AUTOR:
OJR BENTES
APRESENTAÇÃO
A semana do carnaval
movimenta milhares de pessoas no Brasil, todas em torno de nossa mais
expressiva festa popular. Como a grande maioria sabe, esse festejo
veio da Europa e começou inicialmente a ser comemorado nos
requintados salões de festa do Rio de Janeiro do século XIX. Com
passar do tempo, a comemoração foi para as ruas e hoje é celebrada
em diferentes partes do território. O “gosto pelo carnaval”
chegou a tal ponto que, segundo alguns dizem, o brasileiro inventou o
“carnaval fora de época”.
No entanto, mesmo sendo
tão apreciada, as famosas micaretas estão longe de serem uma
invenção do nosso povo. O termo micareta vem da expressão francesa
“mi-carême”, que significa “meio da Quaresma”. Como o
próprio nome diz, os primeiros carnavais fora de época da nossa
história aconteceram na França do século XV, bem no meio da
Quaresma, tempo estipulado pelo calendário católico-cristão para
as pessoas se absterem dos prazeres terrenos.
No Brasil, algumas pesquisas trazem indícios de que a nossa primeira micareta teria acontecido há um século, na cidade de Jacobina, interior da Bahia. Naturalmente, essa primeira manifestação não contou com toda a parafernália que hoje marcam as micaretas espalhadas por todo o país. Na década de 1950, os baianos inventaram o primeiro trio-elétrico, espécie de carro alegórico que conduzia uma banda durante os festejos do carnaval.
Durante várias décadas o uso do trio-elétrico e o carnaval fora de época ficaram restritos às festas acontecidas na Bahia. Somente em 1989, os foliões de Campina Grande, na Paraíba, tiveram a idéia de organizar a Micarande, a primeira micareta organizada fora dos domínios baianos. A partir de então, esse movimento expandiu e passou a formar uma rentável atração turística que movimenta grande quantidade de dinheiro pelo país afora.
Hoje em dia, para participar desse evento, as pessoas desembolsam uma razoável quantia para adquirir o famoso “abadá”. Essa vestimenta, que permite o ingresso do folião, tem origem na cultura africana. Nos cultos religiosos afro-brasileiros, o abadá designava uma túnica apropriada para a celebração de determinados rituais. Tempos mais tarde, foi reutilizada para nomear a roupa dos capoeiristas. No ano de 1993, a Banda Eva popularizou o termo quando apelidou a roupa do seu bloco com o mesmo nome.
O Micarém trata-se de um
evento que se pretende grandioso para a região do estado, que traduz
o autêntico carnaval fora de época aos moldes da grande folia do
nordeste. Os carnavais fora de época do nordeste entre eles
Fortaleza e o de Salvador são considerados os melhores do mundo e
são realizados graças uma estrutura muito boa, linkada ao roteiro
de turismo da cidade onde elas são realizados e também a cantores e
muitas bandas que com energia peculiar foram espalhando pelo Brasil
inteiro o carnaval fora de época, até chegar, em Santarém, onde o
modelo foi esquecido. Como exemplo dessas atrações podemos lembrar
de: Chiclete com Banana, Asa de Águia, Ivete Sangalo, Ara Ketu,
Olodum, Daniela Mercury, Claúdia Leite, O Chiclete foi o pioneiro
deste movimento e atraía um certo público cativo, mas depois que as
“Micaretas” se tornaram freqüentes em outros estados do Brasil,
o público consolidou-se e a banda virou um fenômeno de vendas e
público em todas as festas.
O
Nana Banana é o alternativo mais conhecido da banda.
Assim
podemos definir essa forma nova de se brincar o Carnaval fora de
época, que tomou conta do País, progressivamente, desde os anos 90,
como marca cultural e também como um fenômeno de mídia e de
marketing. Ultimamente a Banda Aviões do Forró lançou o Aviões
Elétrico, que pretendemos seja o atrativo do primeiro MICA MIX
SANTARÉM.
Outra característica
importante deste evento é ser popular, ou seja, o público tem a
oportunidade de brincar embalados pela música de grandes artistas a
um preço muito acessível, na chamada pipoca. Diversão garantida
com baixo custo.
Ao que me parece o
problema dos primeiros micarem foi a estrutura que pretendemos
resolver com a utilização da estrutura do São Raimundo.
Em Santarém,
bem
como o que já acontece em cidades de outros estados, o evento será
uma festa no mais puro estilo baiano, inicialmente sem os famosos
trios elétricos e bandas nacionalmente conhecidas, mais com mais
segurança que outros eventos oferecem, por já acontecer em uma
estrutura fechada Com palco, praça de alimentação, postos médicos,
banheiros químicos, segurança interna e externa, camarotes,espaço
para os blocos, arquibancadas, espaço para a pipoca e iluminação
de boa qualidade. Enfim toda infraestrutura necessária para que o
Micarém seja um lucrativo acontecimento para a sociedade Santarém e
marque, com sucesso, uma nova data no calendário turístico
da
região oeste do estado do Pará.
Porém
nesta cidade contaremos com inovações, uma delas será a
participação dos bois, tradicionais da região, que terão
oportunidade de mostrar o desenvolvimento do seu tema para o próximo
festival. A outra é a participação de uma “tenda” eletrônica,
com o mesmo destaque para as músicas regionais mixadas.
Essas festas são frequentadas, nos blocos, por 70% de universitários, e por pessoas
de classe média, que são fãs das bandas e as seguem pelo Brasil
inteiro, a bastante tempo, e que são assíduos frequentadores dos
shows, fazendo dessa festa linda um grande sucesso. Incrementando a
economia local, também através da criação de um polo turístico.
Além da criação de empregos temporários em várias áreas e
arrecadação de tributos locais etc.
O evento está previsto
para acontecer, no São Raimundo Esporte Club, por ser um espaço bem
localizado, com boa visibilidade e fácil acesso ao público de
maneira que todos poderão chegar sem nenhum problema. A Micareta
deverá contar com a participação da Prefeitura da cidade e se
possível do Governo do Estado, que através da carta de anuência
concedida pelas devidas secretarias, ratificarão seu apoio ao evento
incondicionalmente.
Ao escolher o primeiro
final de semana das férias de julho, tivemos o cuidado de verificar
sua exclusividade no calendário regional de festas, tornando-se
assim a abertura oficial das férias no estado. Assim garantimos seu
êxito e possível inclusão de Santarém na agenda das Micaretas
anuais nacionais.
JUSTIFICATIVA
Considerando a
disponibilidade da cidade de Santarém em projetar-se no panorama
turístico regional e também Nacional, o que vem acontecendo mais
recentemente com a visibilidade dada a Alter do Chão, ao recriar-se
o Micarém, um evento que terá grande repercussão regional e que
apresentará uma data fixa abrindo o calendário de férias da região
norte, pretendemos consolidar a posição de Stm como roteiro
turístico regional e nacional. Podemos, citar como exemplo, de
cidades onde o evento faz parte dos pacotes turísticos: Carnatal,
Recifolia, Mi-carecandanga (Brasília), Camafolia, FORTAL, entre outras
cidades do Brasil. Essas capitais recebam turistas de todas as partes
do país e do mundo, público fiel desta festa e das bandas que nela
se apresentam. Santarém terá maior visibilidade no cenário
nacional e e deve ser a cidade na região oeste do Pará a abrigar
essa festa, que se tornará referência para o turismo das outras
cidades. Buscando para si o desenvolvimento que potencialmente pode
ser desenvolvido na nossa cidade.
Proporcionando ao nosso
público uma grande oportunidade de entretenimento cultural, com a
presença de artistas de expressão nacional além dos mais admirados
da música local. Unindo apreciadores de vários ritmos como: boi,
brega, tecnobrega, axé, em um único evento, gerando um intercâmbio
cultural riquíssimo. Algo como essa região ainda não vivenciou,
apesar de contar com um público bastante crítico e receptivo.
A localização da cidade
como centro irradiador em relação a região Norte, suas instalações
e sua qualidade de vida elevada, fazem de Santarém a cidade mais
indicada para realização desse evento lucrativo e inovador, que
apesar de ter jovens como público principal abrangerá, com sua
popularidade, todas as faixas etárias e camadas sociais.
Assim justifico este
projeto.
OBJETIVO
O
projeto tem como objetivo acessar os recursos disponíveis para
financiamento de ações
culturais,
desenvolvidas em benefício da cidade, do estado e da região Norte,
sua área de influência.
- Promover um evento de
grande repercussão no estado do Pará, a fim de:
- Resgatar a importância
de se ter um grande evento cultural na cidade de Santarém;
- Promover Santarém no
panorama turístico regional e nacional;
- Incrementar o turismo
da região
- Criar oportunidades do
novo emprego, e de emprego, do desenvolvimento de currículo, durante
a realização do evento;
- Proporcionar à
população a oportunidade de assistir grupos de renome no país, bem
como atrações locais por um preço acessível e em um mesmo evento;
-
Mixar a cultura do norte e do nordeste através da música;
-
Promover um intercâmbio cultural entre público e artistas que aqui
comparecerem;
-
Propiciar aos santarenos os prazeres de uma forma divertida e
original de brincar o carnaval fora de época;
- Integrar a sociedade Santarém
-
Integra e fazer interagir públicos de diferentes estilos, de forma
pacífico.
METAS
O evento será realizado,
inicialmente em dois dias, primeiros sábado e domingo do mês de
julho, e posteriormente em três dias, sendo o primeiro reservado
para solenidades de abertura, contando com autoridades locais,
patrocinadores, organizadores, público e mídia, que terão
oportunidade de assistir a belíssima apresentação dos bois que com
seus rituais atrairão boas energias para a realização exitosa e
pacífica da festa.
Nos dois outros dias que
transcorrerão, teremos quatro blocos, cada um com sua atração.
Cada bloco poderá contar com entre 5.000 a 8.000 foliões, no
intervalo dos shows teremos as tendas, em torno de 500 pessoas cada
uma. Além dessas opções serão disponibilizados camarotes e
arquibancadas para o público, fora as pessoas que poderão
participar sem estarem inseridas na estrutura oficial.
A mídia escrita,
televisiva, sonorizada e internet terá sua abrangência
intensificada em Santarém e região de abrangência, podendo
expandir-se pelo estado e país. Já que o evento entra na agenda das
bandas divulgado em seus sites, embora tenha uma divulgação
exclusiva do evento em todos os veículos.
PÚBLICO ALVO
Tendo como base dados
fornecidos pelas edições desse tipo de evento em outras
localidades, podemos caracterizar o público dos blocos como
universitários e as classes média e alta, fãs fiéis e seguidores
dos Grupos Nacionais que se apresentarão, além do público de menor
poder aquisitivo que participara da pipoca,a preços de mercado dos
shows, que se beneficiará da estrutura montada para o evento.
Porém como essa edição
traz o o renascimento e inovações como a presença dos bois e da
música eletrônica, poderemos esperar variações tanto na faixa
etária como na preferência pelo ritmo musical. Devendo atingir em
torno de 20 a 30 mil pessoas por dia.
ETAPAS DE EXECUÇÃO
PRÉ-PRODUÇÃO
setembro
a janeiro de 2011
- Contatos com Grupos
Musicais;
- Realização de
orçamentos;
- Busca de carta de
anuência;
- Captação de
patrocínio;
- Reestruturação do
local para realização do evento.
PRODUÇÃO
janeiro
a junho de 2011
- Contratação de
Grupos;
- Compra de passagens
aéreas;
- Reservas de hospedagem;
- Contratação de
equipamento e palco
- Contratação de
serviços terceirizados;
- Pagamentos;
- Pagamentos de taxas
obrigatórias;
- Impressão de material
gráfico;
- Divulgação gráfica e
em mídia aberta (20 dias), venda dos ingresso e abadás
- Realização do evento.
PÓS-PRODUÇÃO
De
sete a quinze dias após o evento.
-Balanço;
- Prestação de Contas
RETORNO
DE INTERESSE PÚBLICO
Proporcionar a
Santarém o renascimento desse tipo de evento, fortalecendo sua
importância no panorama, turístico, econômico e cultural.
Durante os dois dias da
edição do evento a cidade ficará em evidência na mídia nacional,
mostrando o intercâmbio cultural presente e expondo as marcas de
seus patrocinadores que realmente acreditam no potencial de
criatividade e de absorção cultural de sua população.
Julho é um mês de um
clima excelente e o local além de ser de fácil acesso é um dos
pontos tradicionais de realização de eventos da cidade, desta forma
tudo conspira para o sucesso do evento demonstrado pela mensuração
do público presente.
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS
O sucesso do
evento poderá ser evidenciado pelo número de ingressos de abadás
comercializados pelos blocos, além de informativos da opinião
pública. Os
resultados serão registrados em forma de relatório e enviados a
Secretaria Municipal de Cultura desta capital e a todos
patrocinadores.
CRONOGRAMA
ETAPAS
|
ATIVIDADES
|
TEMPO
|
PRÉ-PRODUÇÃO
|
- Contatos com Grupos
Musicais;
- Realização de
orçamentos;
- Busca de carta de
anuência;
- Captação de
patrocínio;
- Reserva do local
para realização do evento.
|
4 meses
|
PRODUÇÃO
|
- Contratação de
Grupos;
- Compra de passagens
aéreas;
- Reservas de
hospedagem;
- Contratação de
serviços terceirizados;
-
Pagamentos;
- Pagamentos de taxas
obrigatórias;
- Impressão de
material gráfico;
- Divulgação gráfica
e em mídia aberta (20 dias)
- Realização do
evento.
|
6 meses
|
PÓS-PRODUÇÃO
|
-Balanço;
-
Prestação de Contas.
|
15 dias
|
ORÇAMENTO
PRÉ-PRODUÇÃO:
PRODUÇÃO:
PÓS-PRODUÇÃO:
VALOR TOTAL DO PROJETO:
A proposta comercial
contempla um total de 24 cotas, cujos preços variam entre R$ 80 mil
e R$ 2,5 milhões. Desta maneira, a ideia é aumentar as
possibilidades de patrocínio na festa, permitindo as empresas de
diferentes portes e público alvo a atuarem dentro do evento, que
acontecerá no primeiro final de semana de julho. Segmentamos o
projeto para atender diferentes perfis, ampliando-o estrategicamente
para proporcionar mais oportunidades de negócios dentro do evento.
RETORNO DE MARKETING
As empresas
patrocinadoras do Mica Mix Santarém terão direito a propriedades
que vão desde o merchandising
na estrutura da folia e nas principais vias da cidade, até aos
municípios da região de influência da cidade de Santarém. Podendo
ser expandida nacionalmente através da internet e agendas nos sites
oficiais das atrações.
A exposição das marcas,
em toda forma de divulgação, está diretamente ligada ao valor da
cota adquirida. Porém todos serão tratados com o mesmo interesse e
respeito.
APRESENTAÇÃO E REALIZAÇÃO
Cronograma das
apresentações
Duração das atrações:
- Tribo
-18:30 - 2hs
- Tecno (dance) -20:30
- 45 min
- 40 graus
-21:15 - 2hs
- Tecno (dance) -23:15
- 1h
- Reboletion
-00:15- 2hs
- Encerramento -02:15
- Sábado - Abertura
-18:00 - 30 min.
- Boto
-18:30 - 2hs
- Tecnobrega
-20:30 - 45 min
- Adrenalina
-21:15 - 2hs
- Tecnobrega
-23:15 - 1h
- Aviões
-00:15 - 2hs
- Dj Mira
-02:15 - 2hs
- Encerramento -04:15
- Domingo - Abertura
-18:00 - 30 min.
- Boi
-18:30 - 2hs
- Trance
-20:30 - 45 min
- Arena
-21:15 - 2hs
- Trance
-23:15 - 1h
- Baiana
-00:15 - 2hs
- Joubert
-02:15 - 2hs
- Encerramento -04:15
Produtora a acertar.
Dados Específicos
Categoria: Eventos » Show
musical
Localização: Pa - Santarém
Data: julho
Faixa Etária: Variado
Público Alvo: Variado
Ingressos:
Abadás:
Camarotes;
Valor da Cota:
Contatos:
OJR Bentes
Júnior Tapajós
Joubert
Olavo
Augusto
Milton
Márcia
Fred
Elisângela
Texto original do Blog apagado.
http://ojrbentes.blogspot.com/2011/02/micamix-santarem.html.
Nenhum comentário:
Postar um comentário