terça-feira, 22 de janeiro de 2019

A Antropologia do Tempo - Construções Culturais de Mapas e Imagens Temporais por Alfred Gell


Gráfico em Psicolinguística em 4D!

Um dos objetivos primordiais deste livro é dissipar a aura de mistério e paradoxo que envolve o tempo. Não há nenhuma necessidade de ter medo do tempo, que não é mais misterioso do que qualquer outra faceta de nossa experiência do mundo. Em particular, não há que se aventurar a estudar a antropologia do tempo (especialmente em contextos etnográficos exóticos) como um caminho para algum tipo de libertação do mundo ordinário e familiar. O objetivo não é transcender a lógica do mundo familiar e cotidiano, e sim simplesmente estar em uma posição que nos permita ver o que há para ser visto.

Resumo


Alfred Gell nasceu em 12 de junho de 1945 e faleceu em 28 de janeiro de 1997, aos cinquenta e um anos. Formou-se em Antropologia Social pela Cambridge University em 1968 e doutorou-se na mesma disciplina em 1973, pela London School of Economics. Ganhou notoriedade internacional com sua obra póstuma, Art and agency: an anthropological theory, publicada em 1998. Alguns anos antes, em 1992, publicara Anthropology of time: Cultural Constructions of Temporal Maps and Images, sem atrair as atenções de seus colegas ingleses ou europeus (Macfarlane, 2003). Vinte e dois anos depois, Antropologia do Tempo é apresentada em língua portuguesa ao público brasileiro, com tradução de Vera Joscelyne.


3 comentários:

  1. Por favor necesito el libro "A Antropologia do Tempo. Construções Culturais de Mapas e Imagens Temporais" completo en pdf que usted ha reseñado.

    Puede ayudarme de esa manera, yo puedo enviarle otro libro en pdf que usted necesite.

    Atentamente desde Perú.

    Arturo Díaz

    ResponderExcluir