quarta-feira, 5 de abril de 2017

Transferência Projetiva - Psicanálise




A Wikipédia define Transferência como sendo o deslocamento do sentido atribuído a pessoas do passado para pessoas do nosso presente. Esta transferência é executada pelo nosso inconsciente. Para a teoria freudiana, esse fenômeno é fundamental para o processo de cura.
Na Psicanálise, a transferência é um fenômeno que ocorre na relação entre o paciente e o terapeuta, quando o desejo do paciente irá se apresentar atualizado, com uma repetição dos modelos infantis, as figuras parentais e seus substitutos serão transpostas para o analista, e assim sentimentos, desejos, impressões dos primeiros vínculos afetivos serão vivenciados e sentidos na atualidade. O manuseio da transferência é a parte mais importante da técnica de análise.


O Centro de Medicina Psicossomática e Psicologia Médica Hospital Geral da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro usa os seguintes termo para definir Transferência:
Definições
  • Processo pelo qual desejos inconscientes se atualizam em determinadas relações pessoais (Laplanche, J.; Pontalis, J.-B. Vocabulário da Psicanálise; Ed. Moraes, Lisboa, 1976);
  • Repetição de protótipos infantis vividos com uma sensação de atualidade acentuada (Laplanche, J.; Pontalis, J.-B. Vocabulário da Psicanálise; Ed. Moraes, Lisboa, 1976);
  • Deslocamento para determinada pessoa da necessidade que alguém tem de um determinado tipo de relação que ficou deficiente em seu passado (Moore, B.E.; Fine, B.F. Termos e Conceitos psicanalíticos; Ed. Artes Médicas, PA, 1972).
Tipos
  • Transferência positiva: predominantemente amorosa
  • Transferência negativa: predominantemente agressiva e hostil
Especificidade
Ela não é específica de nenhum tipo de relação. É um fenômeno geral.


Natureza do fenômeno
  • É um fenômeno regressivo, portanto, sua ocorrência denota incapacidade em lidar com a situação atual;
  • Ocorre devido a uma característica do funcionamento mental, denominada por Freud de compulsão à repetição, que é de reapresentar (atualizar) as situações históricas, traumáticas ou falhas, com vistas a serem elaboradas (Freud, S. (1914) "Recordar, Repetir e Elaborar", in Edição Standard da Obra psicológica Completa de Sigmund Freud, vol. XII, Ed. Imago, R.J.).
  • Ainda não há consenso quanto ao que é transferido: modelos infantis de relacionamento; tipos de relações objetais (relação especular, relação idealizante; relação gemelar; relação fusional, etc.); sentimentos (positivos ou negativos); afetos; carga libidinal; fantasmas; conjunto de uma imago ou característica especial desta.


Função da transferência no tratamento
O fenômeno transferencial foi classificado por Freud como sendo um dos principais obstáculos ao processo terapêutico por impedir a rememoração do material reprimido.
  • Na psicanálise: a transferência é o campo onde se desenvolve o tratamento, pois é sua instalação, suas modalidades, sua interpretação e sua resolução que caracterizam o tratamento psicanalítico.
  • Na psicologia médica: o conhecimento deste fenômeno e a compreensão do mesmo são instrumentos importantes para o adequado manejo da relação médico-paciente, pois ele costuma ser um dos elementos mais freqüentes na impregnação irracional do campo assistencial.

Wikipedia. Em psicologia, projeção é um mecanismo de defesa no qual os atributos pessoais de determinado indivíduo, sejam pensamentos inaceitáveis ou indesejados, sejam emoções de qualquer espécie, são atribuídos a outra(s) pessoa(s). De acordo com Tavris Wade, a Projeção Psicológica ocorre quando os sentimentos ameaçados ou inaceitáveis de determinada pessoa são reprimidos e, então, projetados em alguém ou algo.A projeção psicológica reduz a ansiedade por permitir a expressão de impulsos inconscientes, indesejados ou não, fazendo com que a mente consciente não os reconheça. Um exemplo de tal comportamento pode ser o de culpar determinado indivíduo por um fracasso próprio. Em tal caso, a mente evita o desconforto da admissão consciente da falta cometida, mantém os sentimentos no inconsciente e projeta, assim, as falhas em outra(s) pessoa(s) ou algo.

A teoria foi desenvolvida por Sigmund Freud e posteriormente refinada por sua filha Anna Freud e, por conta de tal ação, ela também é chamada de "Projeção Freudiana" em certas literaturas.

COMO FUNCIONA A PROJEÇÃO? Em “Inexplicavelmente, Ela Não Gosta De Mim” – Como Funciona A Projeção?

Você já conheceu alguém que gosta de fazer humor negro ridicularizando os outros?

Os homens só pensam naquilo.”
Fulana é falsa.”
“Inexplicavelmente, ela não gosta de mim.”
Nessas sentenças, encontramos muito mais julgamentos, avaliações do que observações, enquadrando-se no que a psicanálise chama de projeção.
Segundo Freud, um dos mecanismos mais comuns de defesa do ego contra nossas próprias sombras, é a projeção. Parece inconcebível, mas a pessoa com projeção lida com sentimentos reais, sem admitir ou estar consciente que a opinião ou o comportamento temido é dela mesma.
Note, quando uma pessoa diz “fulano inexplicavelmente não gosta de mim”, exemplifica claramente a projeção, pois, é ela quem não gosta de fulano “gratuitamente”.
Imaginamo-nos tão perseguidos pelo ódio, que o ódio acaba nascendo, nos outros em resposta aos nossos cáusticos mecanismo de defesa. O outro vê a nossa defensiva como hostilidade gratuita; isso desperta os seus mecanismos de defesa e ele projeta a sua sombra sobre nós.”
Sob a mesma insígnia, opera o julgamento, que só existe, quando uma pessoa enxerga o mundo com certo maniqueísmo, como o bem e o mal ou o certo e o errado. O julgamento funciona como uma sala de espelhos que confunde o próprio julgador.
A medida que eu tenho que ser correto e bom, ele ou eles se tornam portadores de todo o mal que não consigo reconhecer em mim mesmo.”
Assim, K. Signell, adverte:
A sombra precisa ser reconhecida e ganhar o seu lugar. Você precisa convidá-la para sua mesa de jantar, civilizá-la do melhor modo que puder e examinar tudo aquilo que ela tem a lhe oferecer. Você não pode deixá-la armando escândalos do lado de fora da porta; não pode deixá-la andando furtiva, causando problemas na sua vida.”
Você perceberá que, a dualidade é uma realidade que não pode ser negada, só se é generoso, se for também mesquinho. Só se é corajoso, se for também covarde. Só será altruísta se for também egoísta.
O que nos torna “maus” é tentarmos esconder de nós mesmos quem somos, pois a partir daí, só enxergamos nossa sombra projetada nos outros. Não existe caminho fácil, “só depois de termos ficado realmente chocados ao ver como somos de verdade, em vez de nos ver como queremos ser ou pretendemos ser, é que podemos dar o primeiro passo rumo a realidade individual.”
Portanto, o que a psicanálise consagra como “retificação subjetiva”, desponta como a possibilidade de pararmos de culpar os outros pelo nosso estado ou infelicidade e passarmos a trabalhar para que tais aspectos se modifiquem em nós. Quando aceitarmos que, também possuímos características negativas, “os outros” nos incomodaram casa vez menos e o ciclo da auto-sabotagem será diluído, pois, “só quem conhece a si mesmo sabe o peso da cruz que carrega.”
Filme - Terapia de Risco

Projeção inversa por Luiza Fletcher em 5 Coisas que narcisistas fazem para serem o centro das atenções.

Como não intencionalmente enganamos ou manipulamos as pessoas, acreditamos inatamente que os outros vão retribuir tais qualidades.

No entanto, quando esta confiança é violada, muitas vezes nos sentimos confusos, feridos e – de certa forma – responsáveis pelo comportamento do narcisista. A coisa horrível é que isso é exatamente o que as pessoas narcisistas querem.
Sem cautela diligente, um narcisista pode rapidamente “torcer a conversa”, fazendo você assumir o ônus da culpa. Enquanto isso, o narcisista sutilmente inverte a realidade da situação e assume o papel de vítima inocente. Em outras palavras, ele inverte os papéis.



TRANSFERÊNCIA PROJETIVA – Ato de transferir, fazer passar, para o outro algo que diz respeito a si.

Obs. Pode ocorrer com pacientes psicopatas, narcisistas, histriônicos e bipolares (bipolares do mal).

Como dito antes Transferência Negativa é predominantemente agressiva e hostil e isso causa muitos problemas aos psicanalistas.
Normalmente o psicopata tende a fazer parecer que é o outro quem possuía as suas características negativas que o enquadrou como um psicopata. Lembro muito bem do comportamento da personagem Ivone na novela Caminho das Índias.
Resumidamente o psicopata é uma pessoa: mentirosa, cínica, dissimulada, fingida, manipuladora, armadeira e dominadora, cuja a arma mais eficiente no seu dia a dia é a tortura psicológica.
Sempre que o psicopata se vê encurralado, ele tende a transferir para ouro mais próximo as atenções que antes estavam direcionadas para ele. A maioria desse tipo adora ser o centro das atenções, principalmente os com traços de narcisismo.
Normalmente ela possuem um mecanismo de bate-pronto, quando o discurso externo interage ela tende a evocar a pessoa para quem será transmitido o “espírito ruim”, num mecanismo de expiação dos pecados e crimes. Quem é antropólogo percebe bem.
Possuímos uma obra Clássica chamada Panema, do Roberto Damata, que bem poderia se chamar: Panema a brincadeira de passar o espírito ruim par o outro. A estrutura basicamente é a seguinte: uma pessoa ou um grupo de pessoas quando tudo não dá certo tende a extravasar em um bode expiatório o seu insucesso.
Quando a pessoa é alguém não amigo, nós paraense dizemos que ele é o panema por que ele é o possuidor do espírito ruim, que ele já nasceu assim, na realidade isto é uma estigmatização desde pequeno. Quando a pessoa é um amigo dizemos que ele está panemado, ou ele convive com um ou esbarrou num ou pegou alguma coisa dele.

Quero frisar que estes conceitos serão utilizados para analisar psicopatas, narcisistas, histriônicos e bipolares do mal.

REFERÊNCIAS:

FLETCHER, Luiza. 5 Coisas que narcisistas fazem para serem o centro das atenções. In: https://osegredo.com.br/5-coisas-que-narcisistas-fazem-para-ser-o-centro-das-atencoes/

Inexplicavelmente, Ela Não Gosta De Mim” – Como Funciona A Projeção? In: https://www.fasdapsicanalise.com.br/inexplicavelmente-ela-nao-gosta-de-mim-como-funciona-a-projecao/

Projeção (psicologia) Wikipedia. In: https://pt.wikipedia.org/wiki/Proje%C3%A7%C3%A3o_(psicologia)

Transferência - Medicina Psicossomática e Psicologia Médica. In: http://www.medicinapsicossomatica.com.br/glossario/transferencia.htm

Transferência Wikipedia. In: https://pt.wikipedia.org/wiki/Transfer%C3%AAncia

FILMES:




2 comentários: