O
Conceito de Dimensão em Educação
O.Jr
Bentes
Resumo
O
objetivo deste artigo é produzir um texto que se pretende
esclarecedor, ou ao menos inicial, para uma pesquisa a posteriori
acerca do conceito de dimensão que é utilizado nos textos sobre
Educação Escolar e em outros textos que se referem a Educação de
uma maneira geral. O conceito causa muita confusão entre os
interpretes e instrumentadores da educação em nossa cidade, que é
de imensa importância no planejamento e na construção do currículo
escolar. Nos últimos anos, o conceito de dimensão desenvolveu-se de
tal forma que atualmente é comum aos matemáticos falarem de mundos
de infinitas dimensões e até de objetos com número fracionário de
dimensões. Como também é muito comum vários autores usarem o
conceito de dimensão de forma aleatória, aplicando-o a quaisquer
definições que sejam. É bem verdade que, há mais de 2.000 anos,
os gregos, com base nos sentidos e nos princípios da Geometria de
Euclides, o mais famoso matemático da Antiguidade greco-romana
(século III a. C), viviam num mundo tridimensional. Eles observavam,
como nós hoje, um mundo repleto de objetos com comprimento, largura
e altura – tridimensionais. A lógica de avaliação daqueles
partia desse pressuposto.
PALAVRAS-CHAVE:
Educação, Aprendizagem, Processo, Medir, Dimensão, Dobras.
ABSTRACT
The
aim of this paper is to produce a text that is to be enlightening, or
at least starting to research a post about the size of that concept
is used in the texts of School Education and other texts that refer
to education in general . The concept causes a lot of confusion among
interpreters and surgical technologist education in our city, which
is of immense importance in the planning and construction of the
school curriculum. In recent years, the dimension concept developed
in such a way that it is currently common to speak mathematical
infinite-dimensional worlds, and even objects with a fractional
number of dimensions. It is also very common many authors use the
concept of dimension at random, in applying any settings to be. It is
true that there are more than 2,000 years, the Greeks, based on the
senses and the principles of Euclidean geometry, the most famous
mathematician of Greco-Roman antiquity (the third century a. C),
lived in a three-dimensional world. They watched as we today, one
filled with objects world with length, width and height -
three-dimensional. And your logic evaluation broke this assumption.
KEYWORDS:
Education, Learning, Process, Measure, Dimension, Folds.
A
IDÉIA DE DIMENSÃO SE SUA RELAÇÃO COM A REALIDADE
Os objetos planos têm
comprimentos e largura e, então, o plano passa a ser o modelo das
coisas de duas dimensões. Já os sólidos, além de comprimento e
largura, também têm altura e são os exemplos acabados de objetos
tridimensionais. Dessa maneira, os matemáticos da época de Euclides
concordavam com o senso comum de que o Universo é 3-D
(tridimensional). Essa visão perdurou por séculos e a História
registra algumas objeções célebres à ideia de uma quarta
dimensão. Uma delas é atribuída ao astrônomo Alexandrino
Ptolomeu, que ponderava: se é possível desenharmos no espaço de
três eixos perpendiculares entre si, não podemos ainda que sejam
perpendicular aos outros três.
René Descartes expandindo a
linguagem da Geometria euclidiana, viu surgir a possibilidade de uma
quarta dimensão e prontamente a rejeitou por julgá-la irrealista.
Na Geometria analítica inventada por Descartes, as dimensões de um
objeto correspondem ao número de coordenadas necessárias para
descrever com clareza seus pontos fica bem determinado pela longitude
e latitude. O plano é bidimensional, isto é, dois números
ordenados segundo uma convenção, determinam um ponto desse plano.
Da mesma forma, um sólido é tridimensional – três números
ordenados localizam cada um dos seus pontos. Como destacou Guillem,
tratava-se de dois enfoques diferentes: o de Euclides era
qualitativo, assentado nas qualidades da forma – comprimento,
largura e altura; o de Descartes, quantitativo, importava o número
das coordenadas para descrever bem o objeto. Um interpretou nossas
experiências sensoriais; o outro, nossa compreensão lógica.
Pode parecer pouco, mas tal
mudança na visão do conceito de dimensão ocorreu quando os homens
ainda estavam presos ao pensamento euclidiano. E não foi fácil
perceber que um objeto da quarta dimensão não passa de uma entidade
matemática que tem necessidade de quatro coordenadas para ser
descrito adequadamente. Isso pode parecer óbvio ao estudante
moderno, mas foi insuficiente para vencer a resistência dos
matemáticos da geração de Descartes e dos que se seguiram, em
aceitar a possibilidade da existência lógica de algo que não
podiam visualizar.
Há menos de um século e
meio, no entanto, Bernhard Riemann, jovem matemático alemão, ao
estender a Geometria de Euclides e de Descartes, desenvolveu em
detalhes a ideia de uma Geometria quadridimensional.
A Dimensão é o instrumental
que se mede a extensão, para a avaliar; medida, tamanho.
Propriedade, da res
extensa.
Sinônimo de dimensão: área, espaço, superfície, volume,
densidade.
O
QUE SIGNIFICA ENTÃO A PALAVRA DIMENSÃO?!
Sentido em que se mede a
extensão para a avaliar; medida, tamanho. Propriedade da res
extensa.
Sinônimo de dimensão: área,
espaço, superfície, volume, densidade.
Dicionário
Informal:
1.Dimensão: extensão,
tamanho, grandeza, importância.
2.Dimensão: Matemática: grau
de liberdade.
3.Dimensão: Física: modo
como uma unidade pode ser decomposta em outras, número de vetores
linearmente independentes necessários para se descrever o espaço
que está se modelando.
4.Ficção científica:
refere-se a universos paralelos e ou outros planos de existência.
Sinônimos:
Tamanho, grandeza, espaço, extensão, alargamento, alcance, alombar,
amplidão, amplitude, campo, comprimento, desenvolvimento, dimensão,
grandeza, largueza, largura, latitude, magnitude, medida,
prolixidade, superfície, formato, aspecto, configuração, feitio,
tamanho, aristocracia, dignidade, enormidade, entono, esplendor,
excelsitude.
Português
- dimensão - dimensionar - dimensionado - medir -
medido/a - medição
Latim
- dimensionem - dimensionem - amplitudo - metiri - mensus
- mensurare
Inglês
- dimension - dimension - measured - measure -
measured - mensuration
No
Dicionário Michaelis:
di.men.são
sf (lat dimensione) 1 Extensão
em qualquer sentido; tamanho, medida, volume. 2 Álg. Grau de
potência ou de uma equação em álgebra. 3 Geom. Cada uma das três
extensões (comprimento, largura e altura) que se consideram na
geometria de Euclides; têm-se formulado modernamente outras
geometrias, de quatro e mais dimensões. 4 Qualidade, caráter ou
estatura moral ou intelectual, própria a, ou pertencente a uma
pessoa. 5 Cada um dos elementos ou fatores que constituem uma
personalidade ou entidade completas. Quarta d., Fís e Mat: O tempo,
em adição às três dimensões clássicas (comprimento, largura e
altura ou profundidade).
A ideia de extensão na
construção do conceito de dimensão deriva do conceito latino de
res extensa, ao pé da letra coisa que pode ser medida, que possui
extensão, mas não somente no sentido de comprimento.
De
acordo com a Wikipédia
Em Descartes, res cogitans
('coisa pensante') é o sujeito pensante, que encontra obstáculo
numa res extensa ('coisa extensa') que é o corpo, a realidade deste
mesmo ou a matéria.
Na perspectiva de Descartes, a
realidade comporta dois aspectos: o extensivo e o qualitativo. Um
objeto é um corpo que se caracteriza pela extensão, pelo movimento
e também por um complexo de qualidades sensíveis. Mas só a
extensão e o movimento têm realidade objetiva, ou seja, existem
independentemente do sujeito. As qualidades sensíveis (som, cor,
odor, sabor, etc.) são subjetivas, isto é, só existem na nossa
consciência.
Estamos perante uma
gnosiologia que compatibiliza um realismo crítico com um idealismo
moderado. Na verdade, ao afirmar a prioridade do pensamento e do
sujeito na ordem do conhecer, Descartes não reduz o ser ao pensar,
não nega a realidade do mundo exterior, nem a sua total
independência em relação ao sujeito. Não adota, por isso, uma
posição do idealismo metafísico. Pelo contrário, ao admitir a
existência de qualidades objetivas, assume uma posição de realismo
crítico, uma vez que admite que a extensão é, em si mesma, algo de
diferente do pensamento. Nesta ordem de ideias, Descartes admite a
existência de três substâncias:
a.
Res cogitans
(espírito): substância pensante, imperfeita, finita e dependente.
b. Res
divina
(Deus): substância eterna, perfeita, infinita, que pensa e é
independente.
c. Res
extensa (matéria):
substância que não pensa, extensa, imperfeita, finita e dependente.
1. Uma medida de extensão
espacial, especialmente largura, altura ou comprimento.
2. Frequentemente as dimensões
de extensão ou magnitude; escopo.
3. Orientação, visão: "Ele
é um bom jornalista, e ele tem essa dimensão extra" (William
S. Paley).
4. Em Matemática. O menor
número de coordenadas independentes necessários para especificar
exclusivamente um ponto entre dois pontos, ou vários pontos num
espaço. A gama de tal coordenadas.
5. Em Física. Uma propriedade
física, tal como massa, comprimento, tempo, ou uma sua combinação,
considerada como uma medida fundamental ou como parte de um conjunto
de medidas fundamentais de uma quantidade física: Velocidade tem as
dimensões de comprimento dividido pelo tempo.
[Inglês Médio dimensioun, do
Latim dimensio, dīmēnsiōn-, extent, a partir do Latim dīmēnsus,
particípio passado do dīmētīrī, para medir: di-, display,
display + mētīrī, to measure, medir.
Em Física, as dimensões são
parâmetros utilizados para medir, localizar e descrever os fenômenos
observados. A Física Clássica descreve o espaço, ou realidade, em
três dimensões, em três eixos pelos quais determinado fenômeno
pode ser localizado e analisado. Por isso usamos o conceito de “eixo
de análise”. A Teoria da Relatividade propõe uma Geometria
quadridimensional conhecida como Teoria da Estrutura Espaço-tempo.
Oficialmente, há apenas quatro, mas há teorias que sugerem até dez
dimensões ou onze dimensões. Uma das correntes científicas que
defendem as dez dimensões é a Teoria das Supercordas Strrings, que
afirma que as dez dimensões interagiriam entre si como as cordas de
um violino.
Percebe-se que no seguinte
texto que dimensão equivale a eixo estruturante. “A análise deu
ênfase às dimensões nos seus quatro eixos do PPP (Projeto Político
Pedagógico) com vista a apresenta-las, exigindo não só uma
reflexão quanto ao papel da escola frente ao desafio de garantir o
direito de Educação de qualidade para seus alunos, quanto a
estruturação de ações que possam garantir isso.” trecho
extraido do texto: Projeto Político-Pedagógico: dimensões
metodológicas, Escola de Gestores, link abaixo.O estabelecimento do
conceito de dimensões a serem analisadas tem um valor apenas
operativo; visa facilitar a compreensão dos diferentes níveis de
funcionamento da escola, facilitando-se a apreensão de fenômenos
particulares.
1ª Antes da primeira
dimensão, existe a dimensão zero, que é apenas um ponto. A conexão
entre dois pontos forma a primeira dimensão, que é uma reta. Nosso
conceito de comprimento vem dessa conexão entre os pontos, em que
podemos medir a distância de um a outro. Em avaliação usamos o
conceito de avaliação “pontual”, tomada naquele determinado
instante, ou com vários outros significados. A avaliação
diagnostica, primeira dimensão da avaliação, é que vai medir,
dizer a distância, em termos de conteúdos, entre cada um dos alunos
da sala, e a distância de toda a sala em relação a algum parâmetro
de conteúdo que o professor ou a própria escola desejam que o aluno
esteja no início do ano letivo. Em caso de defasagem o professor
deve corrigir a distorção. A 1ª dimensão se refere à
Infraestrutura física e equipamentos.
2ª. O plano é a segunda
dimensão. Para ser bidimensional, um objeto precisa de dois valores
numéricos (x,y), ou dois eixos nos quais o professor vai analisar os
resultados da avaliação (correspondentes aos nossos conceitos de
comprimento e largura) para ser situado. A 2ª dimensão se refere ao
planejamento, fase de elaboração, da organização e gestão da
prática pedagógica. Aqui encaixa se a dimensão participativa.
3ª. A terceira dimensão é o
espaço. Para um objeto, isso significa ganhar profundidade e se
tornar tridimensional, ou seja, ser dono de três valores numéricos
que o situem (largura, comprimento e profundidade), portanto possui o
caráter cumulativo. Por isso dizemos que quando o professor está se
aprofundando na avaliação de seus aluno, ele esta utilizando um
terceiro eixo de analise, para tornar a avaliação mais real, mais
material, portanto é dimensão material da avaliação. A 3ª
dimensão, é a dimensão estruturante, que constrói a realidade,
refere-se à gestão democrática da escola.
4ª. A quarta dimensão é a
duração ou o tempo. Ela é uma esfera em movimento, mas em 2D
representa um quarto eixo, que leva cada ser quadrimensional (como
nós, seres humanos) do começo (eu bebê) ao final da existência
(eu velhinho), como quando se constrói o PPP. É a dimensão
simbólica, psíquica, que se refere à alma, ou como o senso comum
diz: é o "espírito" da avaliação que se relaciona com
ambiente institucional, com a escola e com a a comunidade escolar. A
4ª dimensão refere-se à formação e condições de trabalho dos
professores, refere-se à fase ou etapa operativa. E a dimensão
processual da avaliação, deve referir-se à realidade escolar em
movimento, que implica distribuição das necessidades/ações de
acordo com uma distribuição em curto, médio e longo prazo.
“Dimensões são
agrupamentos de grandes traços ou características aos aspectos
institucionais sobre os quais se emite um juízo de valor e que, em
seu conjunto que expressão a totalidade da instituição.”
O conceito de dimensão é
melhor utilizado quando equiparado ao de eixo de análise, tornando
mais fácil a sua utilização.
O
CONCEITO DE DIMENSÕES (NO PLURAL)
1. (frequentemente plural) uma
medição do tamanho de algo num determinado sentido, tal como o
comprimento, largura, altura, diâmetro ETC.
2. (muitas vezes plural)
âmbito de aplicação; tamanho; medida: um problema de enormes
dimensões.
3. aspecto: uma nova dimensão
à política.
4. Matemática (matemática) o
número de coordenadas necessário para localizar um ponto, uma reta,
um plano, um sólido.
5. (Física Geral) O produto
ou o quociente entre as grandezas físicas fundamentais (tais como a
massa, comprimento ou tempo) elevado à potência apropriada em uma
quantidade física derivada: as dimensões de velocidade são
comprimento (espaço) dividido pelo tempo. b. a potência à qual uma
quantidade tão fundamental tem de ser levantada em uma quantidade de
derivadas
Do francês antigo, do latino
dimensio, une extension, a partir de dīmētīrī, para medir,
de mētīrī]
A
RELACÃO ENTRE O CONCEITO DE AVALIAR, MEDIR E DIMENSIONAR
Dimensionar, ou melhor dizendo
di-mensura, significar mensura duas vezes, determinar duas mensões.
a. Dizer as dimensões. Uma
propriedade do espaço; extensão numa dada direcção: Uma linha
reta tem uma dimensão, um paralelogramo tem duas dimensões, e um
paralelepípedo tem três dimensões. Em 1D, dizer a distância, em
2D, dizer a área, em 3D, dizer o volume, a densidade.
b. a generalização dessa
propriedade para espaços com extensão curvilínea, como a
superfície de uma esfera.
c. dizer a magnitude que serve
para definir a localização de um elemento dentro de um dado
conjunto, a partir de um ponto em uma linha ou um evento no
espaço-tempo.
d. Usual. Dizer as dimensões,
medição de comprimento, largura, e espessura.
De uma forma metódica vamos
estabelecer analogias para a melhor fixação do conceito:
Quais as dimensões da
realidade?
1ª Dimensão - 1D - A reta,
se mede distâncias.
2ª Dimensão - 2D - O
plano, se mede áreas.
3ª Dimensão - 3D - O
Espaço, se mede massa, volume e densidade.
4ª Dimensão - 4D - A Esfera
em movimento, se mede frequências, período, velocidade, campo
magnético.
De uma forma geral as
dimensões devem ser tomadas como sendo sempre uma intrínseca à
outra, uma dentro da outra, e a cada nível a cima, a complexidade
aumenta, uma é sempre o desdobramento da outra, melhor dizendo sua
dobra. Outro aspecto importante do conceito de dimensõe é uma e
concêntrica à outra.
Os estudos na área da
Psicologia e da Psicopedagogia geraram novos conceitos sobre as
dimensões da aprendizagem humana e fornecem dados importantes para
qualificarmos as interações nos ambientes educacionais. Lembramos,
então, as quatro dimensões envolvidas na aprendizagem: cognitiva,
afetiva, psicomotora e de fé e crenças.
Reforçando os princípios
antes propalados por Vygotsky e Piaget, a aprendizagem se processa em
uma relação interativa entre os sujeitos e em última instância
com cultura em que vivem. Isso quer dizer que, ao lado dos processos
cognitivos de elaboração absolutamente pessoal (ninguém aprende só
e pelo outro, mas com os outro e com os outros), há um contexto que,
não só fornece informações específicas ao aprendiz, como também
motiva, dá sentido e “concretude” ao aprendido, e ainda
condiciona suas possibilidades efetivas de aplicação e uso nas
situações vividas. Entre o homem e o saberes próprios de sua
cultura, há que se valorizar os inúmeros agentes mediadores da
aprendizagem (não só o professor, nem só a escola, embora estes
sejam agentes privilegiados pela sistemática pedagogicamente
planejada, objetivos e intencionalidade assumida).
DIMENSÕES
E REPRESENTAÇÕES
Matemática/Geometria
Física
Ciências Sociais e Humanas
1ª Dimensão - 1D - Reta
- X¹ - Distancia - Econômico
2ª Dimensão - 2D - Plano
- X² - Área - Político
3ª Dimensão - 3D - Espaço
- X³ - Volume/Densidade - Social
4ª Dimensão - 4D - Esfera em
movimento - X4 - Tempo/Frequência - Cultural
VOCÊ
SABE COMO DOBRAR AS DIMENSÕES?
De 1D para 2D, da reta para o
plano: pegue um arame reto, dobre o até formar um círculo, uma
circunferência, e pronto você tem um plano, uma área, cuja a
fórmula é duas vezes pi, vezes o raio elevado ao quadrado. Não
confunda nunca mais área da circunferência, que é ao quadro, a
segunda dimensão, Com a fórmula do perímetro da circunferência
que duas vezes pi, vezes R (raio).
De 2D para 3D, da área para o
volume, pegue uma Folha de papel A4 e dobre a até ficar com a forma
de um tubo, cilindro oco, e pronto eis o volume. Se pegar duas resma
de papel A4 e corte em forma de quadrado, coloque as uma em cima da
outra, você terá um cubo, a fórmula do volume do cubo é a ao
cubo.
De 3D para 4D, do volume para
o período e a frequência. Pegue um moeda e a faça girar como um
pião, no seu próprio eixo, e pronto vcs terá o período, que é
tempo que ela demora para dar um volta sobre si mesma e a frequência
que é o inverso do período, f = 1/período.
O
QUE É UMA COISA "RETA" EM 1D, 2D, 3D E EM 4D?
Em 1D uma coisa reta é uma
linha que vai direto do ponto a A ao B sem curvas, papo reto, que vai
direto ao ponto.
Em 2D uma coisa "reta",
correta, é um plano quadrático perfeito, que todo mundo entende,
que, vê o que é.
Em 3D uma coisa "reta",
ortogonal, que é correto, orto-gonal, em todos os cantos, em todos
os cantos, lugares, em que chega. E nas outras dimensões?
Em 4D uma coisa correta é uma
coisa polida, como um esfera que gira ou vibra sempre com e na mesma
frequência, centrada, girando constantemente no mesmo eixo, educada,
que sempre tem a mesma face em todos os ângulos. Ex: Um Gestão
correta, proba e eficiente.
De uma forma geral as
dimensões devem ser tomadas como sendo sempre uma intrínseca à
outra, uma dentro da outra, e a cada nível a cima, a complexidade
aumenta, uma é sempre o desdobramento da outra, melhor dizendo sua
dobra.
AS
DIMENSÕES DA EDUCAÇÃO, DO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM.
Dimensões,
segundo o Manual de Avaliação Institucional (INEP, 2004) são
“agrupamentos de grandes traços ou características referentes aos
aspectos institucionais sobre os quais se emite juízo de valor e
que, em seu conjunto, expressam a totalidade da instituição””
O conceito de dimensão é
melhor utilizado quando equiparado ao de eixo de análise, ou como
esferas, tornando mais fácil a sua utilização.
A dimensão afetiva da
aprendizagem é muito importante para a educação. É a dimensão
relacional entre professor e o aluno, o professor é um ponto, de
partida ou de chegada, e vice-versa, o aluno o outro ponto de chegada
ou de partida ou vice-versa. Ela é fundamental porque as emoções
perpassam todo o tipo de interação humana. Não possuímos um botão
para ligar ou desligar nossas emoções – elas estão sempre
presentes em nossas vidas e em nossos processos de aprendizagens
formais ou não. Equipara-se à reta. A primeira esfera de interação
é a esfera do individual, equivale a primeira dimensão, a interação
entre duas pessoas numa reta, situadas uma no ponto A e outra no
ponto B. " A menor distância entre dois pontos, no plano, é
uma reta."
A dimensão cognitiva é sem
dúvida a mais simples de se entender em, também conhecida por
alguns como Dimensão Conceitual é a forma do professor promover ao
aluno o conhecimento de si mesmo, suas possibilidades de movimento e
limitações, bem como as características das atividades físicas,
as formas de realizar o exercício ou a atividade, as regras dos
jogos ou modalidades esportivas. Podemos associar ao saber fazer. O
exemplo de saber fazer determinado exercício, sua objetividade, a
postura a ser adotada, o tempo de uso, etc, deve-se ter atenção do
saber fazer para atingir um resultado melhor esperado. Educação.
Ela está relacionada com a forma racional e estruturada do
conhecimento. Por décadas os educadores só olharam para esta
dimensão da aprendizagem e, muitas vezes, confundiram-na com o
próprio conteúdo das ações pedagógicas. Equipara-se ao plano. A
segunda esfera de interação é a esfera do plano-grupal, de
interação entre uma pessoa e outras várias espalhadas pelo around,
ao redor, corresponde ao plano.
A dimensão estrutural abrange
as relações corporais e motoras que o sistema: aluno-professor
estabelece com o ambiente e com outros seres, como os funcionários
da escola e com a comunidade escolar.. É um aspecto fundamental,
pois representa a principal via de expressão interacional. Se não
valorizamos esta dimensão, interferimos negativamente no
desenvolvimento das outras dimensões humanas. Equipara-se ao espaço.
A terceira esfera de interação é a esfera do espacial-social,
entre uma pessoa e várias pessoas que estão espalhadas no espaço
em vários níveis, tanto material como em abstrato, entre pessoas
que vivem, por exemplo, em vários andares de um edifício, ou em
diferente níveis geográficos, cartográficos ou mesmo entre vários
estratos sociais.
A dimensão de fé e crenças,
e da esfera da cultura, refere-se ao conhecimento de si mesmo e do
mundo em que vive, transmitir ao aluno as formas de autoconhecimento,
de como esse aluno se formará socialmente através do processo
ensino-aprendizagem e da auto-aprendizagem não é menos importante
para a aprendizagem. No entanto, ela foi negada pela ciência
clássica e pelos teóricos da educação durante muito tempo. Esses
estudiosos pareciam desconsiderar que todo ser humano vive em uma
cultura com crenças e valores morais e éticos. Equipara-se ao
tempo, e de forma indireta à psique, alma ou mente, pois é ela que
percebe o tempo, normalmente entendida como uma dimensão
psicológica. A Quarta esfera de interação é a esfera global, ou
planetária, entre todos indivíduos do nosso planeta. Corresponderia
ao 1º céu (Terra - Uma esfera girando e gerando, os dias, o tempo
de Einstein)
AS
DIMENÇÕES ALFABETIZAÇÃO, DA RELAÇÃO LÍNGUA-COMUNICAÇÃO
1) Dimensão fonológica –
Fonologia. 1ª Esfera interativa. Comunicativa-expressiva,
professor-aluno, onde se aprende os sons da língua, da fala.
2) Dimensão morfológica –
Morfologia. 2ª Esfera interativa,onde onde se aprende a desenvolver
no plano, papel, as formas da comunicação escrita da língua.
3) Dimensão sintática –
Sintaxe. 3ª Esfera interativa, onde se aprende as estruturas da
língua, sua organização, o posicionamento corretos dos termo, numa
oração por exemplo.
4) Dimensão Semântica –
Semântica. 4ª Esfera de interação, onde se aprende as forma de
interpretar a língua e suas variações, em relação à cultura,
local, regional e global.
DIMENSÕES
RELACIONAIS DA ALFABETIZAÇÃO, APRENDIZAGEM.
1ª Dimensão – A reta
– Professor-aluno.
2ª Dimensão – O Plano
– Professor-sala de aula, aluno-sala de aula.
3ª Dimensão – O Espaço,
onde se desenvolve a aprendizagem, ambiente escolar –
Professor-Escola, aluno-escola.
4ª Dimensão – A Esfera,
Cultura – Professor-aluno, contexto local, regional, mundial.
DIMENSÕES
SOCIAIS DA ALFABETIZAÇÃO, APRENDIZAGEM
1ª Dimensão - Histórica
2ª Dimensão - Política
3ª Dimensão - Social
4ª Dimensão - Cultural
DIMENSÕES
EM AVALIAÇÃO
A Dimensão é o instrumental
que se mede a extensão, para a avaliar; medida, tamanho.
Propriedade, da res extensa.
REANALISANDO,
O QUE SIGNIFICA ENTÃO A PALAVRA DIMENSÃO, AGORA NUMA COMPREENSÃO
MAIS CIENTÍFICA?!
As dimensões são ESFERAS
utilizadas para medir, localizar e descrever coisas e fenômenos que
podem ser observados e avaliados. Como foi dito antes Física
Clássica descreve o espaço, ou realidade, em três dimensões, em
três eixos pelos quais determinado fenômeno pode ser localizado e
analisado. Por isso usamos o conceito de “eixo de análise”. A
Teoria da Relatividade propõe uma Geometria quadridimensional
conhecida como Teoria da Estrutura Espaço-tempo. Oficialmente, há
apenas quatro, mas há teorias que sugerem até dez dimensões ou
onze dimensões. Uma das correntes científicas que defendem as dez
dimensões é a Teoria das Supercordas Strrings, que afirma que as
dez dimensões interagiriam entre si como as cordas de um violino.
Percebe-se que no seguinte
texto que dimensão equivale a eixo estruturante. “A análise deu
ênfase às dimensões nos seus quatro eixos do PPP (Projeto Político
Pedagógico) com vista a apresenta-las, exigindo não só uma
reflexão quanto ao papel da escola frente ao desafio de garantir o
direito de Educação de qualidade para seus alunos, quanto a
estruturação de ações que possam garantir isso.” trecho
extraído do texto: Projeto Político-Pedagógico: dimensões
metodológicas, Escola de Gestores, link abaixo. O estabelecimento do
conceito de dimensões a serem analisadas tem um valor apenas
operativo; visa facilitar a compreensão dos diferentes níveis de
funcionamento da escola, facilitando-se a apreensão de fenômenos
particulares.
Qual é o truque para podermos
analisar avaliar como mais de três dimensões?!
Transforme o ponto de
intersecção das retas ou eixos de análise em uma esfera, e EUREKA!
Agora você pode inserir quantos eixos de análise você quiser. Só
tome cuidado para que eles estejam simetricamente bem distribuídos.
O
CONCEITO DE DIMENÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA ALGUNS AUTORES
Segundo o professor Cipriano
Carlos Luckesi, citado por LIBÂNEO (1991; p196) "a avaliação
é uma apreciação qualitativa sobre dados relevantes do processo de
ensino e aprendizagem que auxilia o professor a tomar decisões sobre
o seu trabalho."
Para GOLIAS (1995; p90) a
avaliação é "entendida como um processo dinâmico, continuo e
sistemático que acompanha o desenrolar do ato educativo".
"A
avaliação é um processo contínuo de pesquisas que visa a
interpretar os conhecimentos, habilidades e atitudes dos alunos,
tendo em vista mudanças esperadas no comportamento dos alunos,
propostas nos objetivos, a fim de que haja condições de decidir
sobre alternativas de planificação do trabalho e da escola como um
todo" PILETTII (1986; p190).
LIBÂNEO (1991; p196) define
"avaliação como uma componente do processo de ensino que visa,
através da verificação e qualificação dos resultados obtidos, a
determinar a correspondência destes com os objetivos propostos e,
daí, orientar a tomada de decisões em relação às atividades
didáticas seguintes".
Dimensão
Diagnóstica
Este tipo de avaliação
realiza-se no início do curso, do ano letivo, do semestre/
trimestre, da unidade ou de um novo tema e pretende verificar o
seguinte:
- Identificar alunos com padrão aceitável de conhecimentos;
- Constata deficiências em termos de pré-requisitos;
- Constata particularidades.
Dimensão
Formativa
Esta avaliação ocorre ao
longo do ano letivo. É através desta avaliação que se faz o
acompanhamento progressivo do aluno; ajuda o aluno a desenvolver as
capacidades cognitivas, ao mesmo tempo fornece informações sobre o
seu desempenho.
- Informa sobre os objetivos se estão ou não a ser atingidos pelos alunos;
- Identifica obstáculos que estão a comprometer a aprendizagem;
- Localiza deficiência/dificuldades.
A avaliação formativa é a
componente indispensável e indissociável da prática pedagógica,
suas múltiplas funções se consubstanciam na orientação e
regulação do processo ensino-aprendizagem no âmbito da
aprendizagem significativa. Para o aluno, a função dessa concepção
de avaliação é fornecer subsídios para que ele compreenda o seu
próprio processo de aprendizagem e o funcionamento de suas
capacidades cognitivas subjacentes na resolução de problemas.
Dentro desse escopo, o foco se desloca do nível do desempenho para o
da competência.
Para o
professor, a avaliação formativa orienta e regula a prática
pedagógica, uma vez que se propõe analisar e identificar a
adequação de ensino com o verdadeiro aprendizado dos alunos. Cowie
e Bell definem como um processo bidirecional entre professor e aluno
para aprimorar, regular e orientar a aprendizagem. Black e William
consideram a avaliação formativa a função de dar feedback
na aprendizagem. Nicool e Macfarlane-Dick têm conduzido pesquisas em
avaliação formativa, mostrando como esses processos podem ajudar
estudantes a reconhecerem seus processos de aprendizagem.
Dimensão Somativa
Esta avaliação classifica os
alunos no fim de um semestre/trimestre, do curso, do ano letivo,
segundo níveis de aproveitamento. Tem a função classificadora
(classificação final).
NÉRICI (1985; p449)
"relaciona avaliação com a verificação de aprendizagem pois,
para ele, a avaliação é o processo de atribuir valores ou notas
aos resultados obtidos na verificação da aprendizagem".
O CONCEITO DE DIMENSÃO DA
AVALIAÇÃO EM ALGUNS AUTORES
“Com
efeito, avaliação por parte do professor tem que ter múltiplas
dimensões para o processo avaliativo, Jussara, ainda coloca uma
reflexão, coerente a lógica pedagógica e sua situação objetiva a
cada profissional da educação.”
“Assim,
devido às exigências educacionais atuais a avaliação deixa de ter
um caráter destituído de sentido e passa a ter uma dimensão
reflexiva, crítica e emancipatória constituindo-se num importante
instrumento que serve como indicador da qualidade do ensino e da
instituição educacional.”
“Ressaltamos
as contribuições da avaliação como proposta de acompanhamento e
análises de resultados numa dimensão diagnóstica, formativa e
emancipatória, que articula os aspectos qualitativos e
quantitativos, tendo em vista a qualidade da aprendizagem e do
ensino.”
Segundo Colognese (2003) desse
ponto de vista a avaliação adquire uma dimensão política, ética
e social (corrija-se para: política, social e ética)
Falar de avaliação nos
remete ao entendimento e reflexão da amplitude da educação. Nesse
sentido, a ideia que cada um traz sobre a avaliação está
diretamente relacionada à sua própria concepção de educação.
Nessa perspectiva, faz-se necessário primeiramente apresentar alguns
conceitos de avaliação, para melhor compreensão de sua dimensão e
suas implicações na prática educativa.
Freitas 2007 usa três
dimensões na obra: A avaliação da educação básica no Brasil:
dimensão normativa, pedagógica e educativa.
A avaliação é uma tarefa
didática necessária e permanente do trabalho docente, que deve
acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Através
dela os resultados que vão sendo obtidos no decorrer do trabalho
conjunto do professor e dos alunos são comparados com os objetivos
propostos a fim de constatar progressos, dificuldades, e reorientar o
trabalho para as correções necessárias (LIBANEO, 1994, p.195)
Em uma entrevista Juassara
Hofmann define o seguinte: “Uma terceira questão é a atenção do
professor às quatro dimensões que envolvem o processo avaliativo.
A primeira dimensão é o
contexto sócio-cultural do aluno quem é esse aluno, de onde vem,
como e com quem ele vive.
A segunda dimensão em
avaliação se refere aos saberes significativos. Que saberes estão
sendo desenvolvidos? Que sabor têm os saberes que estão sendo
propostos a esses alunos? Buscam a formação de um aluno
pesquisador, autor de suas próprias ideias? Os temas propostos são
adequados ao seu contexto sócio-cultural?
A terceira dimensão em
avaliação diz respeito às questões epistemológicas, que hoje se
mostram muito preocupantes. Como se aprende? Em que idade, tempo e
momento? O que é possível um aluno aprender e entender? A gênese
do conhecimento e as teorias de aprendizagem - as questões
epistemológicas envolvidas no processo. É preciso que o professor
conheça profundamente a sua disciplina para poder lidar com essas
questões.
A quarta dimensão da
avaliação, que também está articulada aos saberes significativos,
é a questão do cenário educativo/avaliativo. Por que não há um
cenário educativo e outro cenário avaliativo mais dimensionado?
O cenário avaliativo se
constitui no próprio cenário educativo. Eu não posso saber se o
meu aluno é autor de suas próprias ideias se apresento uma tarefa
onde as perguntas são minhas e ele apenas responde com cruzinhas ou
poucas palavras. Se o professor quer que seu aluno seja pesquisador,
esse cenário avaliativo precisa envolver muitos livros, muitos
autores e várias fontes de informação. Portanto, o cenário
educativo se constitui na própria oportunidade do professor de
observar o aluno em todas essas dimensões. Se esses quatro eixos não
estiverem articulados, o processo avaliativo mediador não se
constitui. Na forma de um esquema: o professor articula tarefas, com
a mediação no intervalo entre elas, analisando e trabalhando nessas
múltiplas dimensões e, principalmente, acompanhando a evolução.”
Em Hoffmann 2009 fica claro
que a autora compreende a MEDIAÇÃO como uma das dimensões da
avaliação, só não entendi qual.
“Numa
perspectiva de avaliação mediadora passamos a pensar diferente em
avaliação, ousando e inventando indo além das críticas sobre as
dificuldades ao fazer o jogo do contrário estaríamos fazendo
diferente do que sempre se fez. Na dimensão da avaliação mediadora
reconstroem-se as práticas avaliativas por meio de ações
reflexivas e compromissos inerentes à ação de educar. O professor
repensa sua prática constantemente e reconstrói o seu fazer
pedagógico.”
“Assim
sendo, na dimensão da avaliação mediadora reconstroem-se as
práticas avaliativas por meio de ações reflexivas e compromissos
inerentes à ação de educar. O professor repensa sua prática
constantemente e reconstrói o seu fazer pedagógico.”
A avaliação da aprendizagem
é defendida por Luckesi (1995) como um ato amoroso, no sentido de
que a avaliação, por si, é um ato acolhedor, integrativo,
inclusivo. A avaliação, portanto, não está no fim, como resultado
da aprendizagem, selecionando os mais aptos, mas, sim, o sujeito
aprende, se forma, se constrói porque a avaliação está no
interior do ato educativo, é ela que garante que o processo de
aprender se efetive e é esse processo que torna o aluno sujeito na
"feitura" de si mesmo. Para isso, é necessário entender a
avaliação como possibilidade de vir a ser ou fazer um outro de si
mesmo, a construção de cada um e do coletivo como diferentes,
saudáveis, alegres, cidadãos. É a prática da nossa existência se
construindo com base na avaliação que fazemos de nós mesmos e das
incorporações que fazemos a partir da percepção-atuação do
outro conosco, de tal forma assim como sofremos a interferência do
outro, também interferimos na realidade do outro. Portanto, a
formação da identidade se dá no encontro com o outro, numa
construção social, e não como algo meramente objetivo e natural. O
caráter da avaliação tem, assim, outra dimensão. É diferente,
pois propicia avanço, progressão, mudança e a criação do novo.
O livro de Berbel, et
al.(2001) que aborda a avaliação da aprendizagem no ensino superior
através de um retrato em cinco dimensões: pedagógica,
instrumental, emocional, ética e corporal-ritual, com base em dados
de pesquisa realizada pelas autoras com alunos do curso de
licenciatura.
Na obra
SEAP/RS - Sistema Estadual de Avaliação Participativa, define-se
DIMENSÕES; são os aspectos mais gerais, que fazem a integração
das esferas institucionais macro e micro, cuja ênfase são as
grandes características ou traços institucionais que, no seu
conjunto, organizam uma identidade que será avaliada: ambiente de
trabalho, prática pedagógica, prática da avaliação, gestão
institucional, formação, condições de trabalho, ambiente físico
da instituição e acesso, permanência e sucesso na escola. São
elas:
(O CONCEITO DE DIMENSÃO
COMO ESFERAS CONCÊNTRICAS NO SINAES)
DIMENSÃO 1 – GESTÃO
INSTITUCIONAL
DIMENSÃO 2 – ESPAÇO FÍSICO
DA INSTITUIÇÃO
DIMENSÃO 3 – ORGANIZAÇÃO
E AMBIENTE DE TRABALHO
DIMENSÃO 4 – CONDIÇÕES DE
ACESSO, PERMANÊNCIA E SUCESSO NA
ESCOLA
DIMENSÃO 5 – FORMAÇÃO DOS
PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
DIMENSÃO 6 – PRÁTICAS
PEDAGÓGICAS E DE AVALIAÇÃO
O modelo de avaliação do SINAES
Diagnostiquei dois problemas
iniciais na interpretação deste modelo por parte dos professores da
UFOPA. O primeiro diz respeito à estrutura, que eles não utilizavam
a esfera como modelo estrutural comparativo para compreenderem o
conceito de dimensão e o segundo, pelo parco conhecimento em Física
é que eles não percebem que os indicadores são vetores que partem
do centro ou da superfície da dimensão inferior para a periferia.
Criado
pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sistema
Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)
é formado por três componentes principais: a avaliação das
instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. O Sinaes
avalia todos os aspectos que giram em torno desses três eixos: o
ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o
desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente,
as instalações e vários outros aspectos.
Ele
possui uma série de instrumentos complementares: auto-avaliação,
avaliação externa, Enade,
Avaliação
dos cursos de graduação e
instrumentos de informação (censo e cadastro). Os resultados das
avaliações possibilitam traçar um panorama da qualidade dos cursos
e instituições de educação superior no País. Os processos
avaliativos são coordenados e supervisionados pela Comissão
Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). A
operacionalização é de responsabilidade do Inep.
As informações obtidas com o
Sinaes são utilizadas pelas IES, para orientação da sua eficácia
institucional e efetividade acadêmica e social; pelos órgãos
governamentais para orientar políticas públicas e pelos estudantes,
pais de alunos, instituições acadêmicas e público em geral, para
orientar suas decisões quanto à realidade dos cursos e das
instituições.
Cada
Dimensão é composta por INDICADORES (Entenda-se aqui indicadores
como vetores que possuem módulo, sentido e direção), que revelam
algum aspecto peculiar daquela dimensão. Portanto, os indicadores
são a expressão das situações de realidade a ser observada,
avaliada e analisada, e onde se quer chegar. Estes indicadores estão
na LEI
No
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