terça-feira, 27 de novembro de 2018

Introdução á Administração - Maximiano - Capítulo 1 - Resumo



Livro em PDF.


Este livro oferece a professores e estudantes uma visão abrangente do processo de administrar organizações. A análise das funções (planejamento, organização, execução, liderança e controle) enfatiza a aplicação prática, apoiando-se em uma base conceitual enxuta. O texto, auxiliado por ilustrações de alto impacto, foi planejado para facilitar a leitura e a aquisição rápida de ideias e técnicas.Esta edição compacta, que resume e ao mesmo tempo preserva as características do texto original, foi preparada para ser o texto de apoio a um curso com o mesmo título, ou similar, que enfatize o estudo do processo de administrar organizações e sistemas de recursos. Ela incorpora muitas inovações, ditadas pela evolução da prática administrativa e pelas sugestões dos professores que adotam o livro.A obra está dividida em 19 capítulos, agrupados em cinco partes: Conceitos básicos; Planejamento; Organização; Liderança e gestão de pessoas; e Integração de conceitos. Cada capítulo apresenta um estudo de caso, que retrata situações reais, enfrentadas por organizações e administradores no Brasil e em outros países.O livro procura atender especificamente aos cursos que focalizam o estudo do processo administrativo e o desenvolvimento de competências gerenciais nos estudantes.Livro-texto para as disciplinas Introdução à Administração, Teoria Geral da Administração, Teoria das Organizações, Processo Administrativo e Fundamentos da Administração, dos cursos de Administração, Contabilidade, Economia, Engenharia e outros cursos técnicos de nível superior. Leitura para cursos que enfatizem o estudo das organizações, do processo administrativo e do papel gerencial.

Resenha do livro Introdução a Administração. Introdução à Administração 3 a. Edição Revista e Ampliada. Antônio Cesar Amaru Maximiano. Por Eryk de Lima Rayol In: http://docente.ifrn.edu.br/paulogomes/disciplinas/conteudos-1-bimestre/introducao-a-administracao-antonio-cesar-amaru-maximiniano-5-edicao/view

Administração é uma atividade de natureza complexa que envolve a conjugação dos esforços das pessoas, dentro das organizações, para que se atinjam os objetivos estabelecidos para as mesmas, ao mesmo tempo em que se satisfazem as necessidades humanas.
Pode-se, de forma objetiva e sintetizada, definir Administração como uma ciência social, que reúne teorias e técnicas para a gestão de recursos humanos, naturais, financeiros e informacionais. Tem por objetivo gerar riquezas e promover o desenvolvimento econômico e de bem-estar da sociedade.
É importante que o gestor entenda e pondere sobre essas tendências, para que uma organização se mantenha competitiva e alinhada ao pensamento dos consumidores em geral, ampliando as oportunidades e garantindo, assim, sua manutenção e seu crescimento.
Da expansão da empresa, há as categorias de crescimento interno e externo, como, também, puro, vertical, horizontal, agrupamento, concêntrico e de terceirização. Por fim, aborda-se o papel social das organizações, que além de buscar lucratividade, precisam fazer balanço social por questão de responsabilidade. Depois, menciona-se o futuro da administração, em relação às características das organizações futuras sobre seu tamanho, ambiente cultural, automação e tecnologia avançada, cooperação, mudança organizacional de piramidal para retangular e descentralização. A adaptação administrativa passará por percepção objetiva, responsabilidade pessoal e responsabilidade grupal com filosofia comportamental de realização organizacional. O livro é bem didático e abrangente, digno de ser leitura obrigatória acadêmica na área da administração.
Didaticamente os estudiosos dividem linearmente as Teorias da Administração, no entanto no dia a dia, fundem-se conforme as necessidades das organizações. Os princípios fundamentais das Teorias de Taylor, Fayol, Mayo e Weber, da escola Cientifica e Clássica foram e serão sempre os pilares da evolução e do desenvolvimento da ciência da Administração e que têm motivado e impulsionado os estudos, pesquisas, trabalhos e obras dos seus seguidores até os nossos dias.
As teorias da administração espelham o momento histórico em que são produzidas.  No início do século XX, as teorias administrativas refletiam as necessidades das grandes empresas que estavam surgindo. Naquele momento, a ênfase da administração estava na produção eficiente de bens [...] A tônica era sempre fazer mais, de maneira eficiente. No final do mesmo século, as teorias são influenciadas por circunstâncias diferentes. Os mercados não crescem da mesma forma e há muitos concorrentes. Os recursos e os consumidores são escassos. A ênfase da Administração deslocou-se para a competitividade. (MAXIMIANO, 2000, p.53)
Sem o estudo minucioso das Teorias Administrativas não poderíamos hoje ter uma noção e visão sistêmica ou holística das organizações. A Administração de uma forma geral tem sua importância em qualquer nível organizacional e para o bom relacionamento e interação do indivíduo com seu meio. Não há dúvidas que balancear as teorias e princípios administrativos no cotidiano das empresas só vem a amparar a organização nos seus objetivos. Porém não basta usar corretamente todas as teorias administrativas no trabalho, se sua administração do tempo, dinheiro, relações pessoais estão em desordem.
A importância da Administração está no equilíbrio e no bom senso de todas as relações, sejam profissionais ou mesmo pessoais.

Capítulo 1 - Organizações e Administração

Explicar:
- Organizações e seus elementos;
- Processo de administrar organizações e suas funções;
- Papel dos administradores ou gerentes e competências importantes para seu desempenho.

INTRODUÇÃO


A sociedade humana é feita de organizações que fornecem os meios para o atendimento de necessidades das pessoas. Este fato nos mostra o quão é importante o entender o que são as organizações, como elas funcionam e quais seus objetivos. Organizações são grupos sociais deliberadamente orientados para a realização de objetivos que, de forma geral, se traduzem no fornecimento de produtos e serviços.
-  As organizações fornecem os meios de subsistência: salários, abonos, lucros dsitribuídos etc;
- Para o bom desempenho da organizações para com clientes e usuários elas precisam ser bem administradas;
- É a administração que faz a organização.

1. Organizações
Os objetivos e recursos são as palavras-chave na definição de administração e também de uma organização. Uma empresa é um sistema de recursos que busca realizar algum tipo de objetivo. Além de objetivos e recursos, a empresa tem dois componentes importantes: o processo de transformação e o processo de divisão dos trabalhos. Transformação é o processo de fornecimento de produtos e a divisão do trabalho são as tarefas a serem desenvolvidas, todas precedidas de recursos.




1.1 Objetivos
Os objetivos das organizações são de diversos tipos. Há objetivos estratégicos ou de longo prazo chamados de missão, negócio ou proposição de valor que definem a área de atuação da organização. Há objetivos de natureza transitória com a participação desejada no mercado no ano ou o lançamento de uma campanha promocional.




1.2 Recursos
As pessoas são os principais recursos das organizações.

1.3 Processos de transformação
Por meio de processos, a organização transforma recursos para produzir os resultados. Os processos agregam valor aos recursos, por meio da transformação.



1.4 Divisão do Trabalho
A divisão do trabalho é o processo que nos permite superar as limitações individuais por meio da especialização.

2 Tipos de Organizações
Elas podem ser classificadas de muitas maneiras: por tamanho, por natureza jurídica, por área de atuação e por outros critérios. Segundo o setor da economia em que atuam: governo, empresa e organizações do terceiro setor.


2.1 Governo
O governo compreende as organizações dos serviços públicos que administram o estado e prestam serviços ao cidadão.

2.2 Empresas
Uma organização é uma empresa de negócios que possui como objetivo vender produtos e serviços para se obter lucro.

2.3 Terceiro Setor
O terceiro setor compreendem as organizações de utilidade pública, que têm origem na sociedade e não no governo, algumas delas chamadas de organizações governamentais, ou ONGs, não têm finalidade lucrativa.


3 Funções Organizacionais

As funções organizacionais são tarefas especializadas executadas por pessoas e grupos para o atingimento de objetivos da empresa. As mais importantes tarefas comuns a qualquer tipo organização incluem a de produção, de marketing, de pesquisa e desenvolvimento, de finanças e de recursos humanos.


3.1 Produção (ou operações) 
O objetivo básico da função de produção é transformar os insumos para fornecer produto ou serviço da organização aos cliente usuários ou público-alvo.








Os sistemas de produção em massa são estáveis e padronizados, para que os produtos não apresentem variações. Na customização de massa os clientes podem escolher modificações nos produtos. Ex. Computadores montados.






3.2 Marketing
A função do Marketing é estabelecer e manter  a ligação entre a organização e seus clientes, consumidores, usuários e público-alvo.


3.3 Pesquisa e Desenvolvimento
O objetivo básico da pesquisa e desenvolvimento, P&D é transformas as informações de marketing, as ideias originais e os avanços da ciência em produtos e serviços, além de reduzir custos com novas tecnologias e melhoramentos nos processos produtivos.


3.4 Finanças
 A função financeira cuida do dinheiro da organização, proteger a utilização eficaz dos recursos financeiros para maximizar o retorno dos acionistas e manter o grau de liquidez.



3.5 Recursos Humanos
A função do Recursos Humanos, ou de gestão de pessoal, tem como objetivos, atrair e manter as pessoas de que uma organização necessita.

4 Eficiência e Eficácia (Método/produtividade e Objetivos/resultados)
Eficiência - Quanto maior a produtividade ou economia recursos, maior eficiência.
Eficácia - Quanto maior concretização dos objetivos, maior eficácia.







5 Administração e Outra Palavras

5.1 Processo Dinâmico


5.2 Arte


5.3 Corpo de Conhecimentos


6 Somos Todos Gerentes

6.1 Você como administrador de si mesmo

6.2 Administração nas profissões técnicas
6.3 Administração nas organizações

7.1 Papeis Interpessoais


7.2 Papeis de processamento de informações


7.1 Papeis de decisão


7.1 Papeis gerenciais


8 Competências Gerenciais



8.1 Competências Intelectuais

8.2 Competências Interpessoais

8.3 Competência Técnica

8.4 Competência Interpessoal

8.5 Importância relativa das competências

9 Maestro Cirurgião

Vídeo Aulas

Introdução à TGA - Cap. 1 - Entendendo a Administração

Referências

Introdução a Administração.



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