Sondagem
1. Quando se pretende construir uma escola democrática, o Projeto Político Pedagógico NÃO deve ter o seguinte encaminhamento:
a) O Projeto Político Pedagógico deve ser direcionado para que todos os segmentos (pais, alunos, professores, especialista, funcionários e gestores) pensem e executem o que pretendem, coletivamente, eliminando as relações competitivas, corporativas e autoritárias, permitindo que se estabeleçam relações horizontais no interior da escola.
b) O Projeto Político Pedagógico enquanto proposta para construir uma escola democrática, precisa definir uma concepção de mundo, sociedade e homem, instrumentalizando prioritariamente o educando em seu processo individual e de crescimento intra-pessoal. Esse processo social contribui para desenvolver nos alunos a criticidade, criatividade, valorização pela escola e onde todos sejam sujeitos de sua própria história.
c) Os especialistas e gestores têm a responsabilidade de criar e manter espaços para o debate permanente em torno da elaboração, execução, avaliação e reelaboração do Projeto Político Pedagógico.
d) Quando temos a preocupação com a elaboração do Projeto Político Pedagógico, logo pensamos na concepção filosófico-pedagógica, na organização escolar e na organização do ensino.
2. Ao elaborar um projeto político-pedagógico com base na participação e gestão democrática, uma instituição educacional deve considerar alguns pressupostos. Assinale a alternativa CORRETA.
a) A participação de um grupo específico de docentes, de preferência os que tiverem maior titulação.
b) A centralização acentuada das tomadas de decisões pela equipe gestora da instituição, no âmbito administrativo e pedagógico.
c) A participação efetiva da comunidade escolar com base na responsabilidade coletiva como elemento norteador.
d) Em primeiro plano as idéias de um grupo de consultores especializados em elaboração de projetos.
3. O Projeto Político Pedagógico (PPP) é uma necessidade cotidiana das instituições educativas e um instrumento eficaz para a implementação de suas ações. Nessa perspectiva o PPP caracteriza-se, essencialmente, como:
(A) Um plano didático-pedagógico, previsto na LDB como instrumento regulador das atividades.
(B) Um instrumento norteador das escolas públicas e das ações sistemáticas de todos os membros da comunidade escolar.
(C) Um recurso de gestão administrativa e financeira da escola, que deve ser conhecido por toda a comunidade educativa.
(D) Um documento que se reflete no currículo da escola, construído e vivenciado por todos os envolvidos no processo educativo, que busca rumo, ação intencional e compromisso coletivo.
(E) Um referencial que exprime as exigências da sociedade, das autoridades governamentais e da comunidade local, construído diretamente por esses agentes.
4. O projeto político-pedagógico pode contribuir para transformar a escola. Para tanto é preciso que seja um instrumento de:
a) formalização do planejamento.
b) organização da rotina da escola.
c) reflexão sobre o trabalho da escola.
d) avaliação das atividades escolares.
e) crítica das políticas de educação.
5. Um projeto político-pedagógico comprometido com o binômio educação e cidadania deve ter alguns dos objetivos a seguir:
I. oferecer um ensino regionalizado e dosado de acordo com a classe social do aluno;
II. transmitir conhecimentos que possibilitem ao aluno a entrada rápida no mercado de trabalho;
III. transmitir conhecimentos universais e socialmente valorizados para que os alunos os reproduzam;
IV. transmitir conhecimentos que facilitem ao aluno sua compreensão do mundo.
São eles:
a) somente III
b) somente IV
c) somente III e IV
d) somente II, III e IV
e) I, II, III e IV
6. Segundo Danilo Gandin, em todas as áreas, mas sobretudo na educação, o caminho se faz enquanto se anda. O que há é um horizonte social que inclui um conjunto de princípios que servem de rumo dentro de uma realidade determinada, que se manifesta na proposta de um projeto político-pedagógico. Analise os princípios abaixo, presentes num projeto político-pedagógico:
I. valorizar os conteúdos específicos e as metodologias;
II. considerar o aluno como centro do processo educativo, buscando atender aos interesses individuais;
III. educar dentro de uma visão de homem e de sociedade;
IV. indicar o dever ser, refletindo sobre o futuro humano.
São coerentes com as idéias de Gandin:
a) somente I e II
b) somente III e IV
c) somente I, II e III
d) somente II, III e IV
e) I, II, III e IV
7. A escola, tendo optado pela concepção de educação que deve subsidiar a elaboração do Projeto, passa a explicitar os princípios dela decorrentes, que devem orientar a sua construção. Os princípios norteadores do projeto são:
a) Autoridade, qualidade, participação, autonomia, democracia, igualdade.
b) Qualidade, participação, autonomia, democracia, igualdade e individualismo.
c) Participação, competição, autonomia, igualdade, qualidade, autoridade.
d) Autoridade, qualidade, democracia, igualdade, heteronomia, competição.
e) Qualidade, participação, autonomia, democracia, igualdade e competitividade.
8. Explicitados os princípios orientadores da construção e implementação do Projeto Político-Pedagógico, certos pressupostos precisam ser assegurados para que ele cumpra seu papel de definidor e articulador dos processos pedagógicos e políticos, privilegiados pela escola. Esses pressupostos se configuram, sobretudo:
a) No caráter de processo de construção/reconstrução permanentes e, assim, seus objetivos e resultados não devem ser gradativos, mediatos e flexíveis.
b) Na necessidade de ser construído e desenvolvido com a participação da comunidade escolar que conhece sua cultura, seus problemas, suas expectativas, suas necessidades.
c) Na definição de uma equipe que coordene sua implementação e desenvolvimento, sendo necessário que haja uma liderança, zelando pela sua execução, onde essa equipe que lidera não deve passar por um rodízio.
d) Na explicitação clara das suas metas e das condições subjetivas dadas para sua implementação, somente em nível infra-estrutural.
e) Na não definição de uma equipe que coordene sua implementação e desenvolvimento, pois, se toda a comunidade participou da elaboração do Projeto, não há necessidade de uma liderança, zelando pela sua execução.
9. Das alternativas a seguir, somente uma delas não descreve as finalidades do Projeto político Pedagógico.
a) Possibilitar apenas a individualidade da linha de trabalho na instituição.
b) Dar um referencial de conjunto para caminhada; aglutinar pessoas em torno de uma causa comum; gerar parceria.
c) Ser um canal de participação efetiva, superar as práticas autoritárias e ou individualistas.
d) Propiciar a racionalização dos esforços e recursos (eficiência e eficácia), utilizadas para atingir fins essenciais do processo educacional.
e) Aglutinar pessoas em torno de uma causa comum e gerar parceria.
10. A tarefa de construção de projeto político-pedagógico requer um longo processo de reflexão-ação, orientado por parâmetros que se articulam nas dimensões:
A) política e pedagógica.
B) informativa e somativa.
C) formação inicial e formação continuada.
D) científica e tecnológica
E) cultural e psicológica.
11. O projeto político-pedagógico (PPP) deve se constituir na referência norteadora de todos os âmbitos da ação educativa da escola. Considerando essa informação, assinale a alternativa correta.
A) A elaboração do PPP requer a participação de todos aqueles que compõem a comunidade escolar
B) Para construção de um PPP que contemple as necessidades da escola, basta ter boas intenções e voluntarismo.
C) Pelo fato de ser um projeto, o PPP independe de sistematização para a realização de práticas transformadoras.
D) Tendo em vista que o PPP é um projeto para realização futura, o presente não deve influenciá-lo.
E) A execução do PPP é de responsabilidade exclusiva do gestor da escola.
Questões:
1. Em que contexto histórico surgiu o projeto pedagógico?
1. Em que contexto histórico surgiu o projeto pedagógico?
2. Qual é a relação realidade do global e do local com o plano?
3. O que você acha que um bom projeto pedagógico deve conter?
4. Em sua opinião quem deveria elaborá-lo e como deveria ser ter sido conduzido o processo de elaboração do PPP?
5. O projeto pedagógico deve ser revisado? Ele foi revisado?! Em que momento?
6. Como devo participar ao longo de sua elaboração e prática?
7. Quais as principais dificuldades enfrentadas em sua escola para viabilizar a participação de professores, equipe de apoio, pais, alunos e outros segmentos na construção do PPP? Como enfrentá-las?
8. Quais as sugestões dos representantes dos diversos segmentos da comunidade escolar para viabilizar a participação na construção, avaliação e ou revisão do PPP de sua escola?
9. O que representa na sua escola o Projeto Político-Pedagógico?
10. Qual a importância que os diferentes protagonistas do ato de educar atribuem ao PPP?
11. Qual a visão e qual a missão da escola previstas no PPP?
12. O projeto pedagógico precisa conter questões altitudinais, de como deve ser o comportamento e as atitudes, que cidadão se pretende formar?
8. Quais as sugestões dos representantes dos diversos segmentos da comunidade escolar para viabilizar a participação na construção, avaliação e ou revisão do PPP de sua escola?
9. O que representa na sua escola o Projeto Político-Pedagógico?
10. Qual a importância que os diferentes protagonistas do ato de educar atribuem ao PPP?
11. Qual a visão e qual a missão da escola previstas no PPP?
12. O projeto pedagógico precisa conter questões altitudinais, de como deve ser o comportamento e as atitudes, que cidadão se pretende formar?
13. Quais foram as maiores dificuldades na montagem do projeto?
Gabarito
1 - B, 2- C, 3 - D, 4 - C, 5 - B, 6 - B, 7- A, 8 - B, 9 - A, 10 – A, 11 - A
Gabarito
1 - B, 2- C, 3 - D, 4 - C, 5 - B, 6 - B, 7- A, 8 - B, 9 - A, 10 – A, 11 - A
Nenhum comentário:
Postar um comentário