quinta-feira, 25 de junho de 2015

Estigma, Estereótipo e Maldição

 Estigma, Estereótipo e Maldição

 

Maldição

Na mitologia cristã e de todas as religiões desde o antigo Egito e Mesopotâmia, Maldição ou também denominada de "Herança Maldita", ou "Herança dos Filhos de Adão", é a ação efetiva de um poder sobrenatural (antiga Anaconda do Éden), caracterizada pela adversidade que traz, sendo geralmente usada para expressar o azar ou algo ruim na vida de uma pessoa.
Antigamente era algo semelhante a um "Feitiço (vós ou vozes do inferno)" ou "Encantamento da Serpente (hipnótico)", mas que só causa o mal à pessoa e herdeiros. Como a Corrupção da carne de Adão dos sete pecados capitais, é expressa em Sodoma uma grande metrópole e capital do mundo da antiguidade e maior cidade do mundo, nomeada na Bíblia e destruída totalmente e era bastante grande, por Arcanjos e Anjos de fogo, pela sua Soberba e Escárnio.
Algumas pessoas acreditam que uma maldição pode até matar. pois faz nascer o ódio, segundo a Bíblia, segundo Salomão, em que irmão mata irmão, e Pais filhos e vice - versa.
A maldição foi manifestada primeiramente nos relatos bíblicos. A maldição não pode ser revogada pois obedece a lei antiga de Talhão, até que um poder espiritual superior intervenha trazendo libertação, no caso do Novo Testamento é Jesus (a encarnação de Deus por 33 anos, segundo os Cristãos e Alan Kardeck), ... " mas ele Jesus, é claro no seu verbo"... - "... Vá faças as pazes com seus irmãos e Pais, e ai te liberto ... ".
Dizem que a maldiçoa pode interferir no destino natural de alguém o levando para outro caminho. Existem vários tipos de maldição entre elas existem a maldição mandada e a maldição hereditária, passada até a quarta geração.
Uma maldição muito conhecida e de ao aceitar uma prata (dinheiro da Corrupção) com sal (suor de pobres do salário ou sangue, herança de derramamento de sangue de inocentes) ou algo que de sorte e realizar uma "masturbação" (amplo o significado - conluio carnal, contrato verbal ou escrito, ou pacto de sangue sobre cadáveres e óvulo - fecundado - abortado) com satanás, a pessoa é amaldiçoada pelo Satanás. Tem pelo menos 2 meses de muito mas muito azar a ... até quatro gerações de azar.;; é a hereditária do sangue do amaldiçoado segundo antigo Egito e Mesopotâmia.
Bibliografia
Livro Sagrado da Vida e da Morte dos Faraós do Antigo Egito. em figuras e símbolos traduzidos desde Champolion, que acompanhou Napoleão Bonaparte na conquista do Egito, na chamada "Pedra da Roseta"
A Bíblia Sagrada do Judaísmo, Cristianismo e Islamismo.
Livro Vermelho do Dragão Chinês
Livros do Induísmo
Livros do Budismo
Bíblia na versão Espírita, segundo Alan Kardeck

Estereótipo

Estereótipo são generalizações que as pessoas fazem sobre comportamentos ou características de outros. Estereótipo significa impressão sólida, e pode ser sobre a aparência, roupas, comportamento, cultura etc.
Estereótipo são pressupostos sobre determinadas pessoas, baseados em generalizações de situações que aconteceram anteriormente, mas sem ligação com a atual, e muitas vezes eles acontecem sem ter conhecimento sobre grupos sociais ou características de indivíduos, como a aparência, condições financeiro, comportamento, sexualidade etc.
O conceito de estereótipo foi criado em 1922, pelo escrito estadunidense Walter Lippmann. É bastante confundido com preconceito, uma vez que estereótipo acabam se convertendo em rótulos, muitas vezes, pejorativos e causando impacto negativo nos outros. Também porque é uma noção preconcebida e muitas vezes automática, que é incutida no subconsciente pela sociedade.
Conceito infundado sobre um determinado grupo social, atribuindo a todos os seres desse grupo uma característica, frequentemente depreciativa; modelo irrefletido, imagem preconcebida e sem fundamento.
O Estereótipo também é muito usado em Humorismo, como um conceito pré concebido, sendo muito mais aceito quando manifestado desta forma, situações que poderiam ser consideradas normalmente como manifestação de racismo, xenofobia, machismo, misandria, intolerância religiosa e homofobia , possuindo salvo-conduto e presunção de inocência para atingir seu objetivo. E, muitas das vezes as pessoas que são vitimas deste tipo fantasiado de estereótipo se sentem obrigadas a participar da distorção da sua própria imagem.

Etimologia

A palavra estereótipo, στερεότυπος, vem do grego stereos e typos compondo "impressão sólida". Inventada por en:Firmin Didot, a palavra nasceu no mundo da impressão e refere-se à placa metálica criada para a impressão em si, em vez da prensa de tipos móveis. A palavra francesa cliché refere-se também à superficie de impressão do estereótipo. O termo, no sentido de impressão, começou a ser usado cerca de 1798.

Abordagem psicossocial

Numa abordagem Psicossocial, as crenças compartilhadas por determinado grupo têm origem em obras filosóficas e nesse aspecto se volta o estudo sobre estereótipos e preconceitos sociais nas diversas experiências e vivências dos grupos. Algumas considerações nortearam esse estudo como a importância dos esquemas e crenças na Psicologia Social, o conceito de cognição social e a inter-relação com estereótipos e preconceitos.
Assim, por intermédio da percepção, as vivências históricas e sócio-culturais se tornam presentes à nossa consciência, gerando a afetividade e as ações que determinada experiência permite ter. A realidade age sobre nós se for apreendida e internalizada. Define-se estereótipo social como crença coletivamente compartilhada acerca de algum atributo, característica ou traço psicológico, moral ou físico atribuído extensivamente a um agrupamento humano, formado mediante a aplicação de um ou mais critérios, como por exemplo, idade, sexo, inteligência, filiação religiosa e outros. Os estereótipos sociais influenciam condutas e comportamentos em interações sociais quando os interatores são enquadrados por essa crença. Do ponto de vista da psicologia, estereótipos podem ser investigados sob aspectos diferentes que vão desde a sua formação até manifestação coletiva.
Quando associados a sentimentos, os estereótipos sociais passam a constituir estruturas psicológicas de maior complexidade caracterizadas como atitudes e preconceitos sociais. Assim, a articulação entre estereótipos sociais, favoráveis ou desfavoráveis, e sentimentos, de aceitação ou rejeição, dos grupos humanos visados, produz, na ocorrência combinada de crenças e sentimentos positivos, atitudes sociais que geram o preconceito social e conseqüentemente a discriminação. A discriminação social pode ser praticada particularmente por pessoas consideradas em sua individualidade, contudo ela tende alcançar o estudo de uma norma social implícita ou ser até mesmo uma prática institucionalizada.
Em seu livro Representações sociais: investigações em psicologia social, Serge Moscovici diz “Representações, obviamente, não são criadas por um indivíduo isoladamente. Uma vez criadas, contudo, elas adquirem uma vida própria, circulam, se encontram, se atraem e se repelem e dão oportunidade ao nascimento de novas representações, enquanto velhas representações morrem.” (Moscovici, 2003). As representações, os estereótipos, são ingredientes importantes do caldo sócio-cultural. Segundo esse psicólogo, é extremamente importante que consideremos que as representações sociais são capazes de influenciar o comportamento do indivíduo e, dessa forma, gerar movimentos que englobem uma coletividade.
O também psicólogo social Jean Maisonneuve, no artigo “Opiniões e Estereótipos” do livro Introdução à Psicossociologia, defende que “A distinção entre opinião particular e opinião pública, por legítima que seja, nem por isso resolve a dificuldade, pois uma e outra interferem entre si, de maneira sutil e movediça. A própria opinião pública, domínio de eleição do psicólogo social, tange a um sistema de crenças fortemente enraizadas e cristalizadas, assim ao nível coletivo como ao individual; de outra parte liga-se a processos episódicos afetados de forte contingência, correspondentes ao que se chama ‘a atualidade’ ou ‘as notícias’” (Maisonneuve, 1977).

ESTIGMAS - Tatuagens da alma.

As tatuagens sobre a pele são representações que já estavam no interior da pessoas. Estigmas são marcas internas na alma da pessoa, são tatuagens na alma.
Co 10:4-5
A nossa luta é espiritual .
A maioria das ninfomaníacas, adictas, viciada em sexo, usam tatuagens de borboletas.
Representação Simbólica. E cuidamos da alma.
Conscientemente a borboleta representa liberdade, mas inconscientemente ela pode e na maioria das vezes representa LIBERDADE SEXUAL, e em alguns caso abusos sexuais sofridos.
"Dorme menina e acorda mulher!
A fase intermediária entre a lagarta e a borboleta se chama NINFA de onde se deriva a palavra NINFETA.
E o que é uma NINFOMANÍACA!?
Como já dito antes uma mulher viciada em sexo. Uma eterna ninfeta, uma "eterna" adolescente que se veste, que fala, que se comporta, inclusive sexualmente, na cama, como uma adolescentes, popularmente chamadas de "PIRIGETES", "PUTINHAS".
A palavra piriguete deriva de piranha, e significa pequena piranha.
Defini-se piranha com uma mulher que gosta de sugar o "sangue", suor do trabalhador, que gosta de morder a carne, que gosta de cometer o pecado da carne, que gosta de levar e ter vida fácil, sem trabalhar e sem estudar!
Normalmente tem o estigma de Piranha as prostitutas de bordeis de cidades as margens dos rios, ou litorâneas, das áreas de mangezais, próximo ao encontro de um rio com o mar.
Traduza-se pirigete por pequena puta, PUTINHA!
A tatuagem interior que cola socialmente são chamadas de estigma social.
Um estigma social pre-formata, determina, define, todo o comportamento da pessoal estigmatizada, tatuada na alma.
Para onde a pessoa vai o estigma vai com a pessoa.
Existe um ditado em minha cidade, Santarém-Pa: "uma vez piriguete, sempre piriguete.!"

Para Goffman, estigma é uma relação entre atributo e estereótipo, e tem sua origem ligada à construção social dos significados através da interação. A sociedade institui como as pessoas devem ser, e torna esse dever como algo natural e normal. Um estranho em meio a essa naturalidade não passa despercebido, pois lhe são conferidos atributos que o tornam diferente.

Para entender melhor: 

Estigma (Stigmata) trailer
https://www.youtube.com/watch?v=vrAfiEM30nk
Estigma (Stigmata) - Evangelio según Jesuscristo
https://www.youtube.com/watch?v=crcbE1nmgXM
Episódio 1: Esteriótipo da piriguete
https://www.youtube.com/watch?v=CFuJKPkjKWE
Estigma Social
https://www.youtube.com/watch?v=OFMWWs2s5MY
Estigmas de Cristo - Documental (History Chanel)
https://www.youtube.com/watch?v=loCbBHvGhCs
Estigma, Goffman, alguns conceitos
https://www.youtube.com/watch?v=UQ7kZVM2WgE
Estigma e Discriminação: Ciclo de Videoaulas GDE 2012/2013
https://www.youtube.com/watch?v=8-YE7T0xTo0
Estigma social: implicações e estratégias de redução - IV Congresso Internacional sobre Drogas
https://www.youtube.com/watch?v=4wZ9ZwH5zB0
Estigmas sociologia. Geekers e Gamers
https://www.youtube.com/watch?v=tXD2hhs1vew

Estigma, Goffman, alguns conceitos versão 
https://www.youtube.com/watch?v=VVjOkxSgr_I

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário