quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Ilhas de História - Marshall Sahlins


Ilhas de história é uma reunião de ensaios de Marshall Sahlins sobre sociedades insulares: Havaí, Fiji e Nova Zelândia. Com erudição e ironia, suas reflexões são uma crítica à história e à antropologia ocidentais, cujo pensamento acadêmico cria falsas dicotomias entre passado e presente, estrutura e história, indivíduo e sociedade.
"O ineditismo da obra de Sahlins se concentra na verificação da riqueza cultural dessas sociedades e na compreensão da transformação criativa elaborada por esses povos, supostamente passivos em sua recepção." Lilia Schwarcz, Estado de S. Paulo
"Sua mensagem central é absolutamente válida: a antropologia está comprometida com a história porque 'cultura é precisamente a organização da situação atual em termos do passado'."J.D.Y. Peel, no Times Higher Education Supplement
"Um trabalho notável, realmente belo." Haunani-Kay Trask, American Ethnologist




Vídeo inicial. Marshall Sahlins: La estructura en coyuntura: - Antropología Social - Educatina.
In: https://www.youtube.com/watch?v=wGZULHrVYsE

Obra completa. Slide - Ilhas de História – Marshall Sahlins. In: http://doczz.com.br/doc/382/ilhas-de-hist%C3%B3ria-%E2%80%93-marshall-sahlins
Apresentação do autor com audio. In: https://slideplayer.com.br/slide/9184717/


Introdução


p. 07- "A história é ordenada culturalmente de diferentes modos nas diversas sociedades, de acordo com os esquemas de significação das coisas. O contrário também é verdadeiro: esquemas culturais são ordenados historicamente porque, em maior ou menor grau, os significados são reavaliados quando realizados na prática. (...) as pessoas organizam seus projetos e dão sentido aos objetos partindo das compreensões preexistentes da ordem cultural. Nesses termos, a cultura é historicamente reproduzida na ação."

Texto Base 1 -  Fichamento Marshall Sahlins - Ilhas de História. In: https://www.passeidireto.com/arquivo/1918136/fichamento-marshall-sahlins---ilhas-de-historia

Em sua introdução, Marshall Sahlins trata da relação entre antropologia e história, e das relações culturais – estrutura, ação, evento – e suas inter-relações. Na relação entre antropologia e história, uma ideia que o autor defende incansável e profundamente é o sentido de que cada cultura tem sua historicidade, e que cada momento histórico acontece em um contexto cultural completamente distinto e único.
Começa falando sobre estrutura, que ele define como “as relações simbólicas de ordem cultural”. Diz que as estruturas são objetos históricos, e que a forma cultural é a junção da estrutura com a ação. Nesse ponto, defende que existam chances de haver duas ocorrências: a relação criando a ação, e a ação criando a relação. Diz que em sociedades cujas relações são construídas através de escolhas não há menos estrutura do que as sociedades cujas relações são predeterminadas e imutáveis.
Adiante, Sahlins define o evento: “é a relação entre um acontecimento e a estrutura (ou estruturas)”. Diz que só quando um evento é situado num esquema cultural é que ele adquire significância histórica. Diz que não devemos tomar os eventos como proporção um de outro, já que cada um tem sua importância e valor únicos dentro da cultura e na história.
Sobre história, o autor usa frases que definem seu pensamento sobre a disciplina e suas variantes: “a história é construída da mesma maneira geral tanto no interior de uma sociedade quanto entre sociedades”, “culturas diferentes, historicidades diferentes”, “os próprios acontecimentos históricos têm assinaturas culturais distintas”, “a antropologia tem algo a contribuir para a disciplina histórica. E o inverso é igualmente válido.”. Se vê, então, que a visão da história, feita pelo antropólogo, situa a história dentro do contexto de culturas, e, mesmo dizendo que ela se constrói de uma maneira geral, é única e acontece em momentos e contextos culturais igualmente únicos.



p.179- "Parece-me haver algo a mais nessa tempestade num copo de água do pacífico sul do que apenas uma possivel teoria da história. Há também uma crítica básica às distinções ocidentais através das quais geralmente se pensa a cultura, como as supostas oposições entre história e estrutura ou entre estabilidade e mudança. Utilizamos constantemente, em nosso folclore nativo assim como em nossas ciências sociais acadêmicas, essas dicotomias reificadas na divisão do objeto antropológico. Não será necessário lembrar-lhes que a antítese entre história e estrutura está sacramentada na antrologia desde Redcliffe-Brown e o apogeu do funcionalismo, e foi confirmada mais recentemente pelo estruturalismo inspirado por Saussure. Porém, aquilo que sugere este breve exemplo havaiano é que não há base alguma em termos de fenômeno- e, ainda, alguma vantagem heurística- em considerar a história e a estrutura como alternativas mutuamente exclusivas. A história havaiana está, toda ela, baseada na estrutura, na ordenação sistemática de circunstâncias contingentes, ao mesmo tempo que a estrutura havaiana provou ser histórica."

p.180- "O que, então, acontece com a oposição corolária entre estabilidade e mudança? O pensamento ocidental pressupõe, mais uma vez, que estas sejam antitéticas: contrários lógicos e ontológicos. Efeitos culturais sáo identificados enquanto contínuos com o passado, ou descontínuos, como se existissem tipos alternativos, de realidade fenomenal, em distribuição complementar em qualquer espaço cultural. Essa distinção atravessa em profundidade uma série inteira de categorias elementares organizadoras do saber comum: o estático vs. o dinâmico, ser vs. devir, estado vs. ação, condição vs. processo e- por que não incluir?- substantivo em oposição a verbo. A partir desse ponto, resta apenas um pequeno passo lógico até confundir história com mudança, como se a persistência da estrutura atrvés do tempo não fosse histórica. Porém, mais uma vez, a hstória havaiana certamente nao é única em demonstar que a cultura funciona como uma síntese de estabilidade e mudança, de passado e presente, de dacronia e sincronia. Toda mudança prática também é uma reprodução cultural.  Por exemplo, a chefia havaian, enquanto incorpora identidades e meios materiais estrangeiros, reproduz o status cósmico de chefe como um ser celestial vindo de kahiki."

p.181- "Toda reprodução da cultura é uma alteração, tanto que, na ação, as categorias através das quais o mundo atual é orquestrado assimilam algum novo conteudo epírico. Minha argumentação é que esse diálogo simbólico da história- diálogo entre as categorias recebidas e os contextos percebidos, entre o sentido cultural e a referência prática- coloca em questão uma série inteira de oposições calcificadas, pelas quais habitualmente compreendemos ambas a história e a ordem cultural. Não quero dizer apenas estabilidade e mudança ou estrutura e história, mas o passado enquanto radicalmente diferente do presente... O problema enfim recai na relação de conceitos culturais e experiência humana, ou o problema de referência simbólica: de como conceitos culturais são utilizados de forma ativa para engajar o mundo. Afinal, aquilo que está em questão é a existência de estrutras na história e enquanto história."

p.185-  (...) a cultura é, por sua própria natureza, um objeto histórico.

p.190- "(...) o caso havaiano já nos mostrou, mesmo com toda a sua hstoricização dos mundos, que não há base alguma nem razão para a oposição excludente entre etabilidade e mudança. Todo uso efetivo das ideias culturais é em parte reprodução das mesmas, mas qualquer uma dessas referências também é, em parte, uma diferença. De qualquer jeito, nós já sabiamos disso. As coisas devem preservar alguma identidade através da mudança ou o mundo seria um hosício. Saussure articulou o princípio: " aquilo que predomina em toda mudança é a persistência da substância antiga: a desconsideração que se tem pelo passado é apenas relativa. É por esta razão que o princípio da mudança se baseia no princípio da continuidade" ( 1959:74). Mas, em uma certa antropologia e notoriamente no estudo da história, isolamos algumas alterações e as chamamos de "eventos", em oposição a "estrutura". (...) o significado de qualquer forma cultural específica consiste em seus usos particulares na comunidade como um todo."

p.191- "(...) um evento não é somente um acontecimento no mundo, é a relação entre um acontecimento e um dado sistema simbólico. E apesar de um evento enquanto acontecimento ter propriedades "objetivas" próprias e razões procedentes de outros mundos, não são essas propriedades, enquanto tais, que lhe dão efeito, mas a sua significância, de forma que é projetada a partir de algum esquema cultural. (...) os eventos não podem ser entendidos separados dos seus valores correspondentes: é a significância que transforma um simples acontecimento em uma conjuntura fatal."

p.192- "Os erros antropológicos ( ou históricos) gêmeos, o materialismo e o idealismo, consistem claramente em tentativas de ligar uma significância prenhe de sentido a uma relação mecânica ou "fisicalista" de causa e efeito. Para o materialismo, a significância é efeito direto das propriedades objetivas do acontecimento. Ignorando, portanto, o valor relativo do sentido dado pela sociedade ao acontecimento. Enquanto que, para o idealismo, o acontecimento é simplesmente o efeito de sua significância, ignorando assim, sua carga de "realidade": as forças que tem efeitos reais, mesmo que sempre em termos de algum esquema cultural."

O mesmo é válido para a teoria e a prática, se as tomarmos como alternativas de natureza de fenômeno: essa distinção objetivada entre conceitos culturais e atividades práticas é falsa na prática e absurda na teoria. Toda práxis é teórica. Tem sempre início nos conceitos dos atores e nos objetos de sua existência, nas segmentações culturais e nos valores de um sistema a priori. Portanto, não ha materialismo algum que não seja histórico. Marx já o dissera, mas um certo marxismo contemporâneo e de modismo, confuso pela oposição entre teoria e prática, nega esses fatos. Considerem a afirmação feita por Hindes e Hirst:

Os eventos históricos não existem [em] e não podem ter efetividade material alguma no presente. As condições de existência das relações sociais atuais existem necessariamente são reproduzidas constantemente no presente. Não foi ao "presente" que o passado se dignou a nos das acesso, mas sim à "situação atual"... Toda teoria marxista, por mais abstrata que seja, existe para tornar possível a análise da situação atual. Uma análise histórica da "situação atual" é impossível. ( Hindes e Hirst, 1975:312).
No entanto, a cultura é justamente a organização da situação atual em termos do passado.


Texto base 2: Resenha de "Ilhas de História" de Marshall Sahlins. In: http://sociologiaeantropologia.blogspot.com/2012/04/normal-0-21-false-false-false_17.html

No capítulo cinco do livro, História e Cultura, o autor retoma a história do encontro do Capitão Cook com o povo havaiano e todas as relações envolvidas nesse contato.
Sahlins pretende resgatar, para a análise cultural, acontecimento, ação, transformação; e inversamente, resgatar para a história, a análise estrutural. Para ele, a palavra estrutura remete a categorias culturais concebidas como uma rede conceitual: um sistema de diferenças e um conjunto de categorias.
Com a chegada dos barcos ingleses a ilha, instalou-se um intercâmbio satisfatório entre os moradores locais e a tripulação do capitão Cook. É importante ressaltar que nessas trocas, os objetivos eram bem distintos. Como na realidade local o princípio mais importante era a hierarquia existente; é exatamente através dessas trocas que as mulheres buscavam uma mobilidade social dentro daquela estrutura. Fato que se concretizava quando elas mantinham relações sexuais com os tripulantes ingleses que, de acordo com a tradição havaiana, eram de natureza divina. Nesse momento, podemos fazer um link com o texto de Lynn Hunt, pois segundo o autor, no momento em que o capitão Cook chega à ilha ele é classificado como uma forma histórica dentro da realidade mítica local. Representando Lono, o deus da fertilidade, o capitão Cook ocupa um lugar na estrutura existente, a isto o autor chama de signo de posição. Cook já era uma tradição para os havaianos antes mesmo de se tornar um fato.
Já no exemplo das relações sexuais entre os tripulantes e as mulheres locais, ocorre um signo em ação: categorias e valores mobilizados de acordo com a situação. Nesse exemplo ocorre uma mudança na estrutura da sociedade. As mulheres que ocupavam categorias subalternas dentro da estrutura local passam a reivindicar seu status de geradoras de filhos de Deuses. Os signos transformam o significado original.
Na continuação da história, um incidente meteorológico fez com que o barco do capitão Cook se afastasse da ilha durante uma manobra e ao retornar para as proximidades da ilha, o tratamento recebido se transformou completamente. A receptividade encontrada anteriormente fora substituída pela violência e autoridade do chefe maior da tribo, fato que culminou na morte do capitão Cook. Esse incidente resume bem a relação existente entre estrutura e evento. Segundo Hunt, a transformação de uma cultura também é um modo de reprodução dessa cultura. As relações desenvolvidas entre os moradores da ilha e os tripulantes europeus iniciaram uma oposição entre os chefes locais e o povo, o que não estava previsto nas relações tradicionais. Ocorre uma transformação na estrutura local. A estrutura dominante inicial que os chefes distinguiam-se do povo assim como os europeus eram diferentes dos havaianos foi abolida. O contato histórico com os europeus submeteu a relação entre os chefes e o povo a tensões inexistentes e a nova formação de classes passou a desconsiderar os elos de parentesco.
Para Sahlins estrutura e evento estão inseparavelmente ligados, e na medida em que acontecimentos são signos, a história pode ser organizada por estruturas de significado. Como a história transforma essa ordem e de que modo a própria história é ordenada no processo é uma micro investigação densamente argumentada pelos temas de reprodução e transformação dados por Sahlins.
Segundo Sahlins, os elementos dinâmicos em ação estão presentes em todos os aspectos da experiência humana. Dessa maneira, “Ilhas de História” oferece novas oportunidades de suavizar o materialismo através de perspectivas culturalistas e de fortalecer a abordagem simbólica através da atenção às dificuldades da vida.
A transformação na qual o livro de Sahlins se concentra deriva das perturbações de classe e inovações que Sahlins chama de relações históricas que ao mesmo tempo reproduzem as categorias culturais tradicionais e atribuem-lhes novos valores a partir do contexto usual. Toda transformação estrutural implica reprodução estrutural.




Vídeos

Marshall Sahlins e Hip Hop, Big Mac e Angu do Gomes. In: https://www.youtube.com/watch?v=_S7eb4xzn94&t=110s


Marshall Sahlins y los tipos de reciprocidad - Antropología Social - Educatina. In: https://www.youtube.com/watch?v=Pan160lYlyE

Marshall Sahlins y la sociedad opulenta primitiva - Antropología Social - Educatina. In: https://www.youtube.com/watch?v=LHLRLZZQL5g

 


Antropologia e a História Diálogos. In: https://www.youtube.com/watch?v=TNfOaF9be5A

História: História e Antropologia - Lilia Schwarcz - PGM 15 In: https://www.youtube.com/watch?v=r1HVy9XHxw0

Marshall Sahlins na UNICAMP 2007 - parte 1

Marshall Sahlins: Anthropology


Terra Plana - Captain James Cook (1728 - 1779). In: https://www.youtube.com/watch?v=KN3zFVxegDU


Os Viajantes: Capitão Cook. In: https://www.youtube.com/watch?v=ITccfPSqsNI&t=35s

 

James Cook Grandes Navegadores. In: https://www.youtube.com/watch?v=4YAZNEvSXNY


Havaí - Traços Culturais. In: https://www.youtube.com/watch?v=5Fw5ibat05Y


Cultura no Havaí: música, dança e luau! In: https://www.youtube.com/watch?v=SpngLW0lNxY&t=14s


Hawaii - Cultura e Curiosidades. In: https://www.youtube.com/watch?v=_-FXRbJhUq0


O Mundo Segundo Os Brasileiros - Havaí EUA HD Completo. In: https://www.youtube.com/watch?v=B7oYcH5VpIk



Kelly Slater - O rei do Surf, rei do Havaí. Quem é Kelly?! Kelly é deus! 

In: https://www.youtube.com/watch?v=0_cg5MDMKIM


Robert Kelly Slater, 11 vezes campeão mundial de surf! In: https://pt.wikipedia.org/wiki/Kelly_Slater
Slater é undecacampeão mundial de surf, e competiu nos X-Games de 2003 e 2004. Em maio de 2005, na final do Billabong Tahiti Pro em Teahupoo, Slater tornou-se o primeiro surfista a ter duas notas máximas no sistema de pontuação de duas ondas da ASP (a conquista correspondente ao sistema anterior de três ondas pertence a Shane Beschen em 1996). Slater acompanhou a evolução e as mudanças do esporte durante duas décadas, inspirando surfistas de duas gerações, sendo considerado por muitos como o maior surfista de todos os tempos.

Kelly Slater - Entrevista Esporte Espetacular. In: https://www.youtube.com/watch?v=gF-ubjTbs8Q
Parte 1


Parte 2


Moana: um mar de aventuras. In: https://www.youtube.com/watch?v=oY1CDuiMJZQ


Referências


SAHLINS, Marshall. Introdução. In: _____. Ilhas de História. Rio de Janeiro:  Zahar Editores, 2004. 

Estrutura e História
SAHLINS, Marshall. (1997) [1985]. “Introdução” e “Suplemento à viagem de Cook; ou le calcul sauvage”. Em: Ilhas de História. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar. pp. 7-51.
SAHLINS, Marshall. (1997) [1985]. “Estrutura e história”. Em: Ilhas de História. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar. pp. 172-194.
10ª aula 8/11 1ª prova

Nenhum comentário:

Postar um comentário