Ensino médio e anos finais do fundamental ficam abaixo da meta do IDEB.
MEC divulgou resultado da avaliação que ocorre a cada dois anos. Índice considera resultado em prova de desempenho e rendimento escolar.
O ensino médio nas escolas do país está estagnado desde 2011 em patamares abaixo do previsto pelo Ministério da Educação (MEC), enquanto os anos finais do ensino fundamental também não alcançaram as metas, segundo avaliação nacional realizada pelo governo.
Nesta quinta-feira (8), o ministério apresentou o Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015. O levantamento aponta
que o ensino médio segue estagnado na média das escolas do país com
índice 3,7 e não atingiu a meta de 4,3. O patamar se mantém desde a
avaliação realizada em 2011.
Do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, chamado de ensino
fundamental 1, o Brasil alcançou Ideb de 5,5 e bateu a meta que era 5,2.
Entretanto, no ensino fundamental 2, que compreende do sexto ao nono
ano, o Brasil mais uma vez não cumpriu a meta nacional que era de 4,7,
ficando com Ideb de 4,5 (veja gráficos abaixo).
Literalmente um resultado INFANTIL!
Crítica e possível medida provisória
"O quadro geral não é algo que possamos celebrar", afirmou o ministro da Educação, Mendonça Filho. O ministro disse que o governo vai pedir urgência na apreciação do projeto de lei que prevê a mudança do currículo no ensino médio brasileiro.
"O quadro geral não é algo que possamos celebrar", afirmou o ministro da Educação, Mendonça Filho. O ministro disse que o governo vai pedir urgência na apreciação do projeto de lei que prevê a mudança do currículo no ensino médio brasileiro.
Caso o governo entenda que o projeto de lei não será votado ainda
neste ano, o ministro informou que vai sugerir que o Planalto edite uma
Medida Provisória garantindo a mudança da grade curricular.
"Vamos levar ao presidente que, se por ventura a apreciação não se dê
ainda neste ano, que se edite uma medida provisória porque urge a
reforma do ensino médio. Não se pode ficar passivo aguardando o próximo
ano."
O ministro disse que um conselho reunindo todas as secretarias de educação pelo país deve definir a composição curricular no ensino médio. O objetivo da reformulação é trazer "flexibilização e enxugamento curricular".
O ministro disse que um conselho reunindo todas as secretarias de educação pelo país deve definir a composição curricular no ensino médio. O objetivo da reformulação é trazer "flexibilização e enxugamento curricular".
"Não vamos fazer de conta que essa tragédia não existe", disse Mendonça Filho.
Questionado sobre uma possível redução da meta do Ideb para o ensino
médio, o ministro da Educação "alfinetou" a ex-presidente Dilma
Rousseff. "Nem vamos mudar nem vamos dobrar a meta", ironizou.
A frase, que ficou famosa, foi dita por Dilma durante um discurso no Palácio do Planalto em julho. Na ocasião, Dilma falava sobre as perspectivas do programa Pronatec para jovens aprendizes. "Não vamos colocar uma meta. Vamos deixar em aberto. Quando a gente atingir uma meta, a gente dobra a meta", disse a presidente na ocasião.
A frase, que ficou famosa, foi dita por Dilma durante um discurso no Palácio do Planalto em julho. Na ocasião, Dilma falava sobre as perspectivas do programa Pronatec para jovens aprendizes. "Não vamos colocar uma meta. Vamos deixar em aberto. Quando a gente atingir uma meta, a gente dobra a meta", disse a presidente na ocasião.
Resultados das Escolas Estaduais do Pará e de Santarém.
RESULTADO DO PARÁ
Fundamental Séries Inciais
Nenhum comentário:
Postar um comentário