sábado, 10 de outubro de 2015

MICAMIX SANTARÉM 2010 - Segunda postagem

 
AUTOR: OJR BENTES

APRESENTAÇÃO
A semana do carnaval movimenta milhares de pessoas no Brasil, todas em torno de nossa mais expressiva festa popular. Como a grande maioria sabe, esse festejo veio da Europa e começou inicialmente a ser comemorado nos requintados salões de festa do Rio de Janeiro do século XIX. Com passar do tempo, a comemoração foi para as ruas e hoje é celebrada em diferentes partes do território. O “gosto pelo carnaval” chegou a tal ponto que, segundo alguns dizem, o brasileiro inventou o “carnaval fora de época”.

No entanto, mesmo sendo tão apreciada, as famosas micaretas estão longe de serem uma invenção do nosso povo. O termo micareta vem da expressão francesa “mi-carême”, que significa “meio da Quaresma”. Como o próprio nome diz, os primeiros carnavais fora de época da nossa história aconteceram na França do século XV, bem no meio da Quaresma, tempo estipulado pelo calendário católico-cristão para as pessoas se absterem dos prazeres terrenos.

No Brasil, algumas pesquisas trazem indícios de que a nossa primeira micareta teria acontecido há um século, na cidade de Jacobina, interior da Bahia. Naturalmente, essa primeira manifestação não contou com toda a parafernália que hoje marcam as micaretas espalhadas por todo o país. Na década de 1950, os baianos inventaram o primeiro trio-elétrico, espécie de carro alegórico que conduzia uma banda durante os festejos do carnaval.

Durante várias décadas o uso do trio-elétrico e o carnaval fora de época ficaram restritos às festas acontecidas na Bahia. Somente em 1989, os foliões de Campina Grande, na Paraíba, tiveram a idéia de organizar a Micarande, a primeira micareta organizada fora dos domínios baianos. A partir de então, esse movimento expandiu e passou a formar uma rentável atração turística que movimenta grande quantidade de dinheiro pelo país afora.

Hoje em dia, para participar desse evento, as pessoas desembolsam uma razoável quantia para adquirir o famoso “abadá”. Essa vestimenta, que permite o ingresso do folião, tem origem na cultura africana. Nos cultos religiosos afro-brasileiros, o abadá designava uma túnica apropriada para a celebração de determinados rituais. Tempos mais tarde, foi reutilizada para nomear a roupa dos capoeiristas. No ano de 1993, a Banda Eva popularizou o termo quando apelidou a roupa do seu bloco com o mesmo nome.
O Micarém trata-se de um evento que se pretende grandioso para a região do estado, que traduz o autêntico carnaval fora de época aos moldes da grande folia do nordeste. Os carnavais fora de época do nordeste entre eles Fortaleza e o de Salvador são considerados os melhores do mundo e são realizados graças uma estrutura muito boa, linkada ao roteiro de turismo da cidade onde elas são realizados e também a cantores e muitas bandas que com energia peculiar foram espalhando pelo Brasil inteiro o carnaval fora de época, até chegar, em Santarém, onde o modelo foi esquecido. Como exemplo dessas atrações podemos lembrar de: Chiclete com Banana, Asa de Águia, Ivete Sangalo, Ara Ketu, Olodum, Daniela Mercury, Claúdia Leite, O Chiclete foi o pioneiro deste movimento e atraía um certo público cativo, mas depois que as “Micaretas” se tornaram freqüentes em outros estados do Brasil, o público consolidou-se e a banda virou um fenômeno de vendas e público em todas as festas. O Nana Banana é o alternativo mais conhecido da banda. Assim podemos definir essa forma nova de se brincar o Carnaval fora de época, que tomou conta do País, progressivamente, desde os anos 90, como marca cultural e  também como um fenômeno de mídia e de marketing. Ultimamente a Banda Aviões do Forró lançou o Aviões Elétrico, que pretendemos seja o atrativo do primeiro MICA MIX SANTARÉM.
Outra característica importante deste evento é ser popular, ou seja, o público tem a oportunidade de brincar embalados pela música de grandes artistas a um preço muito acessível, na chamada pipoca. Diversão garantida com baixo custo.
Ao que me parece o problema dos primeiros micarem foi a estrutura que pretendemos resolver com a utilização da estrutura do São Raimundo.
Em Santarém, bem como o que já acontece em cidades de outros estados, o evento será uma festa no mais puro estilo baiano, inicialmente sem os famosos trios elétricos e bandas nacionalmente conhecidas, mais com mais segurança que outros eventos oferecem, por já acontecer em uma estrutura fechada Com palco, praça de alimentação, postos médicos, banheiros químicos, segurança interna e externa, camarotes,espaço para os blocos, arquibancadas, espaço para a pipoca e iluminação de boa qualidade. Enfim toda infraestrutura necessária para que o Micarém seja um lucrativo acontecimento para a sociedade Santarém e marque, com sucesso, uma nova data no calendário turístico da região oeste do estado do Pará. Porém nesta cidade contaremos com inovações, uma delas será a participação dos bois, tradicionais da região, que terão oportunidade de mostrar o desenvolvimento do seu tema para o próximo festival. A outra é a participação de uma “tenda” eletrônica, com o mesmo destaque para as músicas regionais mixadas.
Essas festas são frequentadas, nos blocos, por 70% de universitários, e por pessoas de classe média, que são fãs das bandas e as seguem pelo Brasil inteiro, a bastante tempo, e que são assíduos frequentadores dos shows, fazendo dessa festa linda um grande sucesso. Incrementando a economia local, também através da criação de um polo turístico. Além da criação de empregos temporários em várias áreas e arrecadação de tributos locais etc.
O evento está previsto para acontecer, no São Raimundo Esporte Club, por ser um espaço bem localizado, com boa visibilidade e fácil acesso ao público de maneira que todos poderão chegar sem nenhum problema. A Micareta deverá contar com a participação da Prefeitura da cidade e se possível do Governo do Estado, que através da carta de anuência concedida pelas devidas secretarias, ratificarão seu apoio ao evento incondicionalmente.
Ao escolher o primeiro final de semana das férias de julho, tivemos o cuidado de verificar sua exclusividade no calendário regional de festas, tornando-se assim a abertura oficial das férias no estado. Assim garantimos seu êxito e possível inclusão de Santarém na agenda das Micaretas anuais nacionais.

JUSTIFICATIVA

Considerando a disponibilidade da cidade de Santarém em projetar-se no panorama turístico regional e também Nacional, o que vem acontecendo mais recentemente com a visibilidade dada a Alter do Chão, ao recriar-se o Micarém, um evento que terá grande repercussão regional e que apresentará uma data fixa abrindo o calendário de férias da região norte, pretendemos consolidar a posição de Stm como roteiro turístico regional e nacional. Podemos, citar como exemplo, de cidades onde o evento faz parte dos pacotes turísticos: Carnatal, Recifolia, Mi-carecandanga (Brasília), Camafolia, FORTAL, entre outras cidades do Brasil. Essas capitais recebam turistas de todas as partes do país e do mundo, público fiel desta festa e das bandas que nela se apresentam. Santarém terá maior visibilidade no cenário nacional e e deve ser a cidade na região oeste do Pará a abrigar essa festa, que se tornará referência para o turismo das outras cidades. Buscando para si o desenvolvimento que potencialmente pode ser desenvolvido na nossa cidade.
Proporcionando ao nosso público uma grande oportunidade de entretenimento cultural, com a presença de artistas de expressão nacional além dos mais admirados da música local. Unindo apreciadores de vários ritmos como: boi, brega, tecnobrega, axé, em um único evento, gerando um intercâmbio cultural riquíssimo. Algo como essa região ainda não vivenciou, apesar de contar com um público bastante crítico e receptivo.
A localização da cidade como centro irradiador em relação a região Norte, suas instalações e sua qualidade de vida elevada, fazem de Santarém a cidade mais indicada para realização desse evento lucrativo e inovador, que apesar de ter jovens como público principal abrangerá, com sua popularidade, todas as faixas etárias e camadas sociais.
                Assim justifico este projeto.
OBJETIVO
O projeto tem como objetivo acessar os recursos disponíveis para financiamento de ações
culturais, desenvolvidas em benefício da cidade, do estado e da região Norte, sua área de influência.
- Promover um evento de grande repercussão no estado do Pará, a fim de:
- Resgatar a importância de se ter um grande evento cultural na cidade de Santarém;
- Promover Santarém no panorama turístico regional e nacional;
- Incrementar o turismo da região
- Criar oportunidades do novo emprego, e de emprego, do desenvolvimento de currículo, durante a realização do evento;
- Proporcionar à população a oportunidade de assistir grupos de renome no país, bem como atrações locais por um preço acessível e em um mesmo evento;
- Mixar a cultura do norte e do nordeste através da música;

- Promover um intercâmbio cultural entre público e artistas que aqui comparecerem;

- Propiciar aos santarenos os prazeres de uma forma divertida e original de brincar o carnaval fora de época;

- Integrar a sociedade Santarém
- Integra e fazer interagir públicos de diferentes estilos, de forma pacífico.

METAS

O evento será realizado, inicialmente em dois dias, primeiros sábado e domingo do mês de julho, e posteriormente em três dias, sendo o primeiro reservado para solenidades de abertura, contando com autoridades locais, patrocinadores, organizadores, público e mídia, que terão oportunidade de assistir a belíssima apresentação dos bois que com seus rituais atrairão boas energias para a realização exitosa e pacífica da festa.
Nos dois outros dias que transcorrerão, teremos quatro blocos, cada um com sua atração. Cada bloco poderá contar com entre 5.000 a 8.000 foliões, no intervalo dos shows teremos as tendas, em torno de 500 pessoas cada uma. Além dessas opções serão disponibilizados camarotes e arquibancadas para o público, fora as pessoas que poderão participar sem estarem inseridas na estrutura oficial.
A mídia escrita, televisiva, sonorizada e internet terá sua abrangência intensificada em Santarém e região de abrangência, podendo expandir-se pelo estado e país. Já que o evento entra na agenda das bandas divulgado em seus sites, embora tenha uma divulgação exclusiva do evento em todos os veículos.
 
PÚBLICO ALVO
Tendo como base dados fornecidos pelas edições desse tipo de evento em outras localidades, podemos caracterizar o público dos blocos como universitários e as classes média e alta, fãs fiéis e seguidores dos Grupos Nacionais que se apresentarão, além do público de menor poder aquisitivo que participara da pipoca,a preços de mercado dos shows, que se beneficiará da estrutura montada para o evento.
Porém como essa edição traz o o renascimento e inovações como a presença dos bois e da música eletrônica, poderemos esperar variações tanto na faixa etária como na preferência pelo ritmo musical. Devendo atingir em torno de 20 a 30 mil pessoas por dia.
 
ETAPAS DE EXECUÇÃO
PRÉ-PRODUÇÃO
setembro a janeiro de 2011
            - Contatos com Grupos Musicais;
            - Realização de orçamentos;
            - Busca de carta de anuência;
            - Captação de patrocínio;
            - Reestruturação do local para realização do evento.

PRODUÇÃO
janeiro a junho de 2011
             - Contratação de Grupos;
             - Compra de passagens aéreas;
             - Reservas de hospedagem;
             - Contratação de equipamento e palco
             - Contratação de serviços terceirizados;
             - Pagamentos;
             - Pagamentos de taxas obrigatórias;
             - Impressão de material gráfico;
             - Divulgação gráfica e em mídia aberta (20 dias), venda dos ingresso e abadás
             - Realização do evento.
    
PÓS-PRODUÇÃO
De sete a quinze dias após o evento.
                  -Balanço;
                  - Prestação de Contas

RETORNO DE INTERESSE PÚBLICO
              Proporcionar a Santarém o renascimento desse tipo de evento, fortalecendo sua importância no panorama, turístico, econômico e cultural.
                Durante os dois dias da edição do evento a cidade ficará em evidência na mídia nacional, mostrando o intercâmbio cultural presente e expondo as marcas de seus patrocinadores que realmente acreditam no potencial de criatividade e de absorção cultural de sua população.
               Julho é um mês de um clima excelente e o local além de ser de fácil acesso é um dos pontos tradicionais de realização de eventos da cidade, desta forma tudo conspira para o sucesso do evento demonstrado pela mensuração do público presente.
 
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS
              O sucesso do evento poderá ser evidenciado pelo número de ingressos de abadás comercializados pelos blocos, além de informativos da opinião pública.  Os resultados serão registrados em forma de relatório e enviados a Secretaria Municipal de Cultura desta capital e a todos patrocinadores.
 
CRONOGRAMA

ETAPAS
ATIVIDADES
TEMPO
PRÉ-PRODUÇÃO
            - Contatos com Grupos Musicais;
            - Realização de orçamentos;
            - Busca de carta de anuência;
            - Captação de patrocínio;
            - Reserva do local para realização do evento.
4 meses
PRODUÇÃO
             - Contratação de Grupos;
             - Compra de passagens aéreas;
             - Reservas de hospedagem;
             - Contratação de serviços terceirizados;
             - Pagamentos;
             - Pagamentos de taxas obrigatórias;
             - Impressão de material gráfico;
             - Divulgação gráfica e em mídia aberta (20 dias)
             - Realização do evento.
    
6 meses
PÓS-PRODUÇÃO
   -Balanço;
   - Prestação de Contas.
15 dias


ORÇAMENTO
PRÉ-PRODUÇÃO:
PRODUÇÃO:
PÓS-PRODUÇÃO:
VALOR TOTAL DO PROJETO:
A proposta comercial contempla um total de 24 cotas, cujos preços variam entre R$ 80 mil e R$ 2,5 milhões. Desta maneira, a ideia é aumentar as possibilidades de patrocínio na festa, permitindo as empresas de diferentes portes e público alvo a atuarem dentro do evento, que acontecerá no primeiro final de semana de julho. Segmentamos o projeto para atender diferentes perfis, ampliando-o estrategicamente para proporcionar mais oportunidades de negócios dentro do evento.
RETORNO DE MARKETING
As empresas patrocinadoras do Mica Mix Santarém terão direito a propriedades que vão desde o merchandising na estrutura da folia e nas principais vias da cidade, até aos municípios da região de influência da cidade de Santarém. Podendo ser expandida nacionalmente através da internet e agendas nos sites oficiais das atrações.
A exposição das marcas, em toda forma de divulgação, está diretamente ligada ao valor da cota adquirida. Porém todos serão tratados com o mesmo interesse e respeito.
APRESENTAÇÃO E REALIZAÇÃO
Cronograma das apresentações

Duração das atrações:

Sexta - Abertura -18:00 - 30 min.
- Tribo -18:30 - 2hs
- Tecno (dance) -20:30 - 45 min
- 40 graus -21:15 - 2hs
- Tecno (dance) -23:15 - 1h
- Reboletion -00:15- 2hs
- Encerramento -02:15

- Sábado - Abertura -18:00 - 30 min.
- Boto -18:30 - 2hs
- Tecnobrega -20:30 - 45 min
- Adrenalina -21:15 - 2hs
- Tecnobrega -23:15 - 1h
- Aviões -00:15 - 2hs
- Dj Mira -02:15 - 2hs
- Encerramento -04:15
- Domingo - Abertura -18:00 - 30 min.
- Boi -18:30 - 2hs
- Trance -20:30 - 45 min
- Arena -21:15 - 2hs
- Trance -23:15 - 1h
- Baiana -00:15 - 2hs
- Joubert -02:15 - 2hs
- Encerramento -04:15
Produtora a acertar.

Dados Específicos

Categoria: Eventos » Show musical
Localização: Pa - Santarém
Data: julho
Faixa Etária: Variado
Público Alvo: Variado
Ingressos:
Abadás:
Camarotes;
Valor da Cota:

Contatos:

OJR Bentes
Júnior Tapajós
Joubert
Olavo
Augusto
Milton
Márcia
Fred
Elisângela

Texto original do Blog apagado.
http://ojrbentes.blogspot.com/2011/02/micamix-santarem.html.


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