O
Olhar do Observador
Um roteiro de Ojr Bentes/Eliandro
Duas pessoas, um indígena e um branco se olhando e um terceiro observando os olhares. Vamos mostrar a visão dos três. O terceiro observador é um antropólogo.
2.
Justificativa
O Projeto é uma exigência da disciplina Cinema e Antropologia - Ufopa 2016.2
3.
Plano de Direção
O
ideal é que o Olhar do Observador seja filmado numa locação aberta, a natureza como fundo, sem que a paisagem se modifique muito, pois é
importante traçar um paralelo entre o olhar das
personagens e o horizonte aberto oferecido pelo primeiro plano.
Os
personagens, procurando entender una aos outros, serão mostrados
muitas vezes em planos bem abertos, primeiro se entrecruzando olhares, em pé, um de frente para o outro, depois um de frente par o outro, na sesequencia serão mostrado a visão do indígena, com o recurso de um 360° com a câmera. O horizonte é uma metáfora da natureza, que se modifica muito lentamente, aberto em mil possibilidades para os personagens.
Como
contraponto a esses planos abertos serão realizados planos bem
fechados, nos momentos de maior introspecção dos personagens.
Afinal, o processo de se conhecer melhor está relacionado ao olhar
sobre o mundo e ao olhar sobre o outro e sobre si mesmo.
A
trilha sonora só deve aparecer na abertura e no final do curta.
A
idéia é trabalhar muito com os sons ambientes, sons de pássaros, o vento e outros ruídos possíveis na gravaçã. É através dos olhos (planos) e dos
ouvidos (ruídos) que os personagens se relacionam de maneira forte
com o mundo que os cerca.
Os três iniciam a cena com trajes, roupas normais do dia a dia faz o primeiro macro, com três sequências. A primeira sequência é o olhar do observador, depois o olhar do branco, depois o olhar do indígena.
4.
Personagens
Indígena - Aluno indígena da Ufopa
Branco - Aluno daUfopa
Antropólogo - Professor ou aluno da Ufopa.
Sequencia de Plano/Enquadramentos
Plano 1 - O observador observando os olhares do indígena com o "branco".
Plano 2 - Corta para a marcação do indígena.
Plano 3 - Corta para a marcação do "branco".
Plano 4 - Corta para a marcação do indígena observando o ambiente.
Sequencia 1 - Giro de 360° do indígena.
Plano 5 - Corta para a marcação da antropóloga.
Sequencia 2 - Aproximando o olhar do indígena. Aproximando da nuca do indígena.
Sequencia 3 - Giro de 360° na marcação de observação do indígena. Para olhando para a antropóloga.
Sequencia 4 - Corta para o posicionamento da nuca do indígena. Afastamento até a marcação do olhar do antropólogo.
Plano 1 - O observador observando os olhares do indígena com o "branco".
Plano 2 - Corta para a marcação do indígena.
Plano 3 - Corta para a marcação do "branco".
Plano 4 - Corta para a marcação do indígena observando o ambiente.
Sequencia 1 - Giro de 360° do indígena.
Plano 5 - Corta para a marcação da antropóloga.
Sequencia 2 - Aproximando o olhar do indígena. Aproximando da nuca do indígena.
Sequencia 3 - Giro de 360° na marcação de observação do indígena. Para olhando para a antropóloga.
Sequencia 4 - Corta para o posicionamento da nuca do indígena. Afastamento até a marcação do olhar do antropólogo.
Sequencia 5 - Corta para uma foto das três personagens.
Enquadramento 5 - Corta Para os créditos.
Argumento
O Olhar do Observador cria a realidade. Nós somos criadores da nossa própria realidade. E a nossa realidade é parte de uma grande realidade composta por todas as possibilidades de realidades do Universo.
A
observação é um ação altamente reflexiva quando o olhar está
pautado em uma cultura que exclui o outro. O olhar
Proposta
de Direção
(Descrição
de como será os procedimentos estéticos pretendidos na realização
do filme, sua linguagem, fazendo menção à referências de
fotografia, montagem e interpretação. Estas poderão estar
indicadas em links anexos ao projeto. Nos filmes de animação, a
proposta de direção deverá conter também storyboard ou desenhos
que definam o estilo da animação a ser adotada no projeto).
Proposta
de Produção
(Faça
uma apresentação do processo de produção contendo:
a)
Cronograma de Produção
b)
Estratégia
de
Produção:
explicar
como
viabilizar
a
realização
deste
projeto
dentro
das
restrições
de
tempo
e
de
orçamento
do
edital.
Se
necessário
fornecer
detalhes
técnicos
dos
equipamentos
e
recursos
a
serem
utilizados
na
produção
e
finalização
do
curta).
Cronograma
de Execução
Metas
|
Etapa
/ Fase
|
Especificação
|
Indicador
Físico
Unidade
|
Duração
Quantidade
|
Início
|
Término
|
1.
Realizar um curta-metragem de ficção em 15mm
|
Pré-produção
|
Escolha de equipe; escolha de locações; seleção de elenco; aluguel de
equipamentos; compra de material sensível, de material de arte e
produção; concepção de arte e figurino; ensaio com atores;
|
dias
|
30
|
01
de março 2017
|
31
de março 2017
|
Produção
|
Captação
de imagens e sons do filme;
|
dias
|
06
|
01
de abril 2017
|
08
de abril 2017
|
|
Finalização
|
Edição;
composição e gravação da trilha; edição de som; mixagem;
processos de laboratório.
|
dias
|
60
|
09
de abril de 2017
|
07
de junho de 2017
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário