terça-feira, 27 de novembro de 2018

O Perfil Psicológico de Steve Jobs


Steve Jobs - Steve Wozniak sobre a personalidade de Steve Jobs

In:  https://www.youtube.com/watch?v=EoKpNEaSlbM

 

Definição dada na revista Exame/Galileu: Genial, disléxico, perfeccionista, obsessivo e inflexível. Jobs tinha uma personalidade difícil e exigia dedicação máxima de seus subordinados. São Paulo – Na mensagem enviada aos funcionários, no dia da morte de Steve Jobs, o CEO da Apple, Tim Cook, disse ser um afortunado por ter trabalhado com o criador da empresa. As blusas pretas de colarinho alto simbolizavam o homem que foi, para muitos, o maior inventor das últimas décadas – um gênio dos negócios que, depois de póstumo, recebeu comparações a grandes nomes da história, como Henry Ford e, com certo exagero, até Thomas Edison. A rejeição dos empregados foi total. Insistente, Jobs decidiu então adotar um uniforme só para si e encomendou, com o mesmo Miyake, uma peça que fosse confortável e servisse como sua assinatura pessoal – sim, a gola rulê. Encomendou centenas, “para a vida toda”.
Steve Jobs era Luterano, foi batizado na infância na Holy Trinity Lutheran Church CA , e frequentou o catecismo de sua igreja, no final de sua vida era simpatizante do Budismo, mas apesar disso continuava se inspirando em suas crenças cristãs. O colunista da About.com, Scott P. Richert, observa que Jobs foi batizado como cristão e confirmado no Sínodo da Igreja Luterana-Missouri em seu artigo de 6 de outubro, A visão cristã de Steve Jobs .
"O discurso de Steve Jobs em Stanford não é lido como um manifesto budista. Há algo sobre isso que, se não intencionalmente cristão, é pelo menos consonante com o melhor do ensino cristão. Eu gosto de pensar que, quando Jobs estava compondo isso, as lições de seu catecismo luterano continuavam borbulhando em sua mente ", escreveu Richert.
Jobs praticou o Zen Budismo, cujo princípio central é o conceito denominado Kanso ou simplicidade.
Como todo bom gênio suas notas na escola não foram muito boas. Jobs revela no livro que ele não queria ir à escola e que a única escola que ele tentou entrar foi a Reed, uma escola particular cara em Portland (EUA). Depois que ele foi aceito, seus pais tentaram conversar com ele para que ele frequentasse as aulas, mas ele disse a eles que não iria à escola se ele não deixassem que ele entrasse lá. Jobs acabou estudando lá por alguns meses, mas saiu e nunca mais voltou para esta escola.
Muito reservado, contestador e excêntrico, Jobs falava em suas entrevistas apenas de ideias e mercado. 
Usuário de maconha e LSD na juventude. Em relação ao LSD e outros aspectos da contracultura em 1960 também foi bem documentada. No livro, Jobs disse que LSD “reforçou meu senso do que era importante – criar ótimas coisas em vez de ganhar dinheiro, colocar as coisas de volta no fluxo da história e da consciência humana, tanto quanto eu pudesse”.
Dezenas de pessoas que conviveram com o co-fundador da Apple dão seus depoimentos, revelando defeitos e facetas controversas: perfeccionista em excesso, explosivo, zen, egoísta, aficionado por situações adversas, cheio de dons artísticos. Tantos traços que, muitas vezes, o fundador da Apple assume como seus. Jobs adotou o nome da empresa Apple enquanto estava em uma dieta composta apenas de frutas, verduras e legumes e que, quando era adolescente, ficava encarando as pessoas sem piscar.
Dr. Michael Pishvaian, um especialista em câncer pancreático do centro de câncer da Universidade de Georgetown, disse que as pessoas geralmente negam a doença após receber o diagnóstico de câncer e algumas delas levam um longo período para aceitar o tratamento recomendado. "Nós já tivemos muitos pacientes que tiveram problemas pelo atraso no tratamento. Nove meses é, certamente, um período significativo de atraso", disse à AP.
A revista Fortune publicou, em 2008, que Jobs tentou a medicina alternativa, porque ele suspeitava da medicina tradicional. O livro afirma que Jobs deixou o cristianismo quando tinha 13 anos quando viu uma criança faminta na capa da revista Life. Ele perguntou ao pastor no domingo se Deus sabia o que poderia acontecer com aquela criança. Ele nunca mais voltou à igreja depois, apesar de ter estudado o Budismo depois.
Jobs se tornou CEO da Apple, mas nunca foi um CEO típico. O primeiro presidente da Apple, Mike Scott, foi contratado para gerenciar Jobs, que tinha 22 anos. Um de seus primeiros projetos, segundo o livro, foi fazer com que Jobs tomasse banhos com mais frequência. Ele não funcionou.


Texto Base: Wikipedia - Steve Jobs. In: https://pt.wikipedia.org/wiki/Steve_Jobs

A Vida de Steve Jobs

In: https://www.youtube.com/watch?v=CRP7hQC3aA4

Nascimento

Steven Paul Jobs nasceu em São Francisco, filho de Joanne Schieble Jandali Simpson, nascida em Wisconsin, e de Abdulfattah Jandali, membro de uma proeminente família síria proprietária de poços de petróleo, empresas e propriedades agrícolas. O casal se conheceu em meados dos anos 50 na Universidade de Wisconsin. Os pais de Joanne, alemães católicos, eram contra o relacionamento[13]. Em 1954, o casal viajou escondido para a Síria. Jandali apresentou sua família a Joanne, que ficou hospedada na casa do namorado, mas a família dele não aceitou Joanne, que era americana, e eles queriam que o filho seguisse a tradição e se casasse com uma muçulmana. Ao voltarem para Wisconsin, Joanne se desesperou ao descobrir a gravidez. Comunicou o fato a Jandali, que ficara muito assustado, mas decidido a assumir o bebê, porém foram proibidos de se casarem: As duas famílias eram contra a união. Quando descobriram o bebê, a família de Joanne e a de Jandali, por ser contra o aborto, queriam que entregassem o bebê para a adoção, ou os dois perderiam a herança da família.[13]. Sem alternativas e nem como se sustentar até arrumar um emprego, Jandali voltou para a Síria, abandonou os estudos e começou a trabalhar, prometendo juntar dinheiro para tentar ter como criar o filho. Joanne viajou para São Francisco sozinha, a mando dos pais, onde ficou num abrigo, sob proteção de um médico que cuidava de mães solteiras, fazia partos e cuidava de adoções sigilosas. Os meses se passaram e Jandali não mandava notícias. Por mais que quisesse ficar com o bebê, não poderia criá-lo sem um lar e sem um pai presente. Após dar a luz em um parto sofrido, Joanne não quis entregar o bebê, e resistiu muito até ser convencida pelo médico que era o melhor a fazer. Mesmo depressiva, pensava no futuro do bebê, e exigiu que seu filho fosse adotado por um casal com pós-graduação universitária, pois queria um futuro brilhante para ele. Inicialmente, o bebê seria adotado por um advogado e sua esposa que acabaram desistindo da adoção após o parto, pois queriam uma menina[14].
Após a recusa do primeiro casal, Joanne criou uma vaga esperança de ficar com o bebê, e ainda aguardava notícias de Jandali, mas as semanas se passaram e um novo casal procurou o abrigo. Sem ter como esperar, já que o seus pais foram buscá-la a força, o bebê foi deixado sob guarda de Paul Reinhold Jobs, mecânico e ex-membro da guarda costeira e Clara Hagopian Jobs, filha de imigrantes armênios. Inicialmente Joanne recusou-se a deixar o abrigo com seus pais, e a assinar os papéis da adoção, pois além de amar o filho, o casal não tinha completado o segundo grau e Joanne temia um futuro miserável ao filho. O impasse só terminou após Paul assinar um compromisso de criar um fundo para enviar o menino a faculdade e assim, a jovem foi embora com os pais, triste e infeliz, esperançosa de reencontrar Jandali. Após meses, Jandali procurou Joanne, mas a família dela impediu a aproximação. Joanne sai do país e vai estudar para um internato. Os anos se passam, e após estarem com suas carreiras consolidadas e independentes, se reencontram, e após um tempo de brigas e acusações, não resistem a antiga paixão, e mesmo sem aprovação das famílias, mesmo perdendo a herança, se casam no civil e na igreja. Os dois têm uma menina, Mona Simpson, e passam a investigar o destino do filho dado para adoção.

Juventude

Em 1955, o casal Jobs adota um menino recém nascido, a quem batizam de Steven Paul Jobs [15] em um loteamento em Mountain View ao sul de Palo Alto[15]. Em seu novo lar, Paul Jobs mergulha no passatempo de reformar e vender carros usados. As primeiras lições sobre design foram aprendidas durante o tempo que Steve passava na garagem com seu pai, que tentava, infrutiferamente, ensinar sobre os princípios da arte da mecânica automóvel. Dois anos depois, o casal adota uma menina recém-nascida, a quem batizam de Patty Jobs. Clara Jobs havia sido casada com um capitão do exército, que faleceu durante a guerra. Antes, porém, teve uma gravidez ectópica (fora do útero), sofrendo um aborto espontâneo e não podendo mais engravidar. Encontrou em Paul um marido carinhoso e compreensivo, que abdicou de ter filhos biológicos e junto da esposa, compartilhou seu sonho de adoção.[15].
A atmosfera tecnológica adquirida por Palo Alto a partir dos anos 60 inspirou o jovem Steve a se aprofundar no campo da eletrônica, descoberta durante as horas passadas na garagem de casa.[16]. Durante o nono ano do ensino fundamental, Jobs começa a visitar a garagem do engenheiro Larry Lang, que o introduz no Clube do Explorador da Hewlett-Packard, um grupo de estudantes que reuniam-se semanalmente no refeitório da empresa[17]. Em pouco tempo, Jobs consegue um emprego na empresa[18] e começa a se aprofundar em atividades culturais como literatura e música. Na eletrônica, passaram a frequentar as aulas dadas por John McCollum, durante o último ano do ensino médio. Nesse curso conhece Stephen "Steve" Wozniak, cujo irmão mais novo era colega de Jobs na equipe de natação[19]. A amizade entre os dois Steves mostrou-se frutífera desde o início. Ambos eram apaixonados por eletrônica e por "pregar peças"[20].
Um dos marcos do espírito "brincalhão" da dupla foi a criação de uma versão de um dispositivo que permitia a realização de chamadas de longa distância de graça, a partir da emissão de um som com frequência de 2600 hertz chamada de "Caixa Azul" ou Blue Box. O som com essa frequência servia como "chave de encaminhamento de chamada da rede telefónica". A dupla de amigos começou a vender o equipamento a 150 dólares. A ideia para a construção do equipamento surgiu de uma reportagem da revista Esquire intitulada “Segredos da pequena Caixa Azul”. “No meio dessa longa reportagem, tive de ligar para meu melhor amigo, Steve Jobs, e ler partes dela para ele”, lembrou Wozniak[21]. A reportagem revelava que outros tons serviam como sinais de frequência única dentro da banda para encaminhar chamadas e que podiam ser encontrados numa edição da revista "Bell System Technical Journal". Numa tarde de domingo em setembro de 1971, Jobs e Wozniak invadiram a biblioteca do SLAC (Stanford Linear Accelerator Center) para obter a publicação[21]. Inicialmente a Caixa Azul era usada apenas para diversão. É folclórica a história em que Wozniak, fingindo ser Henry Kissinger ligou para o Vaticano para tentar falar com o Papa João Paulo II. A brincadeira tornou-se negócio após Jobs perceber o potencial do equipamento. O preço de custo para cada unidade era de 40 dólares e o equipamento seria vendido a 150 dólares. Adotando apelidos como Berkeley Blue (Wozniak) e Oaf Tobark (Jobs) a dupla começou a vender os equipamentos. Nas demonstrações, ligavam para o hotel Ritz em Londres, ou para um serviço de piadas na Austrália. Os negócios com a Caixa Azul terminaram quando a dupla foi roubada por um cliente armado numa pizzaria. O empreendimento seria considerado por Jobs e Wozniak como um marco que permitiu a criação da Apple, pouco tempo depois. “Se não fosse pelas Caixas Azuis, não teria existido uma Apple. Tenho certeza absoluta disso. Woz e eu aprendemos a trabalhar juntos, e ganhamos a confiança de que podíamos resolver problemas técnicos e pôr efetivamente algo em produção.”, afirmou Jobs[22].

"Aprendi sobre letras com serifas e sem serifas, sobre variar a quantidade de espaço entre diferentes combinações de letras, sobre o que torna uma tipografia excelente. Era lindo, histórico, artisticamente sutil de uma maneira que a ciência não pode captar, e achei fantástico. - Steve Jobs
No verão de 1972, aos 17 anos, Steve sai de casa, contra a vontade dos pais, para morar numa cabana com sua primeira namorada, Chrisann Brennan. Nesse mesmo período começa a beber, fumar, frequentar espaços budistas de meditação e a tomar LSD, uma droga.[24]. No final do mesmo ano ingressa na universidade Reed College em Portland, Oregon que frequentaria formalmente apenas por seis meses. "Desistir foi a melhor coisa que fiz. Pude me dedicar às coisas que eu realmente queria fazer." disse anos mais tarde. Jobs passa 18 meses frequentando o campus da Reed College[23], onde ganhou permissão para acompanhar as aulas como observador. Entre os cursos assistidos por Jobs estava um curso de caligrafia que anos mais tarde influenciaria na tipografia do Macintosh[23].
Em seu período acadêmico, Jobs começa a ler livros sobre espiritualidade e iluminação e se torna adepto de dietas compulsivas[25]. Jobs andava descalço pela universidade, não tomava banho e devolvia garrafas de refrigerante para receber alguns trocados. Aos domingos realizava caminhadas até o centro Hare Krishna para ganhar uma refeição quente[23]. Quando precisava de dinheiro, fazia pequenos reparos eletrónicos nos equipamentos do laboratório de Psicologia.
Em 1974 consegue um emprego na Atari. A empresa serviria de trampolim para que Jobs alcançasse a Europa e depois a Índia, onde faria uma jornada espiritual[13]. No início de 1975 Jobs estava de volta a Palo Alto e ao seu emprego na Atari, onde seria responsável, junto com Wozniak, de uma versão de Pong para um jogador. Jobs ofereceu metade dos honorários a Wozniak, que na época trabalhava na Hewlett-Packard, se o projeto fosse concluído em quatro dias e com o mínimo de chips possível. A história é famosa porque Jobs pagou apenas a parte respeitante a metade dos honorários e nenhum valor referente ao bônus pago pela economia de cinco chips. Wozniak só descobriria isto dez anos depois[26].
Em 1978 nasce sua filha com Chrisann - uma menina chamada Lisa -, porém ele não assume a criança. O caso vai parar nos tribunais, pois Chrisann exige que ele assuma o bebê. Ele pede exame de DNA, já que o casal vivia entre indas e vindas. Na época, não moravam mais juntos e, nos útimos anos, ele vivera de casa em casa - de amigos ou namoradas. Após o teste dar positivo, Jobs ainda levou anos para assumir, de fato, a menina como sua filha. Teve diversas mulheres, não mantendo um relacionamento sério com nenhuma delas até que, no fim dos anos 1980, apaixonou-se de verdade e, em 1991, casou-se com Laurene, com quem teve três filhos.

Saída da Apple

O sucesso inicial das vendas do Macintosh reafirmaram a personalidade difícil e as excentricidades de Jobs. Inicialmente John Sculley, presidente da Apple, o apoiou entregando-lhe as unidades unificadas do Mac e do Lisa. As exigências extravagantes quanto a design e estética, cobranças cruéis a funcionários e parceiros acabaram desgastando sua imagem no conselho de direção da Apple. As quedas nas vendas do Mac a partir do segundo semestre de 1984 e vendas nulas do Lisa acabaram levando Jobs e Sculley a desentendimentos.
Em 24 de maio de 1985, numa reunião entre Jobs, Sculley e o corpo executivo da Apple, todos apoiaram firmemente Sculley. Com a restruturação planejada por Sculley, Jobs não ficaria com o controle de nenhuma divisão e nenhum encargo operacional, mas poderia ficar na empresa com o título de presidente do conselho e no papel de visionário dos produtos. Jobs não aceitou. Ele agora estava fora da Apple.

Rivalidades

A rivalidade de Steve Jobs com Bill Gates, ex-presidente e principal acionista da Microsoft, já é elemento cultural do setor. Essa disputa pode ser verificada no filme produzido pelo canal de TV a cabo TNT, "Pirates of Silicon Valley" (Piratas do Vale do Silício, na versão em português), que aborda a biografia deles e das suas empresas, algumas vezes de forma exagerada. Podemos ver a disputa que existia entre eles e suas respectivas empresas muito antes de serem os ícones e "ídolos" que são hoje.
A relação de Steve Jobs com Bill Gates foi de certa forma balanceada em rivalidade e amizade, ambos firmaram acordos milionários como no caso em que pouco após Jobs retornar à Apple, acertou com a Microsoft para a criação de uma suíte do Microsoft Office para Mac. E quando a Apple após o lançamento do music player mais famoso do mundo, o iPod, disponibilizou seu avançado serviço de música, o iTunes, ao sistema operacional da Microsoft.

Como foi a VIDA de STEVE JOBS? - Você Sabia no Telecine

In:  https://www.youtube.com/watch?v=xEMGsDN5csA

Como foi a VIDA de STEVE JOBS? - Você Sabia no Telecine

In:  https://www.youtube.com/watch?v=xEMGsDN5csA

 


Referências:

GALILEU. Você tem que...mergulhar na personalidade complexa de Steve Jobs. In: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI275533-17935,00-VOCE+TEM+QUEMERGULHAR+NA+PERSONALIDADE+COMPLEXA+DE+STEVE+JOBS.html

Economia - iG @ https://economia.ig.com.br/empresas/biografia-de-jobs-expoe-sua-personalidade-excentrica/n1597305487216.html


Por Que Você Não Deve Admirar Steve Jobs? In: https://mentalidadeempreendedora.com.br/empreendedorismo-digital/por-que-voce-nao-deve-admirar-steve-jobs/

Filmes

Jobs Official Trailer #1 (2013) - Ashton Kutcher Movie HD

Steve Jobs - Official Trailer (HD)

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário