terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Projeto de Curta-metragem: O Olhar do Observador



O Olhar do Observador

Um roteiro de Ojr Bentes/Eliandro 




Duas pessoas, um indígena e um branco se olhando e um terceiro observando os olhares. Vamos mostrar a visão dos três. O terceiro observador é um antropólogo.
 

2. Justificativa

O Projeto é uma exigência da disciplina Cinema e Antropologia - Ufopa 2016.2

3. Plano de Direção
O ideal é que o Olhar do Observador seja filmado numa locação aberta, a natureza como fundo, sem que a paisagem se modifique muito, pois é importante traçar um paralelo entre o olhar das personagens e o horizonte aberto oferecido pelo primeiro plano.
Os personagens, procurando entender una aos outros, serão mostrados muitas vezes em planos bem abertos, primeiro se entrecruzando olhares, em pé, um de frente para o outro, depois um de frente par o outro, na sesequencia serão mostrado a visão do indígena, com o recurso de um 360° com a câmera. O horizonte é uma metáfora da natureza, que se modifica muito lentamente, aberto em mil possibilidades para os personagens.
Como contraponto a esses planos abertos serão realizados planos bem fechados, nos momentos de maior introspecção dos personagens. Afinal, o processo de se conhecer melhor está relacionado ao olhar sobre o mundo e ao olhar sobre o outro e sobre si mesmo.
A trilha sonora só deve aparecer na abertura e no final do curta.
A idéia é trabalhar muito com os sons ambientes, sons de pássaros, o vento e outros ruídos possíveis na gravaçã. É através dos olhos (planos) e dos ouvidos (ruídos) que os personagens se relacionam de maneira forte com o mundo que os cerca.

Os três iniciam a cena com trajes, roupas normais do dia a dia faz o primeiro macro, com três sequências. A primeira sequência é o olhar do observador, depois o olhar do branco, depois o olhar do indígena.


4. Personagens

Indígena - Aluno indígena da Ufopa

Branco - Aluno daUfopa

Antropólogo - Professor ou aluno da Ufopa.


Sequencia de Plano/Enquadramentos

Plano 1 - O observador observando os olhares do indígena com o "branco".





Plano 2 - Corta para a marcação do indígena.



Plano 3 - Corta para a marcação do "branco".



Plano 4 - Corta para a marcação do indígena observando o ambiente.

Sequencia 1 - Giro de 360° do indígena.

Plano 5 - Corta para a marcação da antropóloga.

Sequencia 2 - Aproximando o olhar do indígena. Aproximando da nuca do indígena.

Sequencia 3 -  Giro de 360° na marcação de observação do indígena. Para olhando para a antropóloga.







Sequencia 4 - Corta para o posicionamento da nuca do indígena. Afastamento até a marcação do olhar do antropólogo.

Sequencia 5 - Corta para uma foto das três personagens.

Enquadramento 5 - Corta Para os créditos.


Argumento

O Olhar do Observador cria a realidade. Nós somos criadores da nossa própria realidade. E a nossa realidade é parte de uma grande realidade composta por todas as possibilidades de realidades do Universo.

A observação é um ação altamente reflexiva quando o olhar está pautado em uma cultura que exclui o outro. O olhar


Proposta de Direção
(Descrição de como será os procedimentos estéticos pretendidos na realização do filme, sua linguagem, fazendo menção à referências de fotografia, montagem e interpretação. Estas poderão estar indicadas em links anexos ao projeto. Nos filmes de animação, a proposta de direção deverá conter também storyboard ou desenhos que definam o estilo da animação a ser adotada no projeto).

Proposta de Produção
(Faça uma apresentação do processo de produção contendo:
a) Cronograma de Produção
b) Estratégia de Produção: explicar como viabilizar a realização deste projeto dentro das restrições de tempo e de orçamento do edital. Se necessário fornecer detalhes técnicos dos equipamentos e recursos a serem utilizados na produção e finalização do curta).

Cronograma de Execução


Metas
Etapa / Fase
Especificação
Indicador Físico
Unidade
Duração
Quantidade
Início
Término
1. Realizar um curta-metragem de ficção em 15mm
Pré-produção
Escolha de equipe; escolha de locações; seleção de elenco; aluguel de equipamentos; compra de material sensível, de material de arte e produção; concepção de arte e figurino; ensaio com atores;

dias
30
01 de março 2017
31 de março 2017
Produção
Captação de imagens e sons do filme;

dias
06
01 de abril 2017
08 de abril 2017
Finalização
Edição; composição e gravação da trilha; edição de som; mixagem; processos de laboratório.

dias
60
09 de abril de 2017
07 de junho de 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário