quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Fichamento - Sistemas Políticos da Alta Birmania


LEACH, Edmund R. Sistemas Políticos da Alta Birmania: um estudo da estrutura social Kachin. EDUSP: São Paulo, 1996 [1954]. (Capítulos I, IX, Conclusão)
O trabalho de Leach sobre a os “Sistemas Políticos da Alta Birmânia” marca uma nova fase no contexto da Antropologia Estrutural-funcional. Aluno de Malinoswki estava dentro das discussões que ocorriam na Inglaterra e sua excêntrica Antropologia Britânica. O principal estava no seu foco de análise, que diferente do contexto de tendência positivista de evitar as contradições era nela que desenvolvia a busca da estrutura.
A Parte 1 de sua pesquisa é nomeada “O problema e seu cenário”, no qual ele descreve as dificuldades que teve ao estudar os dois grupos Birmaneses que buscou analisar, os katchin e o chan. Não praticando a pesquisa etnográfica de participação a sua preocupação estava em analisar as estruturas políticas desses dois grupos de maneira a mostrar que existem diferenças marcantes dentro destes grupos que muitas vezes era divulgada como mínima.
Assim distingue os chans dos katchins, determinando que o grande problema estava em descrever os katchins, pois suas diferenças entre si eram bem maiores comparados com os chans. Os chans eram ribeirinhos, praticavam a cultura de produção de arroz irrigado, com tecnologias artesanais mais avançadas, habitavam regiões que favoreciam a agricultura, possuíam dialetos diferenciados, sua estrutura era monarquia e a região era budista, de maneira que tinham certo padrão de vida. Os kachins possuíam diferentes idiomas, o que torna a comunicação bem diferenciada, muitos acreditam que carregam culturas diferenciadas entre si, sua produção de arroz tem característica rudimentar, e possuem duas maneiras políticas de viver: a gumsa e a gumlao. Com isso a distinção entre os katchins acaba sendo sua maior dificuldade, pois a convivência entre chans e katchins também resultaram em misturas e transições de kacthins para chans. Os katchins são vistos como mais atrasados que os chans, de maneira que a literatura local sempre buscou distingui-los, concentrando assim as diferenças.
Outra mudança está na percepção do ritual, aqui o autor considera o status que o individio exerce na estrutura social, ou seja, seu papel criado pela identidade de suas funções, que assim os dividem enquanto katchis ou chans, gumsa ou gumlao. A maneira de se relacionar com os outros, e de como leva a sua vida acaba expondo determinantes de sua classificação.
As estruturas políticas dos katchins são basicamente duas: a anarquista: gumlao e é baseada em uma democracia, sem classes sociais, tendo sua entidade política como o espaço semelhante a uma “aldeia” e a monarquia: gumsa, que é uma espécie de estado feudal, tendo a representação política de príncipe com descendência precisamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário