as avaliações; os relatórios; os questionários;
os testes; as pesquisas ; as entrevistas; a auto-avaliação; as
fichas de acompanhamento e a resolução de problemas.
Para que avaliar? Para ressignificar a visão de Homem, tendo na
educação um processo formativo e um ato educativo . O trabalho
docente, visa buscar no aluno a construção e reconstrução do
conhecimento, das habilidades ,atitudes e valores. Por que avaliar?
Para melhorar as decisões sobre a aprendizagem, informar a
progressão dos estudos, melhorar a qualidade de ensino. Avaliar é
uma ação essencial, que propõe provocar mudanças. A avaliação
não é um ato isolado, uma vez que está ligada aos objetivos de
ensino e aprendizagem e à formação de sujeitos que problematizam,
vivem e recriam a realidade.
Para Jussara Hoffmann, “a avaliação é a reflexão transformada
em ação, não podendo ser estática nem ter caráter sensitivo e
classificatório”.
Finalizando, a avaliação é a espinha dorsal do processo de ensino
aprendizagem , e tem por objetivo diagnosticar a situação de
aprendizagem do aluno, tendo em vista auxiliar a tomada de decisões
para a melhoria da qualidade. A avaliação é inclusiva na medida em
que ampara a busca de meios necessários para o desenvolvimento da
aprendizagem, aceitando o educando como é, para verificar o que pode
ser feito para o seu crescimento; é diagnostica e processual, ao
admitir que, o educando poderá ao longo de sua trajetória escolar
alcançar o conhecimento esperado; e é dinâmica, quando não
classifica o educando em um determinado grau de aprendizagem,
diagnosticando a situação apresentada buscando a solução a partir
de novas estratégias educacionais.
Referência
textual: Jussara Hoffmann
REFERÊNCAIS:
GANDIN,
D. A prática do planejamento participativo. Petrópolis: Vozes,
1994.
As dimensões do PPP - Projeto
Político pedagógico.
https://books.google.com.br/books?id=rxlEJfBqKWsC&pg=PA176&lpg=PA176&dq=dimens%C3%B5es+da+a%C3%A7%C3%A3o+avaliativa+se+caracterizam+em:+diagn%C3%B3stica,+processual,cumulativa+e+participativa.&source=bl&ots=GberCBRvWb&sig=Wdr_Aiw3mhq1D_n1KdWyXoGiOio&hl=pt-BR&sa=X&ei=VLk-VceuCMT1yASy84G4AQ&ved=0CCQQ6AEwAQ#v=onepage&q=dimens%C3%B5es%20da%20a%C3%A7
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