Projeto - Escola de Artes Marciais da 5º URE - A Arte Marcial Auxiliando o Desenvolvimento Escolar e Psicossocial do Aluno.
1. JUSTIFICATIVA
Na perspectiva de atingir uma qualidade de vida plena, o esporte tem um papel fundamental para a formação da criança e do jovem, evitando assim o crescimento da violência social. Além do evidente ganho em saúde, a prática de artes marciais tradicionais como o Muay Thai, o Taekwondo, o Karatê, o Jiu-jitsu (Submission) e a Capoeira, uma arte-dança tipicamente brasileira, desenvolve a autoestima, a disciplina, o respeito ao próximo e a cordialidade, requisitos importantíssimo para a vida em sociedade. Partindo desse princípio, criar uma unidade escolar na 5º URE irá contribui de maneira positiva para atingir os objetivos propostos nos documentos da educação brasileira...
Com a finalidade de ser mais uma ferramenta de formação global, o projeto pretende ser inserido na 5º URE como uma metodologia estimulante, onde os mestres-educadores transmitam desde a origem das artes maciais, suas transcendências corpórea e educativa dos movimentos, respeitando a individualidade biológica e social de cada um.
Desta forma, a relevância do projeto é que ele se destina a enfrentar um problema social grave, que é o da violência social, prevendo transformações positivas esperadas, em termos de melhoria da qualidade de vida dos segmentos-alvo, a partir do momento em que dará condições, acesso para que os alunos sejam atendidos em uma ação sócio-educativa, onde o lazer e a cultura sejam os elementos de inclusão social, proporcionando aos alunos participantes o acesso à cultura planetária, favorecendo à livre expressão da criatividade e à autonomia.
IV - Desenvolver a concentração, o autocontrole, a autoestima, a disciplina e o respeito ao próximo;
1. JUSTIFICATIVA
Na perspectiva de atingir uma qualidade de vida plena, o esporte tem um papel fundamental para a formação da criança e do jovem, evitando assim o crescimento da violência social. Além do evidente ganho em saúde, a prática de artes marciais tradicionais como o Muay Thai, o Taekwondo, o Karatê, o Jiu-jitsu (Submission) e a Capoeira, uma arte-dança tipicamente brasileira, desenvolve a autoestima, a disciplina, o respeito ao próximo e a cordialidade, requisitos importantíssimo para a vida em sociedade. Partindo desse princípio, criar uma unidade escolar na 5º URE irá contribui de maneira positiva para atingir os objetivos propostos nos documentos da educação brasileira...
Com a finalidade de ser mais uma ferramenta de formação global, o projeto pretende ser inserido na 5º URE como uma metodologia estimulante, onde os mestres-educadores transmitam desde a origem das artes maciais, suas transcendências corpórea e educativa dos movimentos, respeitando a individualidade biológica e social de cada um.
Desta forma, a relevância do projeto é que ele se destina a enfrentar um problema social grave, que é o da violência social, prevendo transformações positivas esperadas, em termos de melhoria da qualidade de vida dos segmentos-alvo, a partir do momento em que dará condições, acesso para que os alunos sejam atendidos em uma ação sócio-educativa, onde o lazer e a cultura sejam os elementos de inclusão social, proporcionando aos alunos participantes o acesso à cultura planetária, favorecendo à livre expressão da criatividade e à autonomia.
2.
OBJETIVOS GERAIS
I - O presente projeto tem como finalidade apresentar os valores das artes marciais, como um instrumento sócio-educativo.
I - O presente projeto tem como finalidade apresentar os valores das artes marciais, como um instrumento sócio-educativo.
II - Trabalhar
as artes marciais com objetivo de desenvolver as inteligências múltiplas psicomotoras,
envolvidas na prática de atividades físicas, compreendê-las e utilizá-las como
ferramenta para o desenvolvimento intelecto-social;
III - Desenvolver e despertar valores
humanos nos alunos-estudantes, e acima de tudo possibilitar uma influência
positiva no rendimento escolar dos alunos;IV - Desenvolver a concentração, o autocontrole, a autoestima, a disciplina e o respeito ao próximo;
V – Reduzir o índice de agressividade e brincadeiras violentas entre
os alunos dentro e fora da escola;
VI – Possibilitar o contato dos alunos com a cultura de paz que
permeia a filosofia das artes marciais;
VII – Possibilitar o contato dos alunos com a cultura dos países de origem dessas artes marciais, por
meio do esporte nacional desses países;
VIII - Atender a demanda de segurança da 5º URE, que possui poucos vigilantes para tomarem conta dela durante a noite. As atividades estão prevista para ocorrerem das 5 hs da tarde, até as 12 hs da noite, o que também ocorrerá nos finais de semanas, principalmente aos sábados, e muito possivelmente aos domingos onde poderão ocorrer exames de faixa, batizados, graduações, competições e torneios.
3.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
I - Estimular o educando a prática das artes marciais;
II - Desenvolver a harmonia entre o corpo e a mente. A maioria dessas artes têm como princípio: O desenvolvimento da mente, através do equilíbrio do corpo, pela repetição dos execícios simétricos e harmônicos das mãos e dos pés. A finalidade é atingir o equilíbrio harmônico entre a mente e o corpo.
VI - Direcionar os encontros para os desenvolvimentos dos fundamentos e regras das artes marciais;
V - Ensinar técnicas de defesa pessoal e desenvolver a autoconfiança e a determinação dos alunos.
VI - Conscientizar os educandos que a prática das artes marciais deve conter o lúdico como estratégia de alcançar o conhecimento da história, musicalidade, movimentos, conteúdos que envolvam, História, Filosofia, Artes, Física e Biologia;
VII - Efetuar movimentos, discriminando as diferentes velocidades e trajetórias no deslocamento do corpo, onde o aluno aprenda o significado científico que que seja: força, massa, tempo, velocidade, aceleração, potência, frequência e ritmo;
VIII - Utilizar por meio dos movimentos noções de força, flexibilidade, equilíbrio e espaço temporal no desenvolvimento dos encontros;
IX - Aplicar princípios educativos, tasi como disciplina, autocontrole dos movimentos, com finalidade do controle corporal cinestésico e noção espacial, sem o contato físico;
X - Desenvolver dinâmicas com a origem (história) das arte marciais e seus respectivos processos de evolução;
XI - Utilizar a musicalidade de forma lúdico-educativa em busca de desenvolvimento do ritmo e coordenação motora fina, da concentração através da meditação.
XII - Desenvolver a afetividade e a sociabilização dos educandos em resgate dos valores humanos;
XIII - Aplicar atividades lúdicas e jogos cooperativos como estratégia de compreensão da capoeira como um “jogo com o próximo – não contra o próximo”, recordando os movimentos, a história e a musicalidade de maneira prazerosa e estimulante;
I - Estimular o educando a prática das artes marciais;
II - Desenvolver a harmonia entre o corpo e a mente. A maioria dessas artes têm como princípio: O desenvolvimento da mente, através do equilíbrio do corpo, pela repetição dos execícios simétricos e harmônicos das mãos e dos pés. A finalidade é atingir o equilíbrio harmônico entre a mente e o corpo.
VI - Direcionar os encontros para os desenvolvimentos dos fundamentos e regras das artes marciais;
V - Ensinar técnicas de defesa pessoal e desenvolver a autoconfiança e a determinação dos alunos.
VI - Conscientizar os educandos que a prática das artes marciais deve conter o lúdico como estratégia de alcançar o conhecimento da história, musicalidade, movimentos, conteúdos que envolvam, História, Filosofia, Artes, Física e Biologia;
VII - Efetuar movimentos, discriminando as diferentes velocidades e trajetórias no deslocamento do corpo, onde o aluno aprenda o significado científico que que seja: força, massa, tempo, velocidade, aceleração, potência, frequência e ritmo;
VIII - Utilizar por meio dos movimentos noções de força, flexibilidade, equilíbrio e espaço temporal no desenvolvimento dos encontros;
IX - Aplicar princípios educativos, tasi como disciplina, autocontrole dos movimentos, com finalidade do controle corporal cinestésico e noção espacial, sem o contato físico;
X - Desenvolver dinâmicas com a origem (história) das arte marciais e seus respectivos processos de evolução;
XI - Utilizar a musicalidade de forma lúdico-educativa em busca de desenvolvimento do ritmo e coordenação motora fina, da concentração através da meditação.
XII - Desenvolver a afetividade e a sociabilização dos educandos em resgate dos valores humanos;
XIII - Aplicar atividades lúdicas e jogos cooperativos como estratégia de compreensão da capoeira como um “jogo com o próximo – não contra o próximo”, recordando os movimentos, a história e a musicalidade de maneira prazerosa e estimulante;
XIV - Apresentar as artes marciais, como não
violentas, e sim como, uma atividade esportiva, um esporte, como proposta de atividade física.
XV - Possibilitar a aprendizagem de técnicas de primeiros socorros e de massagens que estão presente em todas essas artes marciais.
XV - Possibilitar a aprendizagem de técnicas de primeiros socorros e de massagens que estão presente em todas essas artes marciais.
Público Alvo:
O Escola de Artes Marciais da 5º URE - A Arte Marcial Auxiliando o Desenvolvimento Escolar e Psicossocial do Aluno está previsto para ocorrer durante todo o ano letivo e principalmente no contra-turno, período oposto ao que o aluno está frequentando.
O Escola de Artes Marciais da 5º URE - A Arte Marcial Auxiliando o Desenvolvimento Escolar e Psicossocial do Aluno está previsto para ocorrer durante todo o ano letivo e principalmente no contra-turno, período oposto ao que o aluno está frequentando.
A
população de preferência são os alunos das escolas estaduais, acima de 12 anos, mas também a escola estará aberta ao público em geral, e principalmente à comunidade do bairro do Livramento.
Alunos e pessoas interessadas em aplicar atividades lúdicas e jogos cooperativos como estratégia de
compreensão do mundo em que vivem, como um “jogo" de interação com o próximo – não contra o
próximo”, recordando os movimentos, a história e a filosofia de
maneira prazerosa e estimulante.
A ARTE MARCIAL AUXILIANDO O DESENVOLVIMENTO ESCOLAR: APRENDIZADO PARA A ESCOLA E PARA AVIDA!
O que se observa na sociedade, é que grande parte das crianças e adolescente em idade escolar, se encontram desestimulados para estudar, com muita falta de concentração e até mesmo dificuldade no campo psicomotor, e o lado afetivo bastante descontrolado.
Em um mundo globalizado, grande parte desses jovens, esquece de realizar atividades coletivas (de contato físico), e acabam se auto isolando na frente de seus computadores ou jogos eletrônicos, esquecendo os valores sociais conquistados nas relações com os outros que nos cercam e que são de suma importância para todo ser humano.Porém, desconhece-se o fato das artes marciais, se aplicadas de forma lúdica, facilitam o aprendizado escolar.
Espera-se, com os resultados obtidos, mudar a visão de que a prática de uma "luta", é somente para tornar um indivíduo mais forte e ágil, com capacidade de se defender e atacar, usufruindo técnicas de combate.E principalmente com esse artigo, pretende-se criar condições para o desenvolvimento humano global que interfira nos demais aspectos da vida escolar.
Nos antigos templos, os monges desenvolveram técnicas de luta sem armas, objetivando saúde e autodefesa, onde "através de exercícios penosos pretendiam o fortalecimento do corpo para dar morada a paz de espírito e a verdade religiosa" (Sasaki, 1989). As artes marciais foram ensinadas em segredos de mestre para discípulo por séculos, por isso há uma grande falta de literatura apropriada que descrevam com exatidão a sua história.
Denomina-se "arte marcial" (de Marte, nome romano do Deus grego Ares, o Deus da guerra, dos agricultores e dos pastores, filhos de Zeus e Hera, e amante de Afrodite).
Como observamos podemos destacar que de acordo com a arqueologia e seus registros históricos, a mãe ou o pai das artes marciais, é o Kung Fu da dinastia Xia, fundada pelo imperador Yu (2205 á 2197 a.c).
A arte marcial, não tem mestre, e sim um jangadeiro que atravessa o seu discípulo de uma margem do rio para a outra, e depois o deixa seguir por terra, sozinho, (Bruce Lee, 1964).
O imperador desta dinastia, visando aumentar o seu exército, passou a abrir as portas do templo para o seu povo, passando a ensiná-los a técnica das ates marciais, e conseqüentemente, havia a necessidade de ensinar o povo a ler e escrever, pois muitos dos ensinamentos marciais, estavam em escrituras antigas.
As fabricações das armas se estenderam por todos os vilarejos, e cada arma fabricada, tinha que ter além da marca do imperados (dinastia), um dizer, (está ai o porque de ensinar o povo a ler e a escrever).E então os chamados povos de dentro dos templos e os povos de fora dos templos, passaram a se socializar em nome do imperador, tendo como principal linguagem à arte marcial.
Hoje em dia em tempos de "paz", a arte marcial continua a educar e a socializar crianças, jovens e adultos em todo o mundo, com o seu poder de encantamento, devido aos seus movimentos. As artes marciais transmitem aos seus praticantes, uma autoconfiança, uma paz interior, e aproxima pessoas, restringindo as barreiras sociais e econômicas.
As artes marciais exigem de seus praticantes muita disciplina, e com isso é indicada para pessoas que possuem uma conduta mal educada, é indicada para pessoas tímidas, devido ao seu poder de integração, é indicada para pessoas com falta de concentração, devido a sua necessidade de agilidade, e é indicada para pessoas agressivas, devido a sua canalização de energia física e mental, em fim é indicada para qual quer tipo de pessoa, gênero ou idade, contribuindo positivamente não somente para o físico, mais também para a mente e o espírito.
Os profissionais de Educação Física, que utilizam a arte marcial em escolas sejam elas públicas ou particulares, deparam-se com uma possível opção de socialização, educação, e integração do desenvolvimento do indivíduo, oferecendo aos seus alunos (as) uma possibilidade excelente desenvolvimento nos planos psicomotor, afetivo e cognitivo.
Os professores de Educação Física devem utilizar o bloco de conteúdos proposto nos PCN's - Educação Física, no que se refere à prática das lutas, compreendendo-o e aplicando em seus alunos (as), de uma maneira lúdica, cultural e educativa.
Existem muitas definições sobre o que seriam as lutas, sendo a definição proposta nos PCN's - Educação Física: As lutas são disputas em que os oponentes subjugados, com técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ataque e defesa. Caracterizando-se por uma regulamentação específica, a fim de punir atitudes de violência e deslealdade.Pode ser citado com exemplos de luta: as brincadeiras de cabo de guerra e braço de ferro, até as práticas mais complexas da capoeira, do judô e do caratê.(Brasil, 1998).
DESENVOLVENDO VALORES HUMANOS DE UMA FORMA LÚDICA ATRAVÉS DAS ARTES MARCIAIS
Segundo Bustamante (2004), as manifestações lúdicas são caracterizadas por momentos de prazer, alegria e diversão propiciada pelas festas, pelos jogos, pelas brincadeiras e pelas danças, e também por inúmeras e inesperadas possibilidades de expressão cultural.
Beresford (2000), citando Johanes Hessen conceitua, "que valor é tudo aquilo que for apropriado a satisfazer determinadas necessidades humanas" (p.65).
Destaca-se nessa oportunidade, realizar uma pesquisa com seus alunos (as), a respeito de qual estilo (tipo) de arte marcial (luta) que eles conhecem, praticam ou gostam, achando ai um canal de introdução da proposta.
A capoeira, por exemplo, por ser bastante difundida em todo país, é muito bem aceita pelas crianças, jovens e adultos, por se tratar de luta e dança, é excelente para a integração de gênero.
Utilizado a capoeira como exemplo, destaca-se que na constituição de uma "roda", (formação composta pelos seus praticantes), existem hierarquias naturais e não impostas, as quais seus praticantes passam a ter respeitos mútuos com seus superiores e pares, desenvolvendo valores humanos como, por exemplo: respeito, amizade, companheirismo, lealdade, honestidade e amor ao próximo.
Mestre Mão Branca (1994), na roda de capoeira, não existem preconceitos e nem vaidades pessoas, é nela que os opostos se encontram, o rico e o pobre, o negro e o branco, o doutor e o analfabeto, e o homem vale pela sua arte.
Sendo assim através das canções, do uso de instrumentos, da integração de gênero e acima de tudo com o despertar dos valores humanos em seus praticantes, as artes marciais, (ex: capoeira), é uma opção de ferramenta que pode ser bem eficaz para o bom rendimento escolar do seu aluno (a), não somente na disciplina de Educação Física, como também nas demais disciplinas ministradas pela instituição, de uma maneira lúdica e cultural, pois segundo Marcelino (1999), o lúdico como um componente da cultura.
BUSTAMANTE, G. O. Por uma vivência escolar lúdica. In SCHWARTZ, G. M. (org). Dinâmica lúdica: novos olhares. Barueri, São Paulo: Manole, 2004.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, MEC/SEF, 1998.
LEE B. O Tao do Jet Kune Do. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2003.
MARCELINO, N. C. Lúdico e lazer. In:___(org). Lúdico, educação e educação física. Ljuí: Unijuí, 1999.
O que se observa na sociedade, é que grande parte das crianças e adolescente em idade escolar, se encontram desestimulados para estudar, com muita falta de concentração e até mesmo dificuldade no campo psicomotor, e o lado afetivo bastante descontrolado.
Em um mundo globalizado, grande parte desses jovens, esquece de realizar atividades coletivas (de contato físico), e acabam se auto isolando na frente de seus computadores ou jogos eletrônicos, esquecendo os valores sociais conquistados nas relações com os outros que nos cercam e que são de suma importância para todo ser humano.Porém, desconhece-se o fato das artes marciais, se aplicadas de forma lúdica, facilitam o aprendizado escolar.
Espera-se, com os resultados obtidos, mudar a visão de que a prática de uma "luta", é somente para tornar um indivíduo mais forte e ágil, com capacidade de se defender e atacar, usufruindo técnicas de combate.E principalmente com esse artigo, pretende-se criar condições para o desenvolvimento humano global que interfira nos demais aspectos da vida escolar.
A ORIGEM DAS ARTES MARCIAIS
Os primeiros indícios de artes marciais surgiram no oriente, muito antes da escrita.Acredita-se que as técnicas de defesa e ataque tiveram origem na observação dos animais na natureza, partindo da necessidade de sobrevivência e obtenção de alimentos.Nos antigos templos, os monges desenvolveram técnicas de luta sem armas, objetivando saúde e autodefesa, onde "através de exercícios penosos pretendiam o fortalecimento do corpo para dar morada a paz de espírito e a verdade religiosa" (Sasaki, 1989). As artes marciais foram ensinadas em segredos de mestre para discípulo por séculos, por isso há uma grande falta de literatura apropriada que descrevam com exatidão a sua história.
Denomina-se "arte marcial" (de Marte, nome romano do Deus grego Ares, o Deus da guerra, dos agricultores e dos pastores, filhos de Zeus e Hera, e amante de Afrodite).
Como observamos podemos destacar que de acordo com a arqueologia e seus registros históricos, a mãe ou o pai das artes marciais, é o Kung Fu da dinastia Xia, fundada pelo imperador Yu (2205 á 2197 a.c).
A arte marcial, não tem mestre, e sim um jangadeiro que atravessa o seu discípulo de uma margem do rio para a outra, e depois o deixa seguir por terra, sozinho, (Bruce Lee, 1964).
EDUCAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO ATRAVÉS DA ARTE MARCIAL
A utilização das técnicas da ate marcial, desde sua origem, vem educando e socializando povos e dinastias. A, pois a dinastia Xia, deu-se origem a dinastia Shang (1751 á 1111 a.c), aonde passaram a dominar fundição de cobre e posteriormente de bronze, aumentando o poderio bélico; lanças, machados e "pequenas facas eram as armas mais preferidas".O imperador desta dinastia, visando aumentar o seu exército, passou a abrir as portas do templo para o seu povo, passando a ensiná-los a técnica das ates marciais, e conseqüentemente, havia a necessidade de ensinar o povo a ler e escrever, pois muitos dos ensinamentos marciais, estavam em escrituras antigas.
As fabricações das armas se estenderam por todos os vilarejos, e cada arma fabricada, tinha que ter além da marca do imperados (dinastia), um dizer, (está ai o porque de ensinar o povo a ler e a escrever).E então os chamados povos de dentro dos templos e os povos de fora dos templos, passaram a se socializar em nome do imperador, tendo como principal linguagem à arte marcial.
Hoje em dia em tempos de "paz", a arte marcial continua a educar e a socializar crianças, jovens e adultos em todo o mundo, com o seu poder de encantamento, devido aos seus movimentos. As artes marciais transmitem aos seus praticantes, uma autoconfiança, uma paz interior, e aproxima pessoas, restringindo as barreiras sociais e econômicas.
As artes marciais exigem de seus praticantes muita disciplina, e com isso é indicada para pessoas que possuem uma conduta mal educada, é indicada para pessoas tímidas, devido ao seu poder de integração, é indicada para pessoas com falta de concentração, devido a sua necessidade de agilidade, e é indicada para pessoas agressivas, devido a sua canalização de energia física e mental, em fim é indicada para qual quer tipo de pessoa, gênero ou idade, contribuindo positivamente não somente para o físico, mais também para a mente e o espírito.
Os profissionais de Educação Física, que utilizam a arte marcial em escolas sejam elas públicas ou particulares, deparam-se com uma possível opção de socialização, educação, e integração do desenvolvimento do indivíduo, oferecendo aos seus alunos (as) uma possibilidade excelente desenvolvimento nos planos psicomotor, afetivo e cognitivo.
Os professores de Educação Física devem utilizar o bloco de conteúdos proposto nos PCN's - Educação Física, no que se refere à prática das lutas, compreendendo-o e aplicando em seus alunos (as), de uma maneira lúdica, cultural e educativa.
Existem muitas definições sobre o que seriam as lutas, sendo a definição proposta nos PCN's - Educação Física: As lutas são disputas em que os oponentes subjugados, com técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ataque e defesa. Caracterizando-se por uma regulamentação específica, a fim de punir atitudes de violência e deslealdade.Pode ser citado com exemplos de luta: as brincadeiras de cabo de guerra e braço de ferro, até as práticas mais complexas da capoeira, do judô e do caratê.(Brasil, 1998).
DESENVOLVENDO VALORES HUMANOS DE UMA FORMA LÚDICA ATRAVÉS DAS ARTES MARCIAIS
Segundo Bustamante (2004), as manifestações lúdicas são caracterizadas por momentos de prazer, alegria e diversão propiciada pelas festas, pelos jogos, pelas brincadeiras e pelas danças, e também por inúmeras e inesperadas possibilidades de expressão cultural.
Beresford (2000), citando Johanes Hessen conceitua, "que valor é tudo aquilo que for apropriado a satisfazer determinadas necessidades humanas" (p.65).
Destaca-se nessa oportunidade, realizar uma pesquisa com seus alunos (as), a respeito de qual estilo (tipo) de arte marcial (luta) que eles conhecem, praticam ou gostam, achando ai um canal de introdução da proposta.
A capoeira, por exemplo, por ser bastante difundida em todo país, é muito bem aceita pelas crianças, jovens e adultos, por se tratar de luta e dança, é excelente para a integração de gênero.
Utilizado a capoeira como exemplo, destaca-se que na constituição de uma "roda", (formação composta pelos seus praticantes), existem hierarquias naturais e não impostas, as quais seus praticantes passam a ter respeitos mútuos com seus superiores e pares, desenvolvendo valores humanos como, por exemplo: respeito, amizade, companheirismo, lealdade, honestidade e amor ao próximo.
Mestre Mão Branca (1994), na roda de capoeira, não existem preconceitos e nem vaidades pessoas, é nela que os opostos se encontram, o rico e o pobre, o negro e o branco, o doutor e o analfabeto, e o homem vale pela sua arte.
Sendo assim através das canções, do uso de instrumentos, da integração de gênero e acima de tudo com o despertar dos valores humanos em seus praticantes, as artes marciais, (ex: capoeira), é uma opção de ferramenta que pode ser bem eficaz para o bom rendimento escolar do seu aluno (a), não somente na disciplina de Educação Física, como também nas demais disciplinas ministradas pela instituição, de uma maneira lúdica e cultural, pois segundo Marcelino (1999), o lúdico como um componente da cultura.
REFERÊNCIAS
BERESFORD, H. Valor: saiba o que é. Rio de Janeiro: Shape, 2000.BUSTAMANTE, G. O. Por uma vivência escolar lúdica. In SCHWARTZ, G. M. (org). Dinâmica lúdica: novos olhares. Barueri, São Paulo: Manole, 2004.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, MEC/SEF, 1998.
LEE B. O Tao do Jet Kune Do. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2003.
MARCELINO, N. C. Lúdico e lazer. In:___(org). Lúdico, educação e educação física. Ljuí: Unijuí, 1999.
Projeto Lutando pela Vida “MUAY THAI” - Professor
responsável: Francisco
http://www.webartigos.com/artigos/a-arte-marcial-auxiliando-o-desenvolvimento-escolar-aprendizado-para-a-escola-e-para-avida/6152/#ixzz4L7NEJ6K6
Projeto Capoeira na Escola
ARTES MARCIAIS NAS ESCOLAS - Taekwondo Pedagógico: http://www.bang.com.br/arq_enviados/artesmarciaisnasescolas.pdf
PROJETO BOM CIDADÃO - INVESTIR NO CIDADÃO DO FUTURO ATRAVÉS DO ESPORTE - KARATÊ: http://docplayer.com.br/7055390-Projeto-bom-cidadao-investir-no-cidadao-do-futuro-atraves-do-esporte-karate.html
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